quarta-feira, 24 de julho de 2013

APARENTE CONTRADIÇÃO (1)




         Quem há entre vós que tema ao Senhor e que ouça a voz do seu Servo? Aquele que andou em trevas, confie em o nome do Senhor e se firme sobre o seu Deus. Eia! Todos vós que acendeis fogo e vos armais de setas incendiárias, andai entre as labaredas do vosso fogo e entre as setas que acendestes; de mim é que vos sobrevirá isto, e em tormentas vos deitareis” (Isaías 50:10,11).
         FILHOS DA LUZ ANDANDO NAS TREVAS:
         Caro leitor, andar pelas vias iluminadas da Palavra de Deus é verdadeiramente uma experiência preciosa para aqueles que amam a verdade que nos foi revelada. A Bíblia foi dirigida aos santos, aos que têm ouvidos para ouvir. São essas almas que encontram na Palavra tudo o que precisam para torná-las felizes, radiantes, espiritualmente fartas e fortes e preparadas para andar neste mundo na jornada rumo ao lar celestial. Os que amam a Palavra encontram nela repouso, abrigo, conforto e segurança, especialmente porque os santos de Deus têm em Cristo o perfeito modelo; Ele é o Guia, o Pastor e Aquele que conquistou perfeitamente tudo na cruz, a fim de que cada crente possa imitá-Lo nesta vida no caminhar rumo ao céu.
         A partir de hoje desejo convidar meus leitores para uma jornada da graça nesses versos impressionantes de Isaías 50. Precisamos conhecer o caminho de humilhação pelo qual percorreu nosso Senhor e esses capítulos de Isaías, os quais precedem a maravilhosa profecia da Sua morte na cruz (cap. 53), realmente nos dão uma visão clara a respeito das veredas de sofrimento, pisadas pelo nosso Mestre. Jamais poderíamos andar como crentes neste mundo, se Ele não tivesse atravessado “montanhas, vales, desertos e ermos lugares”, a fim de preparar caminho seguramente santo para a jornada dos Seus remidos. Não há entre os santos, ninguém mais forte e mais poderoso do que o Filho do homem! Não há ninguém, nem mesmo entre os maiores santos de Deus, que pode ser em qualquer aspecto da vida cristã um modelo para as frágeis e fracas ovelhinhas e cordeirinhos do Bom Pastor. Em absolutamente tudo Ele foi modelo perfeito, inigualável; em tudo e em todos os detalhes Ele enfrentou sozinho a jornada de terror, a fim de que toda igreja pudesse caminhar livre e triunfantemente para a glória eternal.
         O cap. 50 de Isaías nos fornece esse cenário perfeito. Ninguém é visto ali, nem Moisés, nem Daniel, nem Jó ou qualquer outro santo de destaque. Vemos ali Aquele que recebe do Pai o título de “Meu Servo”. Então, somos convidados a encarar Sua vida na humilde condição de um homem que se tornou voluntariamente um Servo. Ao vislumbrar essa postura servil de andar em plenas trevas neste mundo é que os santos percebem que eles seguem o mesmo caminho, caminho de fé, de provas, de lutas, aflições, etc. Então tomo esses dois versos para mostrar que neste mundo acontece essa APARENTE CONTRADIÇÃO:     Filhos da luz andando nas trevas e filhos das trevas andando na luz. Estes dois versos mostram o que parece ser uma contradição. Será que os filhos da luz podem andar nas trevas? Será que os filhos das trevas podem andar na luz?
         Caro leitor, estou certo que os santos de Deus estão atravessando por dias difíceis; o mundo que jaz no maligno nada pode oferecer àqueles que foram justificados pelo sangue, senão perseguições, aflições e terrores. Mais perto do céu, mais tenebroso é este vale. Não nos foi prometida uma jornada fácil, com belo sol de esperanças mundanas brilhando sobre nossas cabeças. Mas, o que é mais importante é que tudo foi conquistado na cruz para que todos os genuínos crentes possam andar de forma triunfante para o céu, mesmo tendo que atravessar pelas trevas na peregrinação.
         As nossas meditações têm também como objetivo mostrar aos que estão no pecado, que o caminho pelo qual estão andando pode parecer belos, cheios de esperança e aparentemente livres de aflições e problemas, mas o fato é que as trevas eternas aguardam aqueles que neste mundo correm livremente pelo largo caminho que conduz à perdição.
        
        

Nenhum comentário: