quinta-feira, 25 de julho de 2013

AS TRISTES CONSEQUÊNCIAS DE AFASTAR-SE DE DEUS (17)




“A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos” (Jeremias 2:19)
O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA APOSTASIA: “...teres   deixado o Senhor...”
         Caro leitor, o próprio texto mostra a loucura de um coração desviado do Senhor: “...teres deixado o Senhor...”. As palavras revelam o quanto o coração humano é tomado de insensatez. Vemos como Deus exibe isso em Sua linguagem metafórica usada pelos profetas, na tentativa de trazer Israel ao bom senso. Veja as Palavras de Deus por meio de Oséias a respeito da decisão do povo em abandonar o Senhor. Em seus atos a nação estava dizendo: “...Irei após os meus amantes, que me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu linho, o meu óleo e as minhas bebidas” (Oséias 2:5).
         Caro leitor, eis aí o que significa apostasia na prática. Desviar-se do Senhor para correr em busca do pecado é como um ato de uma adúltera. Quão enganoso é o pecado! Quão maligno, ingrato, profano e cruel é o coração humano! Ele está completamente entenebrecido; fascinado pela vaidade; entorpecido pelas paixões; cegado pelo orgulho e escorrega em direção ao abismo de terror eterno. Por que afastar-se daquele que já exibiu Seu amor, bondade, ternura e compaixão? Tem alguém que possa ser comparado ao Senhor? Afastar-se Dele é deixar a fonte de toda bênção e ser atraído para as tigelas cheias de sucos venenosas; para as mesas cheias comidas impuras colocadas pelo diabo; para as riquezas que não passam de ilusão, porque quando chegam, logo criam asas, voam e desaparecem. Afastar-se do Senhor é tomar uma vereda extremamente perigosa, porque é o caminho certo para prisões e grilhões inescapáveis. O caminho que desce rumo às ruínas que atordoam os corpos e lancetam as almas são caminhos cativantes, apaixonantes e cheios daquilo que os homens pensam que é direito deles.
         Caro amigo afastar-se do Senhor é trocar o Criador pela criatura. Seu coração iludido está fascinado pela idolatria, porque deu as costas ao Senhor da glória. O fascínio da vida deve ser a glória de Deus, porquanto é Ele que está acima de todas as coisas e “...tudo foi criado por ele e para ele” (Colossenses 1:16). Mas, o coração desviado procura vanglória e abandona a glória; ao deixar a fonte de amor direciona-se em busca do ódio; deixa a verdadeira fonte de riquezas indo atrás da miséria; sai da gloriosa liberdade sem saber que sua jornada terminará no vale da sombra da morte. Digo mais, que a alma desviada caminha na cegueira, buscando herança aqui. Que miséria! Longe do Senhor o mundo inteiro não passa de lixo. A alma não tem qualquer satisfação fora do Senhor e sua aflição aumenta à medida que a carne vive esganada em suas paixões.
         Qual é a prova desse afastamento? Onde está a raiz de todo problema? “...e o não teres o temor de mim...” . A nação de Israel estava sempre retrucando, queixando e perguntando: “O que fizemos?”. A alma afastada do Senhor continuamente tenta mostrar que ama a Deus; que é religiosa e que faz muito mais para Deus do que qualquer outro. Vive a tecer suas vestes religiosas e apresentar perante todos seus aparatos de piedade. Mas eis que o Senhor afirma que todo problema está num coração desviado e isso é visto na ausência de temor: “...o não teres o temor de mim...”. Um coração que pulsa de temor, de respeito e de obediência ao Senhor, jamais se afasta Dele. Ora, não há maior bem-aventurança do que o temor do Senhor, justamente porque é prova clara de que a alma foi visitada por Sua misericórdia:  “...E lhes darei um só coração, e um só caminho, para que me temam para sempre...(Jeremias 32:39). Caro amigo, pense bem nisso, porque a alma desviada do caminho que leva ao céu não tem a bênção celestial; não tem a liderança amorosa do Senhor. Portanto, o apelo prossegue para que se arrependa e volte para o Senhor!

Nenhum comentário: