sexta-feira, 26 de julho de 2013

A VIDA CRISTÃ TRIUNFANTE (40)




 “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmo 23:4)
A CONFIANÇA NO MEIO DOS PERIGOS “... Não temerei mal nenhum porque tu estás comigo...” (primeira)
                Caro leitor, o tema de nossos estudos no Salmo 23 é: “A vida cristã triunfante”. Vemos no verso 4,  Deus apresentando o mundo como realmente é, um lugar de miséria, caos e desespero, mas eis que no meio da  escuridão onde  a sombra da morte projeta-se nesse “vale”, aparece então a poderosa obra da graça de Deus na vida do salvo. Somente o salvo pode dizer neste mundo: “Não temerei mal nenhum.” Isso é verdadeiramente ser triunfante? Sim! Glória ao Senhor!
                Não é triunfo dizer que recebeu uma bênção como, mais prosperidade financeira, ou alívio de alguma enfermidade. Isso não significa atuação de Deus. Boa parte do povo de Israel no deserto exigiu que Deus lhes concedesse favores materiais, e Deus “concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar-lhes a alma” (Salmo 106:15). Até parecia que demonstravam grande fé, quando pediram que Deus colocasse uma “mesa no deserto”, a fim de que pudessem lembrar-se dos prazeres que tinham no Egito. O verdadeiro triunfo está no fato que, todo verdadeiro crente, pode mostrar confiança no meio dos perigos infernais por estar atravessando este reino de trevas.
                Um indicativo do triunfo do crente é saber da presença certa do seu Deus. Quanto à presença do Senhor, “nada lhe faltará”. Eis aí a grande conquista da genuína fé, pois todo crente sabe que o Grande Emanuel, “Deus conosco”, realmente está presente. A alegria não está em Deus tirar os problemas, mas no fato da Sua poderosa presença. “De maneira alguma te deixarei, nunca, jamais te abandonarei” (Hebreus 13:5). Diante desse fato o crente sente-se como a criança, que não tem medo ao atravessar uma perigosa avenida, porquanto está segura nos braços do papai. Essa confiança fez com que muitos homens santos enfrentassem grandes perigos, como no caso dos três amigos de Daniel, posicionados seguros e tranqüilos perante a face cruel de Nabucodonosor.
Caro leitor, se você é salvo, pode estar certo que é matriculado nessa escola da graça. Procuremos firmar na certeza que, não somente seremos colocados em prova, como também Deus nos dará graça, para que passemos pelos difíceis testes. A compreensão desse fato, conforme a Palavra de Deus ensina pode lhe trazer paz e gozo, e também pode lhe deixar preparado para enfrentar os dias difíceis, quando as nuvens do mal trouxerem escuridão em sua vida, até parecendo que o “Sol da Justiça” nunca mais brilhará. Você, bem como eu, precisará entender que o mundo é o que é, e que as aflições deste mundo não alteram jamais o amor de Deus, que lhe aceitou em Seu Filho Amado: “Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:32)
(continua)                

Nenhum comentário: