quinta-feira, 25 de outubro de 2012

CHAMADA DE DEUS AOS PECADORES (1)





         "Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas; qual é o Bom caminho; andai por ele e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: não andaremos."
        
         Amigo leitor creio que este verso lido de Jeremias é um dos mais impressionantes versos do texto sagrada, especialmente porque demonstra a riqueza da misericórdia do Deus vivo, o qual, de todas as maneiras procura mostrar aos homens o caminho da salvação. O verso demonstra também a plena disposição do coração humano em rebelar-se contra o Deus vivo de maneira bem disposta, evidenciando assim o que toda escritura apresenta a respeito da natureza de todos os seres humanos, que é corrupta e depravada.
         Para você  que verdadeiramente tem vivo temor e respeito pelo livro santo, esta série de mensagens neste verso vai lhe proporcionar grande alegria e regozijo por estar caminhando pelas avenidas e ruas de ouro da verdade bíblica. Toda palavra de Deus é pura, e faz bem ao que anda retamente. O propósito em pregar neste verso é justamente para levar ao amigo ouvinte que tem fome e sede de justiça o conhecimento da verdadeira obra salvadora que o glorioso Deus da revelação bíblica conquistou para os perdidos. Eis o brado divino: " Ó vós os que tendes sede, vinde às águas".  Que as mensagens neste verso não seja a veemência de minhas palavras, mas sim, que seja o soar do coração de um Deus vivo o qual almeja a salvação do perdido.
         Amigo leitor, você estará escutando a voz de Deus falando poderosamente ao teu coração, se de fato, teus olhos espirituais estiverem abertos para a gloriosa palavra. Que os teus ouvidos estejam surdos para a voz do homem, e verdadeiramente abertos para escutar a terna voz do Salvador a lhe convidar. É para que seja travado um maravilhoso encontro entre o Deus vivo e uma alma atribulada e aflita, a qual está carregando sobre os ombros o peso do pecado. Afinal, para que as escrituras? É Deus dirigindo aos pecadores, convidando-os ao banquete da salvação.
         Então, voltemos ao texto de Jeremias 6:16. Sei que preciso dar pelo menos uma pequena informação a respeito do livro escrito inspiradamente pelo profeta Jeremias. Nos dias desse homem de Deus, a nação de Israel estava numa situação terrivelmente baixa espiritualmente falando. O povo parecia ser muito religioso, e fazia basicamente tudo o que a religião judaica exigia, e quem olhasse por fora nada teria a dizer contra o povo. Mas, o grande, conhecedor de todas as coisas; o Deus que a tudo está vendo e que nada passa despercebido de seus olhos, esse Deus sabia de toda triste situação que corrompia a sociedade. a religião daquele povo era apenas uma formalidade externa; o cumprimento dos deveres externos da lei, e isso o povo fazia especialmente para um alivio de consciência.
         Mas o Grande Deus que enxerga o homem no coração, que sabe perfeitamente bem a diferença entre o que é verdadeira adoração a Ele, e o que é hipocrisia, o grande Jeová, envia seus servos os profetas para advertir o povo e convidar todo povo ao arrependimento. Alguns anos antes Ele enviara o profeta Isaías. Quem já leu aquele sobre excelente livro pode perceber a linguagem divina contra a liderança de Israel e contra todo povo, e afirmando que iria punir a nação caso não houvesse arrependimento. Jeremias foi chamado para pregar ao povo no limiar do juízo; faltava poucos anos para que Deus enviasse os Caldeus, a fim de que aquele povo tão terrível invadisse Jerusalém e a destruísse completamente.
        

Nenhum comentário: