sexta-feira, 26 de julho de 2013

AS TRISTES CONSEQUÊNCIAS DE AFASTAR-SE DE DEUS (18)




“A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos” (Jeremias 2:19)
O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA APOSTASIA: “...teres   deixado o Senhor...”
         Caro leitor, na frase final Deus prova o desvio do povo de Israel pelo retrato falado do coração: “...e o não teres o temor de mim...”. Onde está o problema do homem? A resposta é simples e categórica: “No coração”. O mundo enganador procura mostrar que o problema é por fora; os falsos mestres curam superficialmente a infecção do coração, dando “aspirinas” ao povo. Mas, eis que o grande Senhor chega e mostra aos homens onde está a fonte de toda maldade e motivações pervertidas. O coração não regenerado é o maestro que rege o andar do homem pelos caminhos tortuosos. A nação de Israel inventava desculpas e maquinava meios que justificassem seus atos. A nação dizia: “...Não estou contaminada nem andei após Baal...”. Mas eis a resposta do Todo-Poderoso: “...Vê o teu caminho no vale, conhece o que fizeste; dromedária ligeira és, que anda torcendo os seus caminhos” (Jeremias 2:23). Que linguagem incrivelmente reveladora! Enquanto os homens tentam se encobrir com disfarces religiosos, o Senhor mostra o caminho deles pelos vales. As marcas das pisadas dos seus pés estão pelos lugares sujos deste vale mundano; estão por onde eles gostam, onde gastam seus dinheiros, onde buscam agradar a carne e os pensamentos.
         Caro leitor, se não houve novo nascimento, o coração desconhece o temor ao Senhor. Se Cristo não entrou para expulsar todo reino de maldade no íntimo, o homem continua sendo idólatra, acenando sempre para a “rainha do céu” (Jeremias 44:17), mandando mensagens de amor aos seus ídolos ocultos e gastando seus bens, emoções e mente com as vacuidades mundanas. Veja amigo, como Deus chama Israel em Jeremias 2:23: “...dromedária...”. Olhando a boca desse animal, parece um animal puro, porque está sempre ruminando (Levítico 11). Veja o apóstata! Examine a linguagem espiritual dele! Veja as palavras de amor que saem de sua boca! Veja como fala de Deus e usa versos bíblicos! Veja como ora bonito e como trabalha como um camelo para Deus!
         Mas, onde está o problema? Paremos de fitar emocionalmente a boca da dromedária, porquanto o problema está nas patas. O animal puro precisava ruminar e ter os cascos fendidos. Ah! No verso de Jeremias 2:23 Deus checa o problema imediatamente: “...Vê o teu caminho no vale...” As patas da dromedária eram as provas da sua imundície, porque os cascos não são fendidos, portanto não pertencem aos santos de Deus. Na boca falam de Deus, mas seus pés andam por caminhos mundanos e servem arduamente este sistema mundano.
         Caro leitor, pode bem ser que a verdade bíblica tem descoberto o percurso perigoso pelo qual você tem andado. Lembre-se que o segredo está oculto no coração; que é ali onde estão ocultas as motivações pervertidas, e que nem mesmo o homem consegue perceber. O caminho para longe do Senhor é lindo, religioso e pavimentado de lisonjas e direitos. O caminho que se distancia da misericórdia é enfeitado de justiça, onde mais satanás aparece disfarçado de anjo de luz. O caminho de volta ao Senhor é realmente humilhante, mas é melhor voltar-se humildemente ao Senhor, porquanto Senhor estende Sua graça aos humildes. É melhor agora considerar o antigo caminho, pelo qual andaram e andam os verdadeiros santos de Deus. Volte amigo, para o caminho de santidade, de pureza, do abnegado amor! Volte para a luz que emana da cruz e projeta-se pela rota certa até o lugar de glória eterna! Volte amigo, porque pisar o território mundano é associar-se com os inimigos do Senhor! Quanto mais longe, mais vaidoso, arrogante e cruel será o seu viver!

Nenhum comentário: