sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O DEUS QUE CHAMA




“... perante aquele no qual creu o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem” Romanos 4:17.
        O Deus da bíblia é o Deus que chama as coisas à existência. Ele operou assim na primeira criação e também o faz na segunda criação. Os santos de Deus precisam compreender a preciosidade desse ensino para suas vidas. Tudo o que existe veio a existir porque Deus chamou. Os bilhões e bilhões de planetas e estrelas nesse tão vastíssimo universo devem a sua existência ao Deus que ordenou e tudo se fez: “Pois Ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir” (Salmo 33:9). O nosso planeta terra mostra o resplendor da majestade do Grande Criador que imprimiu em cada coisa criada “... seu eterno poder, como também a sua própria divindade...” (Romanos 1:20).
Por que Ele chamou todas essas maravilhas à existência? A resposta Ele mesmo concede aos que O temem: “Tudo quanto aprouve ao Senhor, ele o fez, nos céus e na terra, no mar e em todos os abismos” (Salmo 135:6). E precisamos estar plenamente certos que essa gigantesca e perfeita obra desse Grande Arquiteto “... declaram a glória de Deus... e anunciam as obras de suas mãos” (Salmo 19:1). Se os poderosos e eruditos deste mundo não caem prostrados para glorificar o Grande e Perfeito criador, Sua criação está fazendo isso em toda extensão desse universo.
        Outra verdade gloriosa aparece estampada no texto, é que Ele “... chama à existência as coisas que não existem”. Nada viria a existência sem o chamado do Todo-Poderoso, “... sem Ele, nada do que foi feito se fez” (João 1:3). Antes do princípio, não houve outro princípio; antes do primeiro, não houve outro primeiro; antes do alfa, não houve outro alfa.
        Da mesma maneira o Senhor está realizando a Sua obra na nova criação. Ele opera pelo chamar. Notemos a linguagem clara daquilo que Deus está operando de forma salvadora neste mundo: “... isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar” (Atos 2:39); “Para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho...” (2Tessalonicenses 2:14); “Ora, o Deus de toda graça, que em Cristo vos chamou...” (1Pedro 5:10). O trabalho Dele não mudou, porquanto é Ele quem opera a fim de que Seu Nome seja glorificado ao realizar o impossível. Sua obra agora é realizada no meio dos homens. Na primeira criação a raça humana veio a existir por meio de Adão, mas agora Ele chama à existência novas criaturas em Cristo, o segundo Adão (2 Coríntios 5:17).
        A outra preciosíssima verdade que aparece, é que Ele chama à existência aquilo que não existe. Que paupérrima existência do pobre pecador neste mundo! O pecado levou a raça humana a essa condição tão vil e desprezível, levou a uma existência oca e sem qualquer valor. Que trágico destino espera aqueles que aqui vivem apenas para servir ao pecado. Mas o evangelho chama os pecadores à existência eterna. “Quem crê no Filho tem a vida eterna”. Não é mais a vida em Adão, mas sim a vida que há no Filho de Deus. Deus está operando algo inaudito, que encanta os céus e que paralisa o reino do diabo. Pelo Evangelho ele está chamando pecadores da morte para a vida (João 5:24).

Nenhum comentário: