sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ORIENTAÇÕES AO NAO CONVERTIDO



 Alleine
 9. Escolha as leis de Cristo como uma norma de conduta para as suas palavras, pensamentos e ações. Esta é a escolha do verdadeiro convertido. Mas lembre-se destas três regras.
1. Você deve escolher todas elas, pois, não é possível chegar ao Céu através de uma obediência parcial. Não basta cumprir as partes mais leves e fáceis da religião e deixar de lado as tarefas mais difíceis, as quais exigem uma auto - negação e uma oposição aos interesses da carne; tem de obedecer a tudo ou a nada. Aquele que é sinceramente convertido leva a sério não só os maiores pecados e as mais pesadas tarefas, como também os pequenos pecados e deveres.
2. É preciso escolher as leis de Cristo para todos os momentos — seja na prosperidade ou na adversidade. O verdadeiro convertido está determinado quanto ao seu caminho; mantém a sua escolha e não andará à mercê dos ventos nem pertencerá à religião da moda. "Apego-me aos teus testemunhos; Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até o fim. Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre. E de contínuo me recrearei nos teus estatutos". (Salmo 119).
3. Isso deve ser feito deliberada e racionalmente. O filho desobediente disse: "Irei, Senhor", mas não foi. Quão sinceramente o povo de Israel prometeu a Moisés: "Tudo o que te disser o Senhor nosso Deus, faremos". E parecia que falavam a sério, mas quando veio a provação descobriu-se que seus corações não estavam realmente inclinados a fazer o que haviam prometido (Deuteronômio 5:27-29).
         Se você for sincero em aceitar as leis e os caminhos de Cristo, estude o seu significado, a sua largura e a sua extensão. Lembre-se de que são espirituais; alcançam os pensamentos e as inclinações do coração; de modo que, se andar conforme essa regra, os seus próprios pensamentos e impulsos interiores estarão sob controle. São, também, muito rígidos e exigem uma auto - negação, os quais são bastante contrários às suas inclinações naturais. Você precisa entrar pela porta estreita, andar no caminho estreito e contentar-se em ter a sua carne restringida da liberdade que ela deseja. Em suma, são muito grandes, porque "o teu mandamento é amplíssimo". (Salmo 119:96).
         Não se fie nos mandamentos gerais, pois há muito engano neles, mas concentre o seu coração nos mandamentos específicos de Cristo. Aqueles judeus, de quem fala o profeta, pareciam tão determinados como quaisquer outros no mundo e chamaram Deus para testemunhar que estavam sendo sinceros. Entretanto, limitaram-se aos mandamentos gerais. Quando o mandamento de Deus se opôs às suas inclinações, eles não obedeceram (Jeremias 42:1-6, 43:2). Você está resolvido, pela força de Cristo, a dedicar-se à prática consciente de cada tarefa que lhe for requerida e a colocar-se contra todo o pecado por Deus proibido? Essa é a maneira de estar firmado nos estatutos de Deus para que nunca seja confundido (Salmo 119:80).
         Observe os deveres especiais que seu coração mais abomina e os pecados especiais aos quais está mais inclinado e veja se ele realmente está disposto a abandonar os pecados e a cumprir os deveres. O que você diz ao seu pecado predileto, seu pecado lucrativo? O que diz aos deveres difíceis, perigosos, desagradáveis à carne? Se hesitar aqui e não se resolver pela graça de Deus a mortificar a carne, você não é autêntico.
10. Permita que tudo isso se realize num solene concerto entre sua alma e Deus. Separe algum tempo, de vez em quando, para ficar a sós com o Senhor —buscando sinceramente a Sua especial ajuda e graciosa aceitação— sondando o seu coração, para verificar se você está desejando realmente abandonar os seus pecados, submeter-se de corpo e alma a Deus e ao Seu Serviço; servi-Lo em santidade e retidão todos os dias da sua vida.
         Ponha o seu espírito na postura mais séria possível, adequada a uma transação de tão elevada importância. Lance mão do concerto de Deus e apoie-se na Sua promessa de dar graça e força, com as quais você será capaz de cumprir a sua promessa. Não confie na sua própria força, na força de suas próprias resoluções; mas aposse-se da força Dele. Estando assim preparado, devido ter separado algum tempo para esse propósito, inicie o trabalho e solenemente, como se estivesse diante do Senhor, ajoelhe-se e elevando seus braços para o Céu abra o seu coração para Ele, orando mais ou menos assim:



"Ó Santíssimo Deus, pela paixão de Teu Filho, imploro que aceites Teu pobre pródigo, que agora se prostra diante da Tua porta. Caí da Tua graça pela minha iniquidade e sou, por natureza, filho da morte e muitas vezes mais filho do Inferno pelas práticas pecaminosas. Mas na Tua infinita graça, Tu me prometeste misericórdia em Cristo, se eu simplesmente voltar-me para Ti de todo o meu coração. Assim, pela chamada do Teu evangelho venho agora e, despojando-me das minhas armas, submeto-me à Tua misericórdia. E agora, visto que exiges, como condição de minha paz Contigo, que eu extermine meus ídolos e me oponha a todos os Teus inimigos com os quais, reconheço, tenho compartilhado contra Ti, renuncio do fundo do meu coração a todos eles, comprometendo-me firmemente Contigo a não me permitir a prática de qualquer pecado consciente, mas a empregar decididamente todos os meios preceituados por Ti, a fim de mortificar e destruir totalmente todas as minhas corrupções. E embora no passado eu tenha posto as minhas afeições no mundo, idolatra e desordenadamente, submeto o meu coração a Ti, que o fizeste, declarando humildemente diante de Tua gloriosa majestade que a firme resolução do meu coração é que eu sinceramente desejo a Tua graça, para que quando Tu me requereres eu possa pôr em prática esta resolução mediante a Tua ajuda. Desejo abandonar tudo o que aprecio neste mundo, ao invés de deixar-Te e seguir pelas sendas do pecado. Quero estar vigilante contra todas as tentações, seja na prosperidade ou na adversidade, a fim de que elas não afastem o meu coração de Ti. Rogo-Te, também, que me ajudes a não cair nas tentações de Satanás a cujas sugestões ímpias resolvo, pela Tua graça, jamais me submeter como servo. E visto que a minha justiça é como trapo de imundícia, renuncio a toda confiança nela depositada, reconhecendo que sou, em mim mesmo, uma criatura desesperançada, desamparada e destruída, sem força e sem justiça.
         "E desde que, pela Tua infinita misericórdia, tens Te oferecido graciosamente a mim, um vil pecador, para ser novamente o meu Deus através de Cristo se eu Te aceitar, conclamo o Céu e a Terra para testemunharem que neste dia eu Te declaro, solenemente, meu Senhor e Deus. Declaro com toda a reverência possível que prostro a minha alma aos pés da Tua santíssima majestade e aceito-Te a Ti, Senhor Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, como a minha porção e bem supremo, e ofereço-me de corpo e alma para ser Teu servo, prometendo e jurando servir-Te em santidade e em justiça todos os dias da minha vida. "E visto que Tu apontaste o Senhor Jesus com único meio de ir a Ti, uno-me solenemente a Ele, através de uma aliança de casamento.
         "Ó bendito Jesus, venho a Ti faminto e sedento, pobre e infeliz, miserável, cego e nu, um abominável e corrupto desgraçado, um malfeitor culpado e condenado, indigno de lavar os pés dos servos do meu Senhor, quanto mais de estar solenemente unido com o Rei da Glória. Mas tal é o Teu incomparável amor, que Te aceito como todo o meu poder e Te tomo como meu Chefe e meu "Marido", para no melhor ou no pior, na riqueza ou na pobreza, em todos os momentos e condições, para Te amar, honrar e obedecer acima de qualquer outro, até que a morte nos separe. Eu Te aceito em todos os Teus ofícios. Renuncio a minha própria dignidade e Te declaro meu Senhor e minha Justiça. Renuncio à minha sabedoria própria e Te aceito como meu único Guia. Renuncio à minha vontade própria e Te tomo por minha lei.
         "Posto que Tu me disseste ser necessário que eu sofra para reinar, assumo compromisso Contigo que aceitarei a minha sorte, seja ela qual for, e pela Tua graça correrei todos os riscos Contigo, crendo verdadeiramente que nem a morte nem a vida poderão nos separar.
         "E uma vez que Te agradaste dar-me Tuas santas leis como regra para a minha vida e o caminho em que devo andar para chegar ao Teu reino, submeto voluntariamente o meu pescoço ao Teu jugo e os meus ombros ao Teu fardo; e reconhecendo todas as Tuas leis como santas, justas e boas, tomo-as solenemente como regra para as minhas palavras, pensamentos e ações, prometendo que, embora a minha carne contradiga e se rebele, vou empenhar-me para ordenar e governar toda a minha vida conforme a Tua direção, e não negligenciarei coisa alguma que conheço ser do meu dever.
         "E sendo que pela fragilidade da minha carne estou sujeito a muitas falhas, inclino-me humildemente para pedir que as faltas involuntárias, opostas à inclinação e à resolução do meu coração, não venham a invalidar este pacto, segundo a Tua Palavra. Agora, Deus Todo-Poderoso, que sondas os corações, sabes que hoje faço este concerto Contigo, sem quaisquer fraudes ou reservas conscientes, implorando-Te que Se desvendares qualquer imperfeição ou falsidade em meu coração, possas revelar-me e ajudar-me a agir corretamente”.
"Ó Deus Pai, a quem me submeto de hoje em diante para buscar-Te como meu Deus e Pai, glória seja a Ti por proveres tal maneira de recuperar os pecadores perdidos. Glória seja a Ti, ó Deus Filho, que me amaste e me lavaste dos pecados em Teu próprio sangue, e agora Te tornaste meu Salvador e Redentor. Glória seja a Ti, ó Deus Espírito Santo, que pelo dedo de Teu poder onipotente voltaste o meu coração do pecado para Deus. Ó Santo e Supremo Jeová, Senhor Deus Onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo, és agora meu Amigo aliado e pela Tua graça infinita sou Teu servo aliado. Amém, assim seja. E permite que o concerto que fiz na Terra seja ratificado no Céu".
         Aconselho-o a fazer essa aliança não apenas no coração, mas com palavras também; não apenas com palavras, mas por escrito também; e que, com toda a reverência possível, o apresente diante do Senhor como se fosse um documento legal. E depois que tiver feito isso, pegue-o e assine-o. Guarde-o como um registro das solenes transações feitas entre Deus e você, ao qual possa recorrer em ocasiões de dúvidas e tentações.

Nenhum comentário: