quarta-feira, 24 de julho de 2013

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (25 a)




"Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá" (Salmo 1:6)

              Amigo, estamos chegando ao final desse Salmo tão precioso. Quem é capaz de esvaziar os tesouros de Deus? As palavras escritas ali são palavras ditas pelo próprio Espírito de Deus. Ele as inspirou! É a palavra viva e eficaz. Creio que elas podem tocar no mais íntimo dos corações para transformar pecadores. Mas que declaração impressionante vemos! Vemos ali vitória e derrota. É declarado ali que o Senhor conhece o caminho dos justos, mas quanto ao caminho dos ímpios perecerá. Qual é o destaque principal neste verso? A palavra "caminho". Estão vendo? Tem dois caminhos, o caminho dos justos e o caminho dos ímpios. Os justos e os ímpios vão em direção opostas, não podem andar juntos; não pode haver acordo. Não pode haver associação, não pode haver comunhão. Quanto ao caminho dos justos, ele é para cima; é o caminho estreito que conduz à vida; mas no que diz respeito ao caminho dos ímpios, é o caminho que tem um triste final. Ele perecerá. É o caminho largo, lindo, atraente, agradável e nesse caminho vão as multidões.
Em nossa abordagem desse verso vamos tratar acerca do caminho dos justos, por onde vão andando aqueles que são salvos por Cristo. Quero antes explicar aqui o que é na realidade "caminho". O que significa essa expressão caminho? Caminho é o lugar por onde andamos. Caminho é para caminhar; é o lugar onde nossos pés pisam indo numa direção. A Bíblia usa outras palavras para referir a isso: veredas, trilha, curso. Quando a Bíblia usa a palavra “caminho” é para explicar que todo ser humano tem tomado o seu rumo, desde o seu nascimento, e estão indo em seu caminho até o final. Alguns demoram muitos anos, outros demoram poucos anos no caminho, mas todos estão indo no seu caminho escolhido no seu próprio coração. Existem só dois caminhos apresentados nas Escrituras Sagradas: O caminho largo e o caminho estreito; o que conduz ao céu e o que conduz ao inferno. O caminho de luz e o caminho de trevas; o caminho estreito e o largo.
Outra coisa que você precisa saber meu amigo, é que você está num caminho ou no outro. Não pode estar nos dois ao mesmo tempo. Ou você está indo para cima ou para baixo. A avaliação deste caminho é feita por Deus e não pelo homem, nem pela religião. O que quero dizer com isso, é que você só pode saber a respeito de seu caminho quando ouve o que o Espírito Santo diz através da palavra. Não há outra maneira de conhecer tal verdade. A Bíblia é a revelação divina; Ele não se revelou e nem se revela de outra maneira. Como diz Hebreus 4:12, a palavra é "viva e eficaz".          Outra realidade impressionante quanto ao estudo acerca do caminho é que todo pecador já nasce no caminho da perdição. Ninguém nasce salvo; ninguém nasce crente. Veja a linguagem que o Espírito Santo usa em Isaías 53:6. "Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho..."O ser humano, por natureza é uma ovelha desgarrada, que segue o seu próprio caminho. Não é o homem que escolhe o caminho de Deus, caminho das trevas do engano. É Deus em sua infinita misericórdia que arranca o pecador das trevas para a luz. Amigo ouvinte, qual é o seu querer natural? Sonde bem. Não é o caminho largo e fácil que vai direto à perdição? O caminho para o céu não é em nada agradável ao pecador, porque não tem nada nesse caminho que agrada e satisfaz a carne. Mas o verso 6 de Salmo 1 apresenta-nos o caminho dos justos. Diz que o Senhor conhece o caminho dos justos. Estão vendo? A primeira lição que temos quanto ao caminho dos justos, é que é um caminho só. Todo aquele que foi achado pela misericórdia de Deus está nesse caminho que conduz à vida. Segundo as Escrituras são poucos os que ali estão. Mas ali estão aqueles que são chamados de eleitos, escolhidos, amados de Deus. Tal caminho só agrada aquele que foi salvo.

Nenhum comentário: