sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A TRISTE CONDIÇÃO DO HOMEM NO PECADO




“Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem do caminho e vede; perguntai pelas veredas antigas; qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos” Jeremias 6:16.

         Que triste situação da nação de Israel nos dias de Jeremias! O povo estava apodrecido no pecado, sem, contudo ver sua condição. A soberba cercou suas mentes e emoções ao ponto de encobrir sua miséria diante de Deus com a enganosidade do pecado. Para eles estava tudo bem espiritualmente. Os profetas de Deus eram tidos como enganadores e cruéis, enquanto os falsos profetas eram recebidos como mensageiros celestiais.
         A situação do homem moderno é a mesma, porquanto o homem não mudou. Encaremos no verso acima citado algumas lições que mostram essa antiga e atual condição do homem escravizado ao pecado.
         Primeiramente o Senhor convida o homem a sondar o que está ocorrendo ao seu derredor: “... Ponde-vos à margem do caminho e vede...”. Por que continuar trilhando o caminho somente porque as multidões o seguem? É para o pecador parar à margem do caminho e começar a perscrutar e investigar seus motivos. Para onde estou indo? Onde está o fim desse caminho? Que destino terei depois dele?
         Em segundo lugar, o homem é chamado a um padrão de sabedoria diferente daquilo que ele sempre pensou ser sabedoria do ponto de vista humano: “... Perguntai pelas veredas antigas...”. O homem no pecado não investiga. Uma sondagem ao passado é muito importante. Importa investigar para saber o que aconteceu com aqueles que tomaram o mesmo caminho. Para onde foram os que dispuseram a viver uma vida sem Deus. Positivamente, é bom investigar qual foi o destino de homens santos que passaram por este mundo. Onde eles estão agora?
         Em terceiro lugar, o homem é convidado a buscar o bom caminho. O caminho santo; o caminho da vida; o caminho da sabedoria e do verdadeiro amor; o caminho do temor ao Senhor; o caminho conhecido pelo Senhor (Salmo 1:6). Chegou-se a este ponto de uma conclusão certa e sábia, por que, então, não tomar uma decisão definitivamente sábia e correta? Não é o Bom Caminho que está buscando? Não é segurança eterna para a alma que o pecador precisa? O problema do homem não está na sua alma? Ao parar e investigar com tanta sabedoria, não percebeu que seu problema está no coração e não no corpo?
         A triste condição do homem no pecado é vista em sua resposta à bondade de Deus conforme foi apresentada em toda extensão deste verso: “Não andaremos!”. Foi esta a resposta do povo de Israel à mensagem pregada pelos profetas naqueles dias. Eles foram taxativos: “Não Andaremos”. É esta a resposta que o homem no pecado dá a mensagem do evangelho da glória de Cristo. Não querem, não podem e nem mesmo tem prazer em andar pelo verdadeiro caminho.
         Quando Cristo chama os pecadores ao arrependimento, os contritos e quebrantados vêm a Cristo para realmente segui-Lo. Eis onde está a força libertadora do evangelho que arranca o pecador dos grilhões do pecado e da morte para servir a Cristo.

Nenhum comentário: