terça-feira, 23 de outubro de 2012

A PORTA ESTREITA



Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão” (Lucas 13:24).

         Com que clareza o Senhor Jesus adverte às multidões da necessidade de buscar com urgência a salvação de suas almas? Primeiramente Ele mostra o fato que os homens estão envolvidos em grande e iminente perigo: “Porfiai por entrar pela porta estreita...”. Homens e mulheres não sabem que estão sob a ameaça de partirem para o terror eterno a qualquer momento.
         Paira sobre nós uma aparente atmosfera de vida e liberdade, mas não passa de ser ilusão. Amigo, a morte está solta e em tenaz atividade. Ela não escolhe idade, nem raça, nem cor, nem sequer condição social. Não importa para essa inimiga se você tem saúde ou não, se tem amigos ou deixa de ter, se é boa pessoa ou é má, etc. Visite os velórios de Ribeirão Preto em qualquer dia, ou qualquer hora e você verá como a morte golpeia os homens a todo instante.
         O Senhor Jesus no texto mostra que agora é a oportunidade de escape para o pecador: “Porfiai por entrar pela porta estreita”. Que porta estreita é essa? É uma figura de linguagem de Cristo para mostrar que Deus mostrou aos pecadores uma oportunidade de escapar da perigosa condenação que aguarda as almas impenitentes. A porta estreita refere-se à salvação que Deus concede aos pecadores por meio de Cristo. A morte do Filho de Deus na cruz do calvário foi para trazer perdão e libertação aos homens perdidos: “Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores...” (1Timóteo 1:15).
         Entrar pela porta estreita é uma forma de explicar aos homens que Cristo agora é a única esperança para o pecador arrependido. Não tem outro meio. A porta é estreita porque é individual, como catraca de ônibus, só passa um por vez. Aproveite amigo, e agora mesmo, arrependido de seus pecados peça a Cristo Jesus para lhe salvar e perdoar suas ofensas perante Deus.
         Outro detalhe no texto lido é que nosso Senhor mostra que um dia será tarde demais: “...muitos procurarão entrar e não poderão”. A chance para escapar é agora, não depois da sua morte. Aproveite agora que você pode ouvir a mensagem! Aproveite agora quando Deus tem lhe cercado de favores materiais, a fim de que você possa encontrar o caminho. Aproveite agora enquanto a porta estreita está aberta, porque depois será muito tarde. Muitos acordam na eternidade tentando escapar dos terrores eternos, mas aí já não há mais qualquer possibilidade de escape.

Nenhum comentário: