quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PARA NOS DESARRAIGAR




“O qual se entregou a Si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perversos, segundo a vontade de nosso Deus e Pai” Gálatas 1:4
                Neste verso Paulo define bem um dos propósitos da morte de nosso Senhor ali na cruz do calvário em favor do Seu povo: “para nos desarraigar deste mundo perverso...”. A tradução corrigida apresenta uma linguagem mais acurada com o original: “...deste presente século mau...”. A palavra traduzida “desarraigar” significa literalmente: “arrancar pela raiz” . Paulo vai estender esse assunto em todo seu percurso por essa maravilhosa carta.
          Os crentes da galácia estavam se afastando do evangelho da graça pregado por Paulo para os costumes da lei de Moisés ensinados a eles por judeus que ali se intrometeram a fim de afastar os santos de Deus da verdade. Logo de início Paulo mostra que o propósito de Cristo com sua morte na cruz não foi somente salvar os crentes da perdição eterna. O propósito da Graça salvadora era para dar aos santos plena vitória contra o poder do pecado dia após dia neste mundo. Isso é o que significa “desarraigar deste presente século mau”. O que a lei nunca pode fazer e jamais o fará, nosso Senhor já conquistou para Seu povo na cruz.
                Santos de Deus, eis aí nosso triunfo para nosso viver dia após dia. Não existe neste mundo qualquer poder contra o pecado. Não existem regras, nem igrejas, nem força capaz de conceder aos pecadores qualquer triunfo contra o tremendo poder do pecado, do mundo e do diabo. Cristo conquistou para cada genuíno crente, pois Ele se entregou ali na cruz para nos desarraigar deste presente século mau. Paulo exemplifica na sua própria vida: “Já estou crucificado com Cristo, e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim...” (2:20).
                     Com estas palavras ele desdenha dos insidiosos ataques de satanás e dos terrores da justa e santa lei. Ele vai mais longe ao desferir um tremendo golpe contra a força descomunal da carne ao dizer: “Os que são de Cristo crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências” (5:24). Finalmente vem um tremendo soco na face do orgulhoso e vaidoso mundo: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo”.
                Santos de Deus será que essa verdade tem chegado à morada de seus corações? Ela é bem-vinda aos seus ouvidos? Nada deste mundo, nada de nós mesmos, nada das invencionices dos homens pode nos tornar mais fortes e vitoriosos. Tudo foi conquistado por nosso Senhor na cruz para nosso viver triunfante.  Acheguemo-nos a essas verdades registradas com toda avidez para vivermos nas delícias da suficiência da Graça.

Certamente eu vou no caminho da cruz
Com resolução andar

É desejo meu de gozar no céu

Essa herança que Cristo

Nenhum comentário: