sexta-feira, 26 de julho de 2013

O CAMINHO DO VERDADEIRO CRENTE




Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” Hebreus12: 14.
        Lições preciosas o Espírito Santo revela para nós neste tão glorioso verso. A primeira a ser considerada é o que o Sumo-Professor não está dizendo no texto. Como somos inclinados a torcer a verdade, é bom que saibamos que o verso lido não está ensinando salvação via santificação pessoal. A Bíblia é um livro harmonioso e nada tem de confusão. A confusão sempre parte dos homens e não do Deus da bíblia. Somos ensinados em toda extensão da Palavra Inspirada que a salvação é pela Redenção que há no sangue do Cordeiro. O próprio livro de Hebreus dá esse enfoque: “...e, sem derramamento de sangue não há remissão” 9:22; “Assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados...” 9:28.
                Em seguida, importa que saibamos o que realmente quer dizer o texto em pauta. Claramente está mostrando o que pode esperar de alguém que foi salvo pela redenção que há no sangue do Cordeiro, ele há de seguir a santificação. Não esperemos tal atitude por parte de alguém que desconhece a atuação da Graça em seu viver. O ímpio não quer, não pode e nem mesmo cogita seguir a santificação. Ele está morto em seus pecados (Efésios 2:2). Os homens mundanos percorrem prazerosamente o caminho largo e não há nenhum interesse em mudar a não ser que a misericórdia de Deus o alcance para a salvação.
                Em terceiro lugar vemos que o verdadeiro crente é um seguidor da santificação. Ele foi salvo para servir o Deus Vivo (9:14). Ele foi vivificado pelo Espírito Santo e com prazer trilha os caminhos da santidade. Tem lutas, tem tentações, tem assaltos diabólicos contra sua vida, mas ele segue e persegue esse caminho.
                Em quarto lugar, não tem outro caminho por onde o crente pode e deve transitar. O caminho de santidade é a única via em direção ao céu. É o caminho iluminado com todas as instruções bíblicas; é o caminho que é contrário aos padrões da carne, do mundo e do diabo. O crente segue e sabe por onde está andando e que não está só. Seu Pastor é seu Guia até a morte. Mais do que isso, o crente segue o percurso pelo qual milhares de santos já passaram. Trilhamos as veredas por onde homens como Abraão, Moisés, Davi, Isaias, Paulo e outros milhares passaram vitoriosamente.
                Por fim, o crente segue o caminho da santificação porque tem em vista ver o Senhor.  “Senhor está no Seu Santuário” e caminhamos em direção à cidade Santa, ao Monte Sião, ao Paraíso Eterno. Cada passo deixa o santo de Deus mais perto de ver seu Senhor face a face e tudo, até mesmo os mais terríveis inimigos não passam de instrumentos que colaboram para que a cena da perfeição que virá venha a acontecer.
                               A cruz que me deu para eu levar
                               As dores que a mim vem assaltar
                               Não escondem meu Jesus
                               Pois eu ando em Sua luz
                               Vou vencendo para o céu

Nenhum comentário: