quarta-feira, 24 de julho de 2013

O SALVADOR PRESENTE (11)




Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” (Salmo 34:18).
OS CHAMADOS À SUA PRESENÇA: “...que têm o coração quebrantado...”.
         Caro leitor, o Senhor da glória está perto dos Seus santos, a congregação dos justos; o Senhor é a alegria dos salvos; é motivo de júbilo, regozijo e prazer. “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado...”. Essas almas foram recebidas pela graça e agora são tratadas como filhos amados. Que prazer o Senhor tem pelo Seu povo! Ah! Ele veio a este mundo a fim de compra-los e tê-los juntos Dele na glória e para que também sejam participantes dessa glória (João 17:24). O Senhor também não sente nem um pouco de vergonha deles. São pecadores, mas o Senhor veio a este mundo para conhecer por experiência própria essa humanidade arruinada no pecado, por essa razão o Senhor lhes chama de irmãos Dele (Hebreus 2:11).
         Digo mais, que esses corações quebrantados precisam desse Senhor perto, porque são ovelhas que Ele mesmo apascenta com carinho, proteção e cuidado. Suas ovelhas são preciosas para Ele, de tal maneira que todas elas estão poderosamente supervisionadas e o aprisco protetor é a onipotente mão do Filho e a onipotente mão do Pai (João 10:28,29). Também, o Nome do Senhor está neles e a santidade do Rei é vista neles. Sendo assim esse povo representa o próprio Senhor invisível neste mundo. Com suas bocas eles confessam Cristo como o Senhor e com suas bocas cantam louvores em pleno território inimigo. Alem disso essas almas quebrantadas levam consigo as marcas da misericórdia, porque foram alvos da misericórdia. Por essa razão eles espalham essa ternura e compaixão do Senhor num mundo arrasado pela impiedade e crueldade dos homens. Somente aqueles cujos corações foram transformados podem realmente orar por este mundo maligno; podem interceder e clamar pela doce visitação de bondade do Senhor. Por meio desses santos cidadãos do céu, o mundo pode conhecer o perdão, a bondade, a justiça, a retidão e o amor de Deus.
         Também é certo que o Senhor trata os quebrantados com tanto carinho. Seu povo é chamado por Ele de “pequeninos” (Mateus 18:10), porque o Pai confiou os eleitos sob os cuidados Daquele que é chamado “o primogênito entre muitos irmãos” (Romanos 8:29). Certamente o mundo não é o lugar apropriado para a morada dos crentes; aqui é o lugar da peregrinação, até que eles sejam levados para a habitação eterna. Os que pertencem ao Senhor estão no meio daqueles que pertencem ao príncipe deste mundo. Que discriminação santa! Nosso Senhor avisou aos Seus discípulos: “...por essa razão o mundo vos odeia” (João 15:19). Ó quanto os crentes precisam da presença do Senhor! Não fosse tal presença seriam massacrados e devorados pelos inimigos.
         Digo mais, que esse povo quebrantado de coração nunca perde a presença do Senhor, nem por um milésimo de segundo: “...nunca vos deixarei...” (Hebreus 13:4). Também é digo de forma reiterada: “Perto está o Senhor”; “não vos deixarei órfãos” (João 14:18). Sua presença é tanto interna como externa, porque por fora o Senhor “...acampa-se ao redor dos que O temem” e por dentro “...maior é Aquele que está em vós do que aquele que está no mundo” (1João 4:4). Às vezes por fora a estrutura de barro é abalada pelos sofrimentos e provações, mas o que importa é a Rocha inabalável debaixo dos pés daqueles que creem. Por dentro fica marcada no coração a radiante presença de glória Daquele que dia a dia carrega nossos fardos. Por dentro a esperança brilha mais e mais, mesmo que por fora este véu mundano está sendo rasgado pelas desventuras e pelos cortes da foice da morte.
         Caro leitor, o que significa “Perto está o Senhor...” para você? É claro que essa esplêndida verdade não tem qualquer significado, caso seu coração está mobilizado pelo orgulho; caso o mundo é seu lugar de glória e suas esperanças estão firmadas aqui mesmo. Neste caso o Senhor não está perto, porque Ele só está presente para corações quebrantados.

Nenhum comentário: