quarta-feira, 24 de julho de 2013

A VIDA CRISTÃ TRIUNFANTE (38)




 “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmo 23:4)
PERIGOS DE UM MUNDO DOMINADO PELO MAL “... Pelo vale da sombra da morte...” (primeira)
                Amados irmãos, temos agora uma descrição dada pelo Espírito Santo a respeito do que é este mundo: “Vale da sombra da morte.” Peregrinamos perto desse vale e o Senhor Jesus desceu até esse lugar de trevas e nos libertou da mão do inimigo (Colossenses 1:13). Precisamos conhecer essa linguagem figurada do Velho Testamento, a fim de que tiremos preciosas lições práticas para nossas vidas.
                Por que o mundo é chamado de “Vale da sombra da morte”? Realmente o Sumo Professor está mostrando o que é este mundo desde que o pecado entrou. É um vale, porquanto se refere a um lugar baixo. É uma linguagem peculiar do Velho Testamento, especialmente no livro dos Salmos, para fazer diferença do lugar da habitação de Deus, que é o Monte. Por exemplo, temos no Salmo 15: “Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu Santo Monte”? Ao usar a palavra “vale” para referir ao mundo, o Espírito Santo também mostra a facilidade natural para ir até lá. Nós costumamos dizer: “Para descer todo santo ajuda”. É exatamente assim o mundo, feito pela sagacidade de Lúcifer para atrair as paixões dos olhos, da carne e a soberba da vida, (1 João 2:16).
                Ainda no livro dos Salmos, temos outra passagem onde o Espírito Santo mostra o quadro de desolação deste mundo como “vale da sombra da morte”. O Salmo 107 exibe em linguagem bem clara, a miséria de milhares de almas que estão aprisionadas nesse lugar: “Os que se assentaram nas trevas e nas sombras da morte, presos de aflição e em ferros, por se terem rebelado contra a palavra de Deus e haverem desprezado o conselho do Altíssimo.” (Salmo 107:10, 11). Eis aí diante de nossos olhos o perigoso “vale da sombra da morte”, conforme a linguagem usada pelo Espírito de Deus, para descrever este império das trevas. E nesse lugar encontram-se homens e mulheres, algemados em todo tipo de pecado, sem que tenham qualquer poder para escapar, a não ser que Cristo os liberte pelo poder do evangelho.
                Outro detalhe a respeito do “vale da sombra da morte”, é que a morte está ali. A morte projeta apenas sua sombra para ceifar milhares de pessoas e atirá-las assim para o poderoso inferno que nunca diz “basta”. O mundo é o que é, e será o palco de homens, mulheres, jovens e crianças escravizadas em todo tipo de iniquidade, sofrendo em seus corpos mortais, bem como em suas almas, o resultado funesto do pecado. Não existe nenhum lugar nesse vale onde não podemos ver os rastros da poderosa morte nas ruas, nos campos, nas casas, nos hospitais, e por fim todo luxo, vaidade e ambições humanos são atirados nos cemitérios, os quais fazem parte da sociedade no mundo inteiro, como se fosse um indicativo de descanso. A morte é apresentada no Salmo 49, como um “pastor” das almas, que são atiradas no abismo (Salmo 49:14 versão atualizada).
                Milhares de ovelhas vagueiam nesta vida, fazendo aliança, renovando contrato a cada dia com a morte e com o inferno, sem ver os perigos que lhes cercam (Isaías 28:15).
(continua)                              

Nenhum comentário: