quinta-feira, 25 de julho de 2013

AI DOS QUE ESTÃO FARTOS




“Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome” Lucas 6:25
         Que poderosa mensagem evangelística do nosso Senhor nesta passagem! Ele faz um contraste entre os BEM-AVENTURADOS (versos 20-23), e os que estão sob os AIS de Deus (24-26). O contrário dos que estão fartos são os que agora tem fome. Esta é mais uma linguagem que somente os ouvidos espirituais podem captar, e é um lugar onde somente a verdadeira fé pode chegar.
                   Quem são aqueles que agora estão FARTOS? São os milhares que percorrem alegremente pelo largo caminho que conduz à perdição. São aqueles que jamais entenderam o que significa “perder a vida” para “ganhar a vida” (Lucas 9:25), portanto, eles possuem exatamente aquilo que almejam ter nesta vida.
           Ora, o mundo tem tudo para satisfazer as suas profundas ambições inerentes à sua natureza caída. Eles não possuem um vazio em seus corações conforme o que imaginam muitos. “O mundo inteiro” está lá dentro, por isso, ei-los a sorrir e folgar como o depravado Belsazar em sua festa pagã e cheia de orgias, sem, contudo, perceber os perigos eternos que rondavam sua alma (Daniel 5). Estão fartos agora porque o Príncipe deste mundo promove seu bem-estar, e amam a liderança do anjo maligno neste mundo, fazendo deste lugar um verdadeiro paraíso do pecado.
         Estão fartos porque o próprio pecado traz consigo um tempero gostoso para seus manjares pecaminosos. O pecado fica ainda mais saboroso quando os corações dos homens estão endurecidos ao ponto de não contentar com um mero prazer, pois querem satisfazer os anseios de suas vis paixões.
         Estão fartos porque a soberba no íntimo cega os olhos da alma para que não enxerguem os perigos eternais que rondam ameaçando sua existência eterna. O próprio pecado lhes concede uma falsa impressão de bem-estar a tal ponto que eles sentem uma verdadeira paz, paz essa que toma até o formato de religiosa paz. Ah, eles estão muito eufóricos, pois não percebem que estão descendo rumo à destruíção eterna! Ah, não gostam de ser perturbados, e como o Governador Félix ficarão espavoridos ante a falta de domínio próprio no viver e do juízo vindouro (Atos 24:25). Eles estão fartos porque tem religião de sobra. Neste mundo nada falta para mantê-los entretidos religiosamente. Satanás não chega para eles como um “leão”, mas sim como um “anjo de luz” adornado de mentiras parecidíssimas com a verdade.
         Mas eis que o Grande Deus diz: “Ai de vós”. Que tremenda imprecação proveniente dos lábios do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores! Apesar desse pronunciamento, o Senhor não retira Sua bondade. Ele estende a sua mesa e põe alimento para toda carne (Salmo 136:25). Mas os que agora estão fartos ignoram e zombam de Deus pelos seus atos. Mas o que diz o texto? “Vireis a ter fome”! Estão caminhando em direção a essa maldição. Eles provam que caminham para isso pela maneira alegre e leviana que vivem aqui. Periodicamente Deus lhes confere um pouco do sabor amargo daquilo que futuramente vão ter, quando sofrem qualquer perda aqui. Não tem para onde recorrer, a não ser para o próprio mundo. Sua felicidade está aqui e não lá em cima; Sua cidade é terrena e não a celestial.
         Bendito o homem ou mulher que agora conseguem enxergar sua miséria longe de Deus, para buscar refúgio no Salvador e Senhor Jesus Cristo, a fim de escapar da Ira vindoura (1Tessalonicenses 1:10).

Nenhum comentário: