sexta-feira, 26 de julho de 2013

AS DUAS PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM (29)




Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas  (Jeremias 2:13).
         Prezado leitor prossigo em mostrar que a raça caída trocou a fonte de glória pela miséria. Já pude mostrar como isso aconteceu fisicamente. Também a raça não pode vislumbrar a glória de Deus vista na criação. Seus olhos tapados e seus corações endurecidos impedem que vislumbrem as maravilhas do Criador na criação. Toda obra de Deus deveria ser motivação louvores, cânticos e admiração, tributos de adoração ao todo poderoso, mas os homens no pecado querem furtar a glória Deus, querem transferir para eles a glória e louvor que pertencem tão somente a Deus. Eis aí a essência do pecado – não dar a Deus a glória que é exclusiva Dele. O poder e a divindade estão em cada obra criada, desde a mais simples até a mais poderosa, tudo celebra a majestade e sublimidade desse Criador perfeito e maravilhoso.
         O efeito do pecado é profundo nos corações de todos, desde o simples indígena ignorado na longínqua tribo, até ao mais inteligente cientista. Há uma unanimidade no orgulho e na disposição de recusar dar a Deus a glória que Lhe pertence. Estão aptos para criar seus ídolos em seus corações, venerá-los e admirá-los; a seus deuses vão atribuir toda honra e louvores. Seus ídolos demonstram a loucura e a insensatez do pecado; seus ídolos relatam a horror daquilo que está em seus corações e as cerimônias ocultas que realizam. Estão lançados fora do reino de Deus, não podem vê-lo (João 3:3). O reino deles é o reino mundano completamente enfeitado de mentiras e de glórias mundanas e satânicas. No reino de Deus os santos, pela fé obediente dão louvores ao Senhor, e mesmo naquilo que não podem entender, eles estão certos que o Senhor é Soberano, perfeito e glorioso naquilo que fez, por isso é digno de ações de graças (Salmo 105:1).
         Atirados como estão longe da glória de Deus, o poder tirano e enganador do pecador arrancou dos homens o poder da compreensão. Mesmo que toda verdade chegue perante eles com prova clara e conclusiva, eles não conseguem vislumbrar a glória de Deus. Tudo é visto por eles à luz de uma compreensão natural e não espiritual, e tudo é tomado como se fosse deles, como obra que a natureza entregou aos homens. Então, estão aptos para admirar e louvar, admirar e temer a criatura e não o Criador (Romanos 1:25). Envolvidos nessa festa da natureza eles não percebem o perigo que envolve o culto oferecido à criatura e não ao Criador, porque toda natureza foi feita por Deus e para Deus (Colossenses 1:16) e obedece às ordenanças do Criador. Separados da glória de Deus, homens e mulheres sob o engano do pecado não percebem que são intrusos na criação; que não são desejáveis neste mundo e que a presença deles conspurca a pureza e santidade daquilo que veio das mãos do Santo criador.
         Digo mais que uma vez que trocaram a fonte de glória, certamente estão separados da glória da santidade de Deus. No pecado eles não conseguem entender o caráter santo de Deus visto na lei. Ó como o Senhor revelou essas maravilhosas verdade! Ó como a bendita lei proclama em alto e bom som que Deus é Santo, Santo e Santo! Cada página da lei aberta anuncia essa poderosa verdade, que Deus é imutável em Sua santidade e pureza. Tal verdade foi revelada a fim de que homens e mulheres pudessem temer e tremer diante Dele; para que homens pudessem curvar e clamar Sua misericórdia ao compreender que são miseráveis e merecedores do castigo. É perante a perfeita lei que Deus revela Seu ódio contra todo e qualquer tipo de iniquidade e que as consequências são eternamente desastrosas. Viver no pecado é resistência a Deus; é desafiar o Alto e Sublime trono; é declarar que está querendo roubar de Deus aquilo que é Dele.
         Não tem alternativa para o pecador a não a humilhação. A resistente soberba do coração atrai a resistência de Deus e quem pode intrometer-se contra Ele? Caro leitor, curve-se perante o cetro da graça! Aproveite essa rica oportunidade para buscar o socorro e livramento do Senhor! Lembre-se da história da cruz e como foi lá que o Filho de Deus se tornou o perfeito substituto do perdido pecador, a fim dar-lhe completa e perfeita salvação.
        

Nenhum comentário: