quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ORIENTAÇÕES AO NÃO CONVERTIDO



       Alleine  

Pobre pecador, você desviou-se de Deus e uniu o Seu poder e a Sua ira contra você; saiba, porém, que na Sua abundante graça Ele Se oferece para ser novamente o seu Deus, em Cristo. O que diz você? Terá o Senhor como seu Deus? Aceite este conselho e O terá. Chegue-se a Ele através de Cristo, renuncie aos ídolos dos seus prazeres, lucros e reputação. Deixe que sejam tirados dos seus tronos, e coloque os interesses de Deus acima de tudo em seu coração. Tome-O como seu Deus, para que seja o centro dos seus sentimentos e propósitos, pois Ele não suportará ter qualquer outro acima de Si mesmo. Em resumo, você deve aceitá-Lo com todas as Suas relações pessoais e com todas as Suas perfeições essenciais.
(1) Com todas as suas relações pessoais. Deus, o Pai, precisa ser aceito como seu Pai. Oh, venha a Ele como o pródigo: "Pai, pequei contra o Céu e perante Ti, e já não sou digno de ser chamado Teu filho; mas considerando que pela Tua misericórdia, Tu tens prazer em me aceitar com Teu filho — eu que sou muito vil, na verdade, um animal e não um homem perante Ti— aceito-Te, solenemente, como meu Pai; entrego-me aos Teus cuidados, confio na Tua providência e lanço o meu fardo sobre Ti. Dependo de Tua provisão, submeto-me às Tuas correções, abrigo-me à sombra das Tuas asas, escondo-me nas Tuas câmaras, e fujo para o Teu nome. Renuncio a toda a confiança em mim mesmo; ponho a minha confiança em Ti. Declaro o meu comprometimento Contigo; serei Teu e de nenhum outro".
         Deus, o Filho, precisa ser aceito como seu Salvador, Redentor e sua Justiça. Ele precisa ser aceito como o único caminho para o Pai e como a única forma de vida. Dispa, então, as vestes do seu cativeiro, vista as roupas matrimoniais e case-se com Cristo. "Senhor, sou Teu, bem como tudo que tenho: corpo, alma e posses. Dou-Te meu coração; serei inteiramente Teu, Teu eternamente. Colocarei o Teu nome sobre tudo que tenho e o usarei somente para Te engrandecer, durante a Tua ausência, entregando tudo a Ti. Não terei outro Rei além de Ti. Outros senhores já tiveram domínio sobre mim; mas agora farei menção somente do Teu nome, e faço aqui um juramento de fidelidade a Ti, prometendo servir-Te e temer-Te acima de todos os competidores. Rejeito a minha justiça própria e jamais espero ser salvo mediante meus méritos ou virtudes; descansarei somente em Teu todo-suficiente sacrifício e intercessão para obter perdão, vida e aceitação diante de Deus.
         Tomo-Te a Ti como meu único Guia e Instrutor, decidindo ser dirigido por Ti e esperar no Teu conselho".
         Finalmente, Deus, o Espírito, precisa ser aceito como seu Santificador, Advogado, Conselheiro, Consolador, Ensinador, Penhor e Garantia de sua herança. "Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim... " (Cantares de Salomão 4:16). "Vem, Espírito do Altíssimo; eis aqui um templo para Ti; repousa aqui para sempre; habita aqui. Eis que Te dou possessão; total possessão; envio-Te as chaves de meu coração, para que tudo possa ser Teu. Entrego o uso de tudo a Ti, a fim de que cada faculdade e cada membro possa ser um instrumento Teu para promover a justiça e fazer a vontade do meu Pai que está no Céu".
(2) Em todas as suas perfeições essenciais. Considere como o Senhor Se tem revelado a você em Sua Palavra. Vai aceitar esse Deus como seu Deus? Ó pecador, esta é a notícia mais abençoada que já chegou aos filhos dos homens: o Senhor será o seu Deus se você simplesmente O aceitar em Suas excelências. Você tomará o Deus misericordioso, gracioso, perdoador de pecados, para seu Deus? "Oh, sim", diz o pecador, "caso contrário estarei perdido". Pois bem, Ele ainda lhe diz mais: "Eu sou o Deus santo que odeia o pecado; se você deseja ser aceito como um do Meu povo, precisa ser santo — santo no coração, santo na vida. Tem de abandonar todas as suas iniquidades, ainda que sejam muito especiais, muito naturais, muito necessárias para manter os seus interesses mundanos. Se não estiver em inimizade com o pecado, não posso ser seu Deus. Lance fora o fermento. Tire a maldade dos seus atos; cesse de fazer o mal, aprenda a fazer o bem. Derrote os meus inimigos ou não poderá haver paz Comigo". O que responde o seu coração? "Senhor, desejo ser santo como Tu és santo, e tornar-me participante da Tua santidade. Eu amo-Te, não apenas por Tua bondade e misericórdia, mas também por Tua santidade e pureza. Aceito a Tua santidade para a minha felicidade. Oh, sê para mim uma fonte de santidade. Aplica sobre mim o selo e a impressão da Tua santidade. Cheio de gratidão, deixarei todos os meus pecados segundo o Teu mandamento. Abandonarei daqui em diante os meus pecados voluntários; e quanto às fraquezas que me traspassam, embora desejasse me livrar delas, lutarei contra elas continuamente. Eu detesto-as; orarei contra elas e jamais permitirei que permaneçam em minha alma". Amado, se você aceita o Senhor dessa maneira, Ele promete que será o seu Deus.
         Além disso, Ele diz-lhe: "Sou o Deus todo-poderoso. Prostrar-se-á aos Meus pés, colocar-se-á completamente à Minha disposição, e aceitar-Me-á como a sua única porção? Reconhecerá e honrará a Minha onipotência? Aceitar-Me-á como a sua bem-aventurança e tesouro, a sua esperança e felicidade? Sou, ao mesmo tempo, sol, e escudo; receber-Me-á como seu tudo?" O que diz sobre tudo isso? A sua alma deseja as carnes e os manjares do Egito? Reluta em trocar a sua felicidade terrena por uma porção com Deus? E embora gostasse de ter Deus e o mundo também, não poderia pensar em ter Deus e nada além dEle? Ou preferiria estar agarrado ao mundo se Deus lhe permitisse continuar comprometido com ele enquanto quisesse? Este é um perigoso sinal. Mas se está disposto a vender tudo pela "pérola de grande preço"; se o seu coração responder: "Senhor, não quero outra porção além de Ti", então poderá dizer: "Quem quiser, fique com o trigo, o vinho e o óleo, para que eu possa ter a luz do Teu rosto. Apego-me a Ti para obter felicidade; aventuro-me alegremente em Ti e confio-me a Ti. Ponho a minha esperança em Ti; descanso em Ti. Permita-me ouví-lO dizer: "Eu sou o teu Deus, a tua salvação", e terei o bastante — tudo aquilo que desejo. Não farei acordos Contigo, senão os que Tu mesmo quiseres. Permita-me tê-L0 em certeza, apresentar o meu clamor e ver o meu direito de Te pertencer; quanto às demais coisas, deixo-as Contigo. Dá-me mais ou dá-me menos, qualquer coisa ou nada; ficarei satisfeito com o meu Deus". Aceite-O dessa maneira e Ele será seu.
         Ele diz-Lhe, novamente: "Eu sou o Senhor soberano; se Eu for o seu Deus, você deverá dar-Me a supremacia. Não pode colocar o pecado ou qualquer outro interesse mundano acima de Mim.
         Se quiser pertencer ao Meu povo, preciso ter domínio sobre você; não pode viver segundo o seu bel prazer. Quer aceitar o Meu jugo? Render-se-á ao Meu governo? Submeter-se-á à Minha disciplina, à Minha Palavra, à Minha vara?" Pecador, qual é a sua resposta? "Senhor, prefiro estar sob o Teu comando a viver segundo a minha vontade. Seja feita a Tua vontade e não a minha. Aprovo e aceito as Tuas leis, e considero um privilégio submeter-me a elas. Embora a carne se rebele e frequentemente rompa as suas limitações, decido não ter outro Senhor além de Ti. Juro, voluntariamente, submeter-me à Tua supremacia, reconhecer Tua soberania e resolvo pagar, todos os dias, o tributo da adoração, obediência, amor e serviço a Ti e viver para Ti até o fim da minha vida". Essa é uma correta aceitação de Deus.
         Em resumo, Ele lhe diz: "Eu sou o Deus fiel e verdadeiro. Se Me tomar como seu Deus, terá de confiar plenamente em Mim. Irá lançar-se sobre a Minha Palavra, depender de Minha fidelidade e ficar sob o Meu jugo para sua segurança? Terá prazer em seguir-Me na pobreza, na adversidade, na aflição e ainda aguardar a sua promoção no mundo porvir? Terá prazer em trabalhar e sofrer, aguardando a recompensa até à ressurreição dos justos? Minhas promessas nem sempre serão cumpridas instantaneamente; terá paciência para esperar?" Agora, amado, o que você diz a isso? Tomará esse Deus como seu Deus? Ficará satisfeito em viver pela fé e confiar nEle para um felicidade invisível, um Céu invisível, uma glória invisível? Será que o seu coração responde: "Senhor, vou confiar-me a Ti; entrego-me a Ti; lanço-me sobre Ti. Sei em Quem tenho confiado. Quero aceitar a Tua Palavra; prefiro as Tuas promessas às minhas próprias possessões, e as esperanças do Céu aos gozos da Terra. Farei aquilo que Te agrada — aquilo que Tu desejas aqui na Terra, de modo que possa ter a Tua promessa fiel de estar no Céu no futuro". Se você puder, em confiança e deliberação, aceitar a Deus dessa maneira, Ele será seu. Portanto, numa genuína conversão deve existir uma afinidade com Ele, apropriada às Suas excelências. Entretanto, quando os homens recebem a Sua misericórdia, amando ainda o pecado, odiando a santidade e a pureza, ou O aceitam como seu Benfeitor, mas não como seu Soberano; ou como seu Patrão, mas não como sua Porção — isso não é conversão autêntica.
7. Aceite o Senhor Jesus sem nenhuma restrição. Nestes termos Cristo pode ser aceito. Pecador, você destruiu-se a si mesmo e está mergulhado no fosso da mais deplorável miséria, de onde jamais poderá escapar; mas Jesus Cristo pode e está pronto a ajudá-lo e oferece-Se espontaneamente a você. Não importa quão numerosos, quão grandes ou quão antigos sejam os seus pecados; sem dúvida alguma você será perdoado e salvo, se não negligenciar, perversamente, a oferta que lhe é feita, em nome de Deus. O Senhor Jesus convida-o a olhar para Ele e ser salvo. Venha a Ele e de maneira nenhuma será lançado fora. Sim, Ele roga-lhe que seja reconciliado. Clama nas ruas; bate à sua porta; convida-o a aceitá-lO e a viver com Ele. Se você perecer, será porque não quis buscar a vida nEle. (Isaías 45:22; João 6:37; II Coríntios 5:20; Provérbios 1:20; Apocalipse 3:20; João 5:40).
         Aceite agora o Cristo que lhe é oferecido e será beneficiado para sempre. Dê-Lhe o seu consentimento agora mesmo, e o acordo estará feito; nem o mundo inteiro pode impedi-lo. Não se afaste por causa da sua indignidade. Saiba que nada poderá destruí-lo, senão a sua própria renitência. Pronuncie-se homem: vai dar o seu consentimento ou não? Tomará a Cristo em tudo como o seu Rei, Sacerdote e Profeta? Vai aceitá-lO e levar a Sua cruz? Não aceite a Cristo sem uma demorada consideração, mas sente-se e reflita sobre o custo que isso envolve. Depositará tudo aos seus pés? Terá prazer em correr todos os riscos com Ele? Arriscará a sua sorte com Ele, caia onde ela cair? Negar-se-á a si mesmo, tomará a sua cruz e O seguirá? Você está deliberada, compreensível e voluntariamente determinado a partilhar com Ele em todo o tempo e em todas as condições? Se for assim, jamais perecerá, mas passou da morte para a vida. Eis aqui o ponto principal da sua salvação: que seja achado aliançado com Jesus Cristo; e, portanto, se tem amor a si mesmo, seja fiel a Deus e à sua alma neste mundo.
8. Entregue todos os seus poderes, faculdades e interesses a Ele.
         "... a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor..." (II Coríntios 8:5). "... apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo..." (Romanos 12:1). O Senhor não procura aquilo que lhe pertence, mas a você mesmo. Submeta, portanto, o seu corpo com os seus membros a Ele; e a sua alma com todos os seus poderes, a fim de que Ele seja glorificado em seu corpo e em sua alma, os quais pertencem a Ele.
         Havendo uma correta identificação com Cristo, todas as suas faculdades são entregues a Ele. Sua mente diz: "Senhor, Tu és digno de toda a aceitação, o mais distinguido entre dez mil; feliz é o homem que Te acha. De tudo que se possa desejar, nada se compara a Ti". (Provérbios 3-13-15). A razão abandona os seus argumentos e sofismas corruptos, bem como seus preconceitos contra Cristo e Seus caminhos. Ela não questiona mais; pelo contrário, se determina a favor de Cristo e contra o mundo. Conclui que é bom estar aqui pois vê um tesouro tão valioso neste campo, uma pérola de incomparável valor (Mateus 13:44-46). Diz: "Oh, eis aqui o maior prêmio já oferecido aos homens; eis aqui o mais soberano remédio que a misericórdia jamais preparou. Ele é digno da minha estima, da minha escolha, do meu amor; Ele é digno de ser aceito, adorado, admirado para sempre (Apocalipse 5:12). Aprovo as Suas condições; Seus termos são justos e racionais, cheios de equidade e misericórdia". A vontade submete-se de novo. Ela já não permanece vacilante, mas está peremptoriamente determinada: "Senhor, Teu amor conquistou-me; Tu me cativaste e eu serei Teu. Vem, Senhor; entrego-me voluntariamente a Ti; consinto em ser salvo segundo a Tua própria maneira. Tu terás tudo — ou melhor, que Tu tenhas tudo e eu apenas tenha a Ti". A memória entrega-se a Cristo: "Senhor, eis aqui um estojo para Ti; tira daqui o lixo existente, armazena os Teus tesouros. Permita que eu seja um repositório das Tuas verdades, das Tua promessas, das Tuas providências". A consciência intervém: "Senhor, estarei sempre ao Teu lado; serei Teu fiel registrador.
         Avisarei quando o pecador for tentado e rebaterei quando Tu fores ofendido. Testemunharei de Ti e censurarei por Ti, conduzirei nos Teus caminhos e jamais deixarei que o pecado tenha abrigo nesta alma". Os sentimentos também vêm a Cristo: "Oh!", diz o amor, "estou ansioso por Ti". "Oh!", diz o desejo, "agora encontrei aquilo que tenho procurado. Eis o Desejado das nações; aqui está pão e bálsamo para mim: isso é tudo o que eu quero". O medo dobra os joelhos em respeito e adoração: "Bem-vindo, Senhor, a Ti presto a minha homenagem. Tua palavra e Tua vara ordenarão as minhas ações; adorar-Te-ei e reverenciar-Te-ei; cairei diante de Ti e Te cultuarei". A tristeza também diz: "Senhor, o Teu desagrado e a Tua desonra, as calamidades do Teu povo e as minhas próprias iniquidades serão a causa das minhas lágrimas. Eu gemerei quando Tu fores ofendido; chorarei quando a Tua causa for golpeada". Semelhantemente, a ira coloca-se ao lado de Cristo: "Senhor, nada me irrita tanto quanto a minha insensatez contra Ti, o fato de ser tão tolo, a ponto de dar ouvidos às lisonjas do pecado e às tentações de Satanás contra Ti". O ódio também se posiciona ao lado de Cristo: "Declaro inimizade mortal aos Teus inimigos; proclamo que jamais serei amigo dos Teus adversários; declaro guerra eterna contra o pecado. Não darei trégua, não farei as pazes com ele". Assim, permita que todos os seus poderes se rendam a Jesus Cristo.
         Insisto: você deve entregar todos os seus interesses a Ele. Se reter qualquer coisa de Cristo, isso será a sua destruição (Lucas 14:33). A não ser que renuncie a tudo, no preparo e na resolução do seu coração, não pode ser discípulo de Cristo. Deve odiar pai e mãe, sim, e também a sua própria vida, em comparação com Ele, à medida que tais coisas possam estar competindo com Ele. Em resumo, você deve dar-se a Ele e tudo o que tem, sem reservas, ou então não terá parte com Ele.

Nenhum comentário: