terça-feira, 23 de julho de 2013

O SALVADOR PRESENTE (10)




Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” (Salmo 34:18).
OS CHAMADOS À SUA PRESENÇA: “...que têm o coração quebrantado...”.
         Caro leitor, nossa tarefa hoje consiste em descobrir mais de perto esses cujos corações foram quebrantados. Não há duvida que esses são os crentes, os pecadores atraídos pela maravilhosa graça; são eles os crentes, os que formam a nação de Deus, a igreja do Deus vivo e que num sentido local reúnem para de forma verdadeira e em espírito adorar a Deus. São essas almas cheias do temor do Senhor que marcham para o céu; são cheios de fraquezas e vezes após vezes mostram o quanto são falhos, mas são submissos à disciplina e prosseguem triunfantes, rumo ao lar celestial.
         Mas precisamos saber o que pode fazer com que corações de homens fiquem tão impressionados diante da presença do Senhor. Ora, sabemos bem que pela entrada do pecado os homens naturalmente são atraídos pelo pecado e para o pecado. Nossas inclinações sempre foram direcionadas às paixões da carne e nunca houve nem haverá em qualquer ser humano qualquer interesse em Deus: “...não há quem busque a Deus...” (Romanos 3:10). Também podemos afirmar com segurança de que somente Deus é quem atrai o pecador para Si, do contrário não há qualquer possibilidade. O homem no pecado tem preferência pela imundície do pecado: “Mas todos nós somos como o imundo...” (Isaías 64:6), assim como um porco tem preferência pela lama. Por fora tentamos mostrar que somos religiosos e piedosos, mas a realidade é vista no coração (Salmo 51:6) e é certo que o desprezo a Deus e o amor apaixonado pelo pecado está alojado no coração do homem natural.
         Então, humildemente aprendamos que se há pecadores entre os quais o Senhor está perto, então segue-se que eles foram chamados e atraídos pelo próprio Deus: “...porque quem é aquele que por si mesmo ousaria aproximar-se de mim?...” (Jeremias 30:21). Ora, sabemos bem que o poder de atração de Deus aos pecadores está na própria mensagem do evangelho da glória de Cristo. Homens e mulheres são quebrantados diante de tanta majestade e amor do Senhor. Foi isso o que ocorreu após a mensagem de Pedro em Jerusalém naquele grandioso dia do derramamento do Espírito (Atos 2). Aquela multidão de 3 mil homens foi tomada pela culpa de ter crucificado o Filho de Deus; estavam conscientes do pecado. Mas o resultado foi que naquele momento aqueles homens foram cercados pela nuvem da presença compassiva de Deus e todos eles foram atraídos para o próprio Deus: “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-lhes o coração...” (Atos 2:37).
         Notemos bem que naquele momento a graça gloriosa fez com que o juízo merecido fosse retirado e a presença de amor do Senhor fosse experimentada por aqueles homens. A Palavra “compungiu” significa que eles sentiram a miséria deles; experimentaram no íntimo o terror de terem conspirado contra o próprio Deus, pois a mensagem de Pedro no Velho Testamento mostrou-lhes essa verdade; Deus usou Sua Palavra para revelar-lhes que estavam sem desculpas e que tinham se ajuntados com o mundo, a fim de matar Aquele a quem o Pai havia enviado. Agora aqueles homens que antes estavam cegos puderam ver como andaram religiosamente errados e com seus corações quebrantados buscaram o socorro: “...Que faremos irmãos?”.
         Meu caro leitor, não há coração atraído pela graça que não seja quebrantado. Quando o homem vê sua culpa, vileza, maldade, malícia e condenação em face da presença bondosa e graciosa do Senhor, certamente seu coração é modificado imediatamente. Diante do culpado está o Deus perdoador; diante do injusto está Aquele que justifica o ímpio; diante de um réu condenado está o perfeito Salvador; diante de um amaldiçoado está Aquele que veio ao mundo para arrancar o pecador da maldição da lei.
         Então meu amigo, que momento agora para que pela fé você conheça esse Senhor!

Nenhum comentário: