sábado, 20 de outubro de 2012

ORIENTAÇÕES AOS NOVOS CONVERTIDOS




Alleine

11. Cuidado para não adiar sua conversão, mas entregue-se rápida e imediatamente a Deus.
         "Apressei-me e não me detive..." (Salmo 119:60). Lembre-se e trema diante do triste episódio das virgens imprudentes, que só chegaram depois que a porta se fechou; e também do presunçoso Félix que adiou a sua conversa com Paulo para uma outra ocasião, porém não temos conhecimento de que ele teve outra ocasião. Oh, venha enquanto é dia, para que não seja endurecido pelo engano do pecado; para que o dia da graça não termine e as coisas relativas à sua paz não sejam escondidas de seus olhos. Agora a misericórdia está-o cortejando; agora Cristo está querendo estender a Sua graça a você, e o Espírito de Deus está contendendo com você. Agora os ministros estão chamando, a consciência está se agitando, o mercado está aberto e o azeite pode ser obtido; você tem a oportunidade de comprá-lo. Agora Cristo está à sua disposição. Oh, receba as dádivas da graça. Tem de ser agora ou nunca. Se desprezar essa oferta, Deus pode jurar, em Sua ira, que você jamais provará a Sua ceia (Lucas 14:24).
12. Atente conscientemente para a Palavra, como o meio designado para a sua conversão.
         Atente, eu aconselho, não de forma rotineira mas conscientemente, com o desejo, propósito, esperança e expectação de que você seja convertido pela Palavra. Ouça todos os sermões com este pensamento: "Espero que Deus venha agora; espero que hoje seja o tempo aceitável, que esse possa ser o homem pelo qual Deus vai me conduzir a Si mesmo. Quando você partilhar dos privilégios da casa de Deus, eleve seu coração a Ele, assim: "Senhor, permita que hoje seja o dia e a ocasião em que eu possa receber a Tua graça renovadora. Oh, permita que hoje se diga que alguém nasceu para Te glorificar.
Objeção: Você dirá: "Tenho sido um ouvinte da Palavra há muito tempo, contudo ela não tem sido eficaz para a minha conversão".
         Resposta: Sim, mas você não tem atentado para ela desta forma, ou seja, como um meio para a sua conversão, nem com este propósito, nem orando e esperando o feliz efeito dela.
13. Una-se ao Espírito quando Ele começar a operar em seu coração.
         Quando Ele produzir as convicções, oh, não as reprima, mas una-se a Ele e implore ao Senhor que lhe dê a conversão salvadora. "Não extingais o Espírito". Não O rejeite, não se oponha a Ele. Cuidado para não reprimir as convicções com más companhias ou negócios mundanos. Quando estiver angustiado por causa do pecado e de temores acerca de sua condição eterna, implore a Deus que não lhe dê paz senão com a renúncia completa de todo pecado, repugnando-o no íntimo da sua alma e entregando todo o seu coração, sem reserva, a Cristo. Diga-Lhe: "Ó Senhor, golpeia certo; não deixes a Tua obra incompleta. Vai ao âmago do meu coração e expurga a seiva vital de meus pecados". Submeta-se assim, pecador, ao trabalho do Espírito e ice as suas velas aos Seus ventos.
14. Estabeleça o uso constante e diligente da oração séria e fervorosa.
         Aquele que negligencia a oração é um pecador profano e não santificado. Aquele que não é constante na oração é hipócrita, a menos que a omissão seja contrária ao seu costume, sob a força de alguma tentação momentânea. Uma das primeiras coisas em que se manifesta a conversão é que ela leva os homens a orar. Portanto, dedique-se a esse mister. Que não se passe nem um só dia sem que você reserve, de manhã e à noite, algum tempo para solene oração a sós com Deus. Além disso, reúna a sua família, diária e pontualmente, para adorar a Deus com você. Ai de você se for encontrado entre as famílias que não invocam o nome de Deus (Jeremias 10:25). Devoções frias e sem vida não percorrerão nem a metade do caminho para o Céu. Seja fervoroso e insistente. A importunância vencerá; mas sem esforço o reino do Céu não será alcançado. Você precisa empenhar-se para entrar e lutar com lágrimas e súplicas, como Jacob, se quiser obter a bênção. Sem a graça você está destruído para sempre e, portanto, deve aplicar-se à oração e resolver a não admitir recusa. O homem que se fixa nesta resolução, diz: "Bem, preciso da graça, ou jamais desistirei enquanto não a obtiver; jamais deixarei de implorar sinceramente e de empenhar-me com Deus e com meu próprio coração, até que Ele me renove pelo poder de Sua graça".
15. Renuncie suas más companhias e abstenha-se das oportunidades de pecar.
         Você jamais deixará o pecado enquanto não rejeitar e renunciar as tentações do pecado. Jamais esperarei que seja convertido, enquanto não for levado a uma auto negação e fuga das oportunidades de pecar. Se você estiver mordiscando a isca, brincando na margem e corrompendo-se com a cilada, a sua alma certamente será tomada. Quando Deus, com a Sua providência, expõe os homens a tentações inevitáveis, e as ocasiões são tais que não se pode removê-las, podemos esperar uma assistência especial no uso de Seus meios; mas quando tentamos a Deus, devido corrermos para o perigo, Ele não vai envolver-Se para nos sustentar quando formos tentados. E de todas as tentações, uma das mais fatais e perniciosas são as más companhias. Oh, que esperançosos começos tais companhias têm sufocado! Oh, as almas, as propriedades, as famílias, as cidades que elas têm arruinado! Quantos pobres pecadores têm sido iluminados e convencidos, chegando quase a escapar do laço do Diabo, e têm até em parte escapado dele; contudo, as más companhias os têm finalmente retido e os têm feito sete vezes mais filhos do Inferno! Em resumo, perco a esperança em você, a menos que se livre das más companhias. Sua vida depende disso; renuncie a elas ou não poderá viver. Você vai ser pior que a mula de Balaão, indo contra o Senhor quando O vir com a espada desembainhada no caminho? Grave estas palavras com letras garrafais na sua consciência: "O COMPANHEIRO DOS TOLOS SERÁ AFLIGIDO". (Provérbios 13:20). O Senhor falou e quem irá contradizê-lo?
         E você vai enveredar-se pelo caminho da destruição quando o próprio Deus o está prevenindo? Se Deus um dia mudar o seu coração, isso se manifestará na mudança de suas companhias. Oh, tema e fuja do abismo em que tantos milhares têm sido engolidos pela perdição. Será realmente difícil você escapar. As suas companhias vão escarnecer da sua religião e vão procurar enchê-lo de preconceitos contra a rigidez, como coisa ridícula e incômoda. Elas vão adulá-lo e seduzi-lo, mas lembre-se dos conselhos do Espírito Santo: "Filho meu, se os pecadores com blandícias te quiserem tentar, não consintas. Se disserem: Vem conosco; lançarás a tua sorte entre nós; não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas; evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. O caminho dos ímpios é como a escuridão: nem conhecem aquilo em que tropeçam. E estes armam ciladas contra o seu próprio sangue, e as suas próprias vidas espreitam. (Provérbios 1:10-19; 4:15-19).
         Minha alma está perturbada em mim, ao ver quantos dos meus ouvintes e leitores estão a ponto de se perderem, tanto eles como seus familiares, por causa desta desditosa maldade, isto é, a de frequentarem tais lugares e companhias que os conduzem ao pecado. Admoesto-vos uma vez mais como Moisés a Israel: "Desviai-vos, peço-vos, das tendas destes ímpios homens..." (Números 16:26). Oh, fujam deles como se fugissem daqueles que têm chagas, feridas que lhes cobrem o rosto. São os alcoviteiros e os sedutores do Diabo; e se não escaparem, eles vos levarão à perdição e serão a vossa ruína eterna.
16. Separe um dia para humilhar sua alma em secreto, através de jejum e oração, para analisar os pecados e as misérias de seu coração.
Leia uma exposição completa dos mandamentos e escreva os deveres que omitiu e os pecados que cometeu contra cada mandamento; depois, faça uma relação dos seus pecados, e com vergonha e tristeza apresente-os ao Senhor. E se seu coração estiver verdadeiramente de acordo com os termos, una-se solenemente ao Senhor naquele concerto estabelecido na décima orientação deste capítulo, e que o Senhor lhe conceda misericórdia.
         Assim sendo, tenho-lhe dito o que deve fazer para ser salvo. Vai obedecer à voz do Senhor? Levantar-se-á e porá mãos à obra? Ó homem, o que vai responder? Que desculpa vai dar, se no final perecer por causa da sua obstinação, visto que conheceu o caminho da vida? Não duvido do bom resultado no final, se a sua própria preguiça não o destruir por negligenciar o uso dos meios tão claramente expostos aqui. Levante-se, ó indolente, e aplique-se ao trabalho. Seja atuante e o Senhor será com você.

Nenhum comentário: