sexta-feira, 26 de julho de 2013

A DIFERENÇA ENTRE O JUSTO E O ÍMPIO (26 a)




"Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; mas o caminho dos ímpios perecerá” (Salmo l:6)

         Amigo leitor, chegamos hoje á ultima frase desse Salmo. Que final terrível! Note o que o Espírito Santo diz: "Mas o caminho dos ímpios perecerá". É o caminho onde você está meu amigo? Como você pode saber, ter o esclarecimento a respeito de seu caminho? Você pode dizer: Olha o que eu faço: "Sou honesto, cuido dos meus deveres, sou religioso, penso sempre em Deus". Mas a verdade é que você não tem certeza se o seu caminho é o caminho dos justos, caminho que o Senhor conhece, ou se é o caminho dos ímpios, que finalmente terminará em sofrimento eterno.
         Meu amigo, a Palavra de Deus esclarece tudo a respeito de seu caminho pelo qual você está indo. Olhe, quero que o Espírito Santo use-me a fim de lhe mostrar qual é o caminho onde você está. A diferença entre o caminho do justo e o caminho dos ímpios, é que o caminho do justo é para cima e o do ímpio é para baixo. No caminho dos justos só andam aqueles que já foram salvos por Cristo.
Note, eu não estou dizendo que é o caminho de todos os crentes, pois nem todos os que se dizem "crentes" são verdadeiramente crentes.  Estou realçando o caminho dos justos. Se você não é salvo ainda, está no caminho dos ímpios. Deixe-me esclarecer a respeito desse caminho chamado o "caminho dos ímpios". Ele é um caminho fácil, sem responsabilidade com Deus. Em Prov. 4:19, o Espírito Santo diz que é um caminho de trevas, de escuridão. Você não sabe para onde vai, está andando sem rumo, não é verdade? Não é o caminho dos justos.
Aquele que é salvo, tem certeza disso; sabe para onde está indo; está plenamente seguro. Outra verdade quanto ao caminho dos ímpios, é que é um caminho enganoso. A pessoa sente-se bem ali, mas na realidade é um engano da carne. Veja o que diz Provérbios l:32 na versão atualizada: "Aos loucos a sua impressão de bem-estar os leva à perdição".
É assim que a pessoa se sente no caminho dos ímpios. Ele não pàra para examinar a sua situação diante de Deus. Ele sente-se bem ali. Satanás é muito sutil em tornar o caminho assim. Ele sabe como manter as pessoas ali. Tem muita coisa que ele oferece para agradar a carne, agradar os olhos e atrair a ambição. O caminho que leva ao inferno está cheio de atrações, e é Satanás pondo uma seta aqui, outra ali para que o pobre pecador não perceba os perigos que lhe cercam. Satanás põe até religiões diferentes, e todas apresentando uma religiosidade externa sem a redenção feita na cruz; algumas apresentam até doutrina parecida com a verdade. É uma maneira de entreter o homem no caminho da escuridão.
Satanás faz com o homem pense que tem liberdade, mas na realidade é um pobre escravo fazendo a vontade do príncipe das trevas. Nesse caminho que direciona-se ao abismo, os homens fazem planos até para a morte. Compram o caixão, compram o túmulo e pensam que a morte é um final de descanso. Pensam que a morte é uma amiga, quando a Bíblia chama-a de inimiga. Amigo ouvinte, você nesse caminho de trevas, de dúvidas, pensando que está tudo certo? "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são caminhos da morte". É o que diz o Espírito Santo em Provérbios 14:12.
Outra realidade a respeito desse caminho é que Deus, o Grande Deus não conhece tal caminho. Não é o caminho que Ele andou. Satanás ofereceu tal caminho ao Filho de Deus, mas Ele rejeitou. Ele, o Senhor Jesus veio ao mundo justamente para libertar aqueles que estão presos nesse caminho sem poder sair por si. Ele veio para estender as suas mãos e tirar as suas ovelhas que escolheu, desse vale de trevas e dor. O caminho onde o pecador está indo sem salvação, é o caminho da condenação eterna.

Nenhum comentário: