quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A VELHA HISTÓRIA (4 de 4)



Spurgeon
II. Em segundo lugar, um ou dois pontos A MODO DE EXORTAÇÃO.
         Homem cristão, crês que os teus pecados têm sido perdoados e que Cristo tem feito uma expiação completa por eles. O que te diremos a ti? A ti, dir-te-emos, em primeiro lugar, que deves ser um cristão jovial! Que deves viver por cima das provas e dos problemas comuns do mundo! Já que o teu pecado tem sido perdoado, que importância tem o que te aconteça agora? Lutero dizia: “Golpeia-me, Senhor, golpeia-me, porquanto o meu pecado foi perdoado. Se Tu te dignaste perdoar-me, golpeia-me tão duramente como queiras.” Era como se um menino sentisse que tinha feito algo mau, e não se importasse que o seu pai o pudesse chicotear, se no fim o perdoava. Penso que tu podes dizer: “Envia-me enfermidade, pobreza, perdas, cruzes, calúnias, perseguição, o que queiras, Tu tens-me perdoado e a minha alma está contente e o meu espírito regozija-se.”
         E então, Cristão, se és salvo e Cristo realmente tomou o teu pecado, enquanto és feliz, sê agradecido e cheio de amor. Aferra-te a essa cruz que limpou o teu pecado; serve a Quem te serviu. “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Rom 12:1 ACF) “Amo o meu Deus com um zelo tão grande, que poder-Lhe-ia dar tudo” Mas não cantes estas palavras, a menos que as sintas verdadeiramente. Oh, sente-las a sério! Não há nada que faças na tua vida porque pertences a Cristo? Não estás ansioso, alguma vez, por mostrar o teu amor com algumas mostras expressivas? Amas aos irmãos Daquele que te amou a ti. Se houver algum Mefibosete em algum lado que coxeia ou está aleijado, ajuda-o por causa de Jônatas. Se há algum pobre crente aflito, tenta chorar com ele, e leva a sua cruz por causa Daquele que chorou por ti e levou os teus pecados.
         E ainda mais, Cristão, se for certo que há uma expiação feita pelo pecado, proclama-a, proclama-a, proclama-a; “nem todos podemos pregar,” dirás tu; não, mas proclama-a, proclama-a. “Não poderia preparar um sermão”; proclama-a, conta a história, comenta o mistério e a maravilha do amor de Cristo. “Mas nunca terei uma congregação”; conta-a em tua casa, comenta-a junto à chaminé. “Mas só tenho meninos muito pequenos”; então conta-a a eles e deixa-os conhecer o doce mistério da cruz e a bendita história Daquele que viveu e morreu pelos pecadores. Conta-a, porque não sabes em que ouvidos possa cair. Conta-a frequentemente, porque assim terás uma maior esperança de converter os pecadores a Cristo.   Se careceres de talento, se não tens os dons da oratória, sê alegre das tuas carências e glorifica-te na tua debilidade para que o poder de Cristo descanse sobre ti, mas de todas as maneiras, conta-a. Às vezes, alguns jovens lançam-se a pregar, mas fariam melhor controlando as suas línguas, há muitos outros que possuem dons e habilidades que poderiam utilizar para Cristo, mas parece-nos que têm a língua amarrada.
         Tenho dito frequentemente que se alistas um jovem no exército, ele tem sempre algo que fazer, e ele põe o seu coração nisso; mas se o mesmo jovem se une a uma igreja, então o seu nome fica no livro de registros, e ele foi batizado, e assim sucessivamente, e ele pensa que não tem nada mais que fazer a esse respeito. Irmãos, eu não gosto de ter membros na igreja que sintam que podem descarregar a responsabilidade nuns quantos, enquanto eles mesmos se sentam tranquilos. Essa não é a maneira de ganhar batalhas. Se na batalha do Waterloo, nove de cada dez dos nossos soldados houvessem dito: “Bem, não precisamos de batalhar; deixaremos que lutem uns poucos, ali estão; deixemo-los que vão e façam tudo.” Se eles tivessem dito isto, logo teriam sido feitos em pedaços. Todos têm de assumir o seu turno, a cavalaria e a infantaria e a artilharia; homens com armas ligeiras e toda a classe de homens; devem partir para a refrega; sim, e até os guardas, se são mantidos como reserva até ao fim, ainda podem vir a ser chamados, —“Guardas, preparados e à carga”; e se houver alguns entre vós aqui que sejam como anciãos ou anciãs que pensam que são como os guardas que devem ser dispensados do conflito pesado, ainda assim, preparados e à carga, pois agora o mundo necessita de todos vós, e posto que Cristo vos comprou com o Seu sangue, suplico-vos que não estejais tranquilos até que tenhais brigado por Ele, e tenhais obtido a vitória por meio de Seu nome. Proclamai a expiação; proclamai-a, proclamai-a; com voz de trovão, proclamai-a; sim, com muitas vozes misturadas como o som de águas rugientes; proclamai-a até que os habitantes do mais remoto deserto tenham escutado a sua proclamação. Proclamai-a, até que não haja jamais, nem uma choça na montanha onde não se saiba dela, nem um navio sobre o mar onde a história não tenha sido contada. Proclamai-a, até que não haja nem mais um beco escuro que não tenha sido iluminado pela sua luz, nem uma guarida detestável que não tenha sido limpa pelo seu poder. Proclamai a história de Cristo que morreu pelos ímpios.
         Concluirei este sermão com uma palavra de aplicação prática para os incrédulos. Oh incrédulo, se Deus não pode perdoar, e não perdoará os pecados de homens arrependidos, se Cristo não assume o Seu castigo, tem a certeza que Ele te trará a juízo. Se Cristo, o Filho de Deus, foi golpeado por Deus ao imputar--Lhe o pecado, como não terá de te golpear a ti, que és Seu inimigo, e tendo os teus próprios pecados sobre a tua cabeça? Deu a impressão que Deus fez um juramento no Calvário —pecador, escuta-o! —, parece que Ele fez um juramento dizendo: “Juro pelo sangue de Meu Filho que o pecado deve ser castigado”, e se não é castigado em Cristo por conta de vós, será castigado em vós por causa de vós mesmos. Cristo é teu, pecador? Morreu por ti? Puseste a tua confiança Nele? Se o tens feito, Ele morreu por ti. Dizes “Não, eu não pus a minha confiança Nele”? Então, recorda, que se vives e morres sem fé em Cristo, por cada palavra vã e por cada ato ilícito que tenhas feito, ponto por ponto, e golpe por golpe, a vingança deve castigar-te.
         Uma palavra adicional de aplicação prática para vós. Se Deus tem feito a expiação em Cristo e tem aberto um caminho de salvação, qual não será a culpa dos que tratam de abrir outro caminho; dos que dizem “Serei bom e virtuoso; assistirei às cerimônias; eu me salvarei a mim mesmo”? Que louco és, tens insultado a Deus no Seu ponto mais delicado, posto que tens insultado o Seu Filho. Tens dito “Posso resolver isso, sem esse sangue”; de fato, tens pisoteado o sangue de Cristo e tens dito “Não necessito dele”. Oh, se o pecador que se arrepender não será condenado, com quantos terrores acumulados será condenado o que, além da sua impenitência, empilha afrontas sobre a Pessoa de Cristo, ao querer estabelecer a sua própria justiça. Deixa-a; deixa os teus farrapos, nunca poderás fazer um vestido com eles; abandona o teu tesouro aos poucos roubado; é uma falsificação; renuncia a ele. Aconselho-te que compres de Cristo um vestido fino, para que possas estar devidamente vestido, e também ouro fino para que possas ser rico.
         E considerai isto, cada um de vós que me está ouvindo! Se Cristo tem feito expiação pelos ímpios, então permiti que esta pergunta circule, permiti que circule pelos corredores e pela galeria, e que ressoe em cada coração, e que seja repetida por cada lábio: “E por que não para mim também?” “E por que não para mim também?” Tem esperança, pecador, tem esperança; Ele morreu pelos ímpios. Se se dissesse que morreu pelos piedosos, não haveria esperança para ti. Se estivesse escrito que morreu pelos bons, pelos excelentes e pelos perfeitos, então não terias nenhuma oportunidade. Mas Ele morreu pelos ímpios, e tu és um deles. Que razão podes argumentar para concluir que Ele não morreu por ti? Escuta-me, homem; isto é o que Cristo te diz: “Crê, e serás salvo”; isto é, confia, e serás salvo. Põe a tua alma nas mãos Daquele que levou a tua carga sobre a cruz; confia Nele agora. Ele morreu por ti; a tua fé é a melhor evidência para nós, e para ti é a prova de que Cristo te comprou com o Seu sangue. Não te demores; não esperes por chegar a casa para ofereceres uma prece. Confia agora em Cristo com toda a tua alma. Não tens nada mais em que confiar; apoia-te nEle. Vais para baixo; vais para baixo. As ondas estão formando redemoinhos ao teu redor e logo te vão tragar, e ouvirás o seu gorgolejo quando te estejas afundando. Olha, Ele estende-te a Sua mão. “Pecador,” diz-te Ele, “Eu sustentar-te-ei; ainda que as ondas ardentes do Inferno colidam contra ti, eu livrar-te-ei delas, confia, só, em Mim.” O que dizes a isto, pecador? Confiarás Nele? Oh minha alma, recorda o momento em que confiei nEle pela primeira vez! Há gozo no Céu quando um pecador se arrepende, mas dificilmente creio que seja um gozo maior ao gozo do pecador arrependido quando encontra a Cristo pela primeira vez.
         Para mim foi tão simples e tão fácil quando o soube. Só tinha de olhar e viver, só tinha de confiar e ser salvo. Ano após ano tinha estado correndo daqui para lá, tratando de fazer o que já tinha sido feito, para estar preparado para aquilo que não requeria nenhuma preparação. Oh, quão feliz foi o dia em que me aventurei a passar pela porta aberta de Sua misericórdia, sentar-me à mesa preparada de Sua graça, e comer e beber sem perguntar nada! Oh alma, faz o mesmo! Anime-te. Confia em Cristo, e se Ele te rechaça havendo tu confiado Nele — então a minha alma pela tua, quando nos encontrarmos à frente, no tribunal de Deus; eu serei a tua prenda e a tua promessa no último grande dia, se o necessitares; mas Ele não pode rechaçar, nem rechaçará a ninguém que venha a Ele por meio da fé. Que Deus nos aceite e nos abençoe a todos, por meio de Jesus Cristo! Amém.

Nenhum comentário: