quarta-feira, 24 de julho de 2013

CONFUNDINDO HUMILDADE COM INGENUIDADE




“Ora, tinha Josafá riquezas e glória em abundância, e aparentou-se com Acabe” 2 Crônicas 18:1.
Podemos tirar preciosas lições através da vida do rei Josafá, porquanto era um homem realmente espiritual. Três lições de grandeza espiritual são despontadas acerca desse grande homem, narradas nos caps. 17 a 20 de 2 Crônicas. A primeira, sua liderança espiritual sobre a nação de Judá. Ele tomou as providências cabíveis para que toda nação recebesse instruções da lei de Deus por meio dos sacerdotes (cap. 17). Isso trouxe segurança espiritual para a nação de Judá, bem como trouxe o respeito de toda população para o rei. Em segundo lugar, a sua disposição de ajudar. Era um homem pacífico, e a ausência de guerra em torno do seu reino fez com que Josafá buscasse o bem espiritual da nação do norte sob a liderança do perverso Acabe. Em terceiro lugar, Josafá era um homem humilde. Não o vemos em nada se engrandecendo, nem tampouco se ofendendo por ser chamada a sua atenção por meio de algum profeta.
                Mas, aí que entrou o problema sério na vida do rei Josafá, que o levou a um envolvimento perigosíssimo, quase fatal para sua vida e que certamente traria ruína para sua descendência porquanto se tornou parente de Acabe (18:1). Tudo começou com seu envolvimento com o ímpio rei Acabe. Ele confundiu humildade com ingenuidade. A humildade de Josafá estava desprovida de conhecimento e experiência. Estava cheio de riquezas e glórias (verso 1), e a ausência de guerras e outras dificuldades em nada favoreceram o rei para mesclar em seu coração a humildade com prudência. A preocupação em ajudar espiritualmente os outros levou o bondoso rei a tomar decisões precipitadas, passando a estar de mãos dadas ecumenicamente com a impiedade, idolatria e perversidade de um rei cuja sentença de morte já tinha sido decretada por Deus. Foi ao ponto de tornar-se um parente de um ímpio e homicida. Não fosse a intervenção do Senhor para proteger Seu servo, Josafá teria sido morto na batalha contra os Siros.
                Cuidemos para não confundir humildade com ingenuidade. Quando parece que estamos agindo na simplicidade de uma pomba, pode bem ser que estejamos mancomunando com a serpente à nossa frente. Nunca ajudaremos um perverso quando este está de mãos dadas com a maldade. Profetas de Deus já haviam pronunciado a sentença contra aquele rei assassino, então, a melhor atitude seria afastar-se dele. O homem cujo coração está endurecido pelo próprio Deus corre rumo ao seu fim.
                Muitos são aqueles que hoje estão de mãos dadas com aqueles que amam a mentira e que carregam o nome de evangélicos. Que perigoso jugo desigual! O povo de Deus deve buscar os perdidos. Cristo veio buscar almas que anseiam por conhecer a verdade conforme as Sagradas Letras. O homem começa sua vida quando ele é feito de novo no pó do arrependimento.

Nenhum comentário: