segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AS DUAS PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM (20)




Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas  (Jeremias 2:13).
         Caro leitor, que em nossos corações estejamos humildes e capacitados para encarar a loucura da queda. Estou convicto que habitando neste império das trevas somos tomados pelo engano; pensamos sempre que o pecado é algo superficial; que os resultados são vistos apenas naquilo que nossos olhos podem ver e naquilo que comumente sentimos. Somos humanistas e odiamos a verdade de Deus a nosso respeito. A linguagem de Deus por meio do profeta Jeremias foi que Jerusalém havia deixado o Senhor. Essa foi a catastrófica decisão: “...a mim me de deixaram, o manancial de águas vivas...”. Foi algo seríssimo, porquanto causou um impacto em toda criação; Toda criação é convidada a ver a contemplar estupefata essa louca decisão.
         Foi assim na queda em Adão, porque ao deixar o “manancial de águas vivas”, o homem culpado trocou a fonte de Paz pelo medo e preocupação. Doravante vemos o homem correndo de Deus; correndo do amor eterno; se escondendo do perfeito bem, do lugar seguramente inabalável. Eis aí a loucura do pecado, porquanto o pecado infunde no íntimo de que Deus é um ser perigoso, terrorista, cruel, indigno de confiança, por isso deve ser rejeitado e odiado. Satanás, o esperto pai da mentira alicia os corações enganosos, iludindo-os com a sensação de bem-estar. Ele afirma dolosamente que sua instituição é a mais segura que existe; que o mundo é o melhor para achar acomodação e proteção. Satanás, o mundo e o pecado afirmam que as provisões desta vida são inabaláveis e extremamente fortes. Satanás chega com flores e adorna o íntimo do homem, declarando ser forte e capaz de guardá-lo; de que nenhuma ameaça lhe abalará; que o mal está distante e que não precisa haver qualquer desespero.
         Satanás também encobre as realidades eternais; ele tapa a visão do homem (2 Coríntios 4:4); ele conduz os cegos com linguagem sedutora e esperta, mantendo-os confortados em plena escuridão. Homens e mulheres não percebem que habitam no meio de verdadeiros explosivos da alma; não percebem que estão sendo usados e aliciados no íntimo; que estão algemados em suas mãos e que grilhões pesados mantêm seus pés presos na enorme penitenciária do pecado. Eles confiam demasiadamente neles mesmos e não percebem que milhões de elementos perigosos e invisíveis os cercam e os manipulam na mente e nos seus sentimentos. Eles são levados continuamente a apalpar seus deuses; suas mãos sempre estão tocando em seus ídolos e vozes sussurram em seus corações: “Esses são seus deuses, podem confiar neles”.
         Mas, ao lançar para traz de si a fonte de paz, certamente é impossível encontrar uma habitação segura neste mundo. O mundo em si é um lugar de extremos perigos, porquanto o império das trevas é um lugar de poderosos terroristas espirituais (Efésios 6:12), e os homens não podem perceber essas coisas. Para os homens no pecado o mundo é deles e não tem ninguém mais aqui, a não ser os homens. Eles desconhecem o fato que são poderes invisíveis que dominam este mundo; que homens e mulheres não passam de joguetes em suas mãos; que o alvo de satanás é ser igual a Deus (Isaías 14:13). O engano do pecado lhes faz a desconsiderar a morte e que logo vão deixar este mundo e enfrentarão as realidades eternas. Eles não percebem que seus corações estão enfeitiçados por esta vida transitória, por este reino enganador e estão sendo manipulados pelo orgulho de seus corações endurecidos e revoltados contra Deus.
         Por fora estão cercados pelas paixões dos olhos, da carne e pela soberba da vida (1João 2:16), mas por dentro, ocultos em seus corações estão os abalos de uma alma que treme; constantemente a morte chega para lhes saudar e marcar-lhes suas mãos e testas, declarando-lhes que logo voltará para levar-lhes para as mandíbulas do inferno. Tudo é incerto e inseguro em seus corações; a casa interior deles está abalada, enquanto seus inimigos zombam e escarnecem deles.
         Ó caro leitor, que momento precioso é este para que você acordado e chacoalhado pela verdade bíblica possa agora mesmo se humilhar e suplicar as misericórdias do Senhor, pedindo-Lhe socorro e livramento para sua alma aflita e desesperada.






Nenhum comentário: