quinta-feira, 25 de julho de 2013

A POSTURA DOS CRENTES EM TORNO DO CORDEIRO




         Assim, pois, o comereis: os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão...” (Êxodo 12:11).
         Caro leitor, certamente não podemos explicar todas as maravilhas que a graça colocou diante de nossos olhos na revelação bíblica. Mas precisamos examinar e descobrir essas joias eternas enquanto pudermos fazer isso, para o bem do povo de Deus. Essa passagem é tão maravilhosa que não podemos deixar de observar mais essa lição. Já pudemos ver como a posição da família israelita transmite a nós o verdadeiro culto que os santos de Deus devem prestar ao Senhor, a fim de que sejamos livres dos perigos da apostasia que tanto nos cercam nestes últimos dias tão perversos.
         Veja bem caro leitor o comportamento da família em torno do cordeiro morto: “...lombos cingidos, sandálias nos pés e o cajado na mão...”. Ora, tudo isso não foi ordenado atoa, pois à meia-noite eles iriam deixar o Egito. O cordeiro foi morto, a fim de livrá-los da Ira de Deus a qual desencadearia sobre a nação egípcia. Não era o momento para descanso; não era para assentar para comer, depois levantar-se para divertir (1Coríntios 10:7); eles eram os peregrinos, chamados para marchar para a terra prometida.
         Essas lições são deveras importantes para nosso ensino, caro leitor. Satanás tem invadido as igrejas hoje com a proposta de um culto melhor, mais divertido, mais atraente às multidões; as igrejas têm respirado uma atmosfera mundana e nada há mais de sobriedade, de temor e de um espírito de peregrinação. Retiraram o Cordeiro que foi morto por causa de nossos pecados e colocaram um cordeiro diferente, habilmente feito pelas mãos dos homens. Retiraram a mensagem da cruz e outra mensagem ocupou o lugar, a fim de que os mundanos entrem e possam sentir bem.
         Mas, o que nos ensina o Espírito de Deus em Êxodo 12:11? Somos ensinados a tomar a mesma postura: “...lombos cingidos, sandália nos pés e cajado na mão...”. Esse espírito de peregrinos e forasteiros deve ocupar nosso sentimento e pensamento, em santa obediência a Palavra. Lombos cingidos, nos mostra o quanto devemos estar preparados para andar. Estamos nas altas horas da noite e não podemos dormir; os crentes devem estar acordados e ocupados com o pensamento de que este lugar não é deles. O mundo é uma Sodoma e a Ira de Deus virá de forma assoladora contra os pecadores rebeldes; esta Babilônia sedutora será o palco da fúria visitadora de Deus a qualquer momento. Os santos devem manter acordados; não podem estar dormindo como dorme este mundo; devem fugir das maldades e dos divertimentos mundanos, a fim de não ficarem sobrecarregados com seus prazeres e orgias.
         E as sandálias nos pés? Veja caro leitor, com que disposição os santos devem estar espiritualmente. Os lombos cingidos e as sandálias nos pés são sinais claros de peregrinação. Todos devem perceber isso; todos devem saber que nosso lar não está, que nada temos de herança aqui e que estamos partindo deste território onde reina o pecado e a morte. Os pés calçados mostram nosso testemunho a dar (Efésios 6:15) desse evangelho santo; que nossos pés agora trilham caminhos retos e santos.
         Finalmente, temos o cajado na mão. Nosso corpo inteiro não deve estar mais imobilizado, em busca do conforto mundano, mas todo nosso ser deve ocupar-se com essa mentalidade de um viver passageiro aqui, em busca do nosso lar eternal. O cajado na mão, transmite a lição de dependência, de que carecemos do socorro do Senhor; de que este mundo está cheio de perigos, imprevistos e ataques mortais na jornada. O cajado na mão há de nos proporcionar livramento. O cajado na mão transmite a ideia de que os crentes são pessoas confessadamente frágeis, que dependem de Deus, por isso oram e suplicam a contínua assistência do Senhor na jornada.
         Caro leitor, você está apto para a jornada? Caminha com o povo de Deus na peregrinação rumo ao lar celestial?

Nenhum comentário: