sexta-feira, 26 de julho de 2013

O SALVADOR PRESENTE (13)




Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” (Salmo 34:18).
         Caro leitor, já pudemos apreciar um pouco dessa presença do Senhor com o Seu povo salvo. Já pudemos ver o que significa essa verdade na vida de todo aquele que agora tem seu coração quebrantado, porquanto um dia se arrependeram e se converteram ao Senhor de todo coração (Atos 3:19 e Romanos 10:9). Claro, não pudemos ver tudo a respeito desse povo, mas o que importa é saber que o Senhor está perto do ponto de vista individual e coletivo. Procurei expor esse ensino, a fim de que conheçamos bem a diferença que há entre o Deus da revelação bíblica, desse deus da nova era, tão apregoado e difundido em nossos dias. Toda luta e esforço do pai da mentira (João 8:44) tem em vista confundir a mente do povo com um falso cristo; é entrar nas igrejas levando consigo uma mentalidade errônea de uma divindade diferente, bem adaptada aos gostos de todos.
         Mas convido o leitor cauteloso a voltar atentamente para o texto, porque o Espírito de Deus nos mostra que “Perto está o Senhor...” não somente dos crentes, daqueles que um dia foram salvos, conhecidos no texto como aqueles que têm o coração quebrantado. Mas o texto também nos mostra que “Perto está o Senhor...”, a fim de realizar Seu soberano e maravilhoso trabalho de salvar: “...e salva os de espírito oprimido”. Que lição esplêndida! Vemos nessa frase a demonstração do mais glorioso e incrível trabalho do Senhor neste mundo, em favor dos pecadores; vemos aí o motivo pelo qual Ele veio ao mundo – salvar os perdidos (Lucas 19:10); vemos que toda Palavra de Deus se ocupa com essa mensagem; que toda história, poesia, profecia, etc. tem como propósito mostrar aos homens as “...boas novas vindas de um pais remoto” (Provérbios 25:26). Noutras palavras, a mensagem do evangelho é o céu aberto para que os homens vejam os tesouros eternos em Cristo; é o coração misericordioso de Deus escancarado aos homens; são os mistérios ocultos de um Deus triuno e eterno, para mostrar aos pecadores o que significa amor eterno, eleição, predestinação, remissão dos pecados mediante o sangue, perdão, vida, e outras maravilhas eternas, as quais Deus tem em Cristo para homens e mulheres culpados.
         Veja, caro leitor, que não temos o evangelho numa pequena porção isolada no Novo Testamento, mas sim em toda extensão das Escrituras. Em todo período da escuridão da lei brilha intensamente as joias da graça, como podemos perceber nessa pequena porção do Salmo. Nestes dias tão cheios de mentiras e maldades religiosas, anelo mostrar aos meus leitores o fato que a Palavra de Deus em nada foi entregue aos homens com intenção de mostrar outra coisa fora da mensagem da cruz. Este mundo jaz no maligno (1João 5:19); neste império do mal ainda perambulam as perversidades dos homens, o trabalho homicida de satanás e o contínuo ato da morte em empurrar as almas para a goela do inferno. Cristo não veio modificar este mundo; não veio colocar belas cortinas da fraternidade; não veio para encher as mesas das guloseimas tão buscadas pelos homens em suas paixões; não veio para satisfazer as paixões carnais dos homens.
         Caro leitor, este império do mal está fadado à destruição eterna e seus tesouros estão sendo empilhados já para o fogo. Basta dar uma olhadela para o passado para ver o rastro de destruição do juízo e punição divinos. Esse juízo está vindo com seu fogo destruidor, a fim de queimar toda essa bela construção feita com o material do orgulho intelectual, com o poder e com toda ambição dos homens em promover um mundo melhor. Se esta vida não for vista do ponto de vista do evangelho bíblico, certamente as multidões serão entregues ao engano.
         Enfim, positivamente, o evangelho mostra um Deus que agora exibe tremenda compaixão e que em toda história Ele anunciou e anuncia às nações que Ele tem o Salvador para os pecadores. Maravilhas! Essa é a mensagem desse verso no Salmo 34:18). É para anunciar a você, caro leitor, que perto está esse Salvador e essa tão grande salvação aos perdidos!

Nenhum comentário: