sábado, 13 de outubro de 2012

AS MISÉRIAS DO NÃO CONVERTIDOS



 Alleine
1. O Deus infinito está engajado contra vocês. Não é porção pequena da vossa miséria o fato de vocês estarem sem Deus. Vejam como Mica perseguiu, chorando, os danitas: "Os meus deuses... me tomastes... o que mais me fica agora?" (Juízes 18:24). Oh, como devem lamentar-se, então, aqueles que estão sem Deus, os quais nada podem reivindicar dEle sem cair na usurpação! Quão penetrante foi o lamento de Saul na sua situação extrema: "... os filisteus guerreiam contra mim, e Deus Se tem desviado de mim..." (I Samuel 28:15). Pecadores, o que farão no dia da visitação do Senhor? Para onde fugirão a fim de obter auxílio? Onde deixarão a vossa glória? O que farão quando os filisteus vos perseguirem, quando o mundo vos apresentar a vossa despedida eterna, quando precisarem dizer adeus aos amigos, às casas e às terras, para sempre? O que farão, então, aqueles que não têm um Deus a quem recorrer? Irão apelar para Ele? Irão implorar a Sua ajuda? Ai de vocês, Ele não vai reconhecê-los como filhos, não vai dar-vos atenção, mas vos mandará embora, dizendo: "Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade". (Mateus 7:23).
         Aqueles que sabem o que é ter um Deus a quem recorrer, um Deus em quem viver — conhecem um pouco a terrível miséria de viver sem Deus. Isto fez com que um homem santo clamasse: "Deixem-me ter Deus ou nada ter. Deixem-me conhecê-lO e à Sua vontade e àquilo que Lhe agrada; e que eu possa ter gozo Nele ou jamais terei entendimento para conhecer alguma outra coisa!"
         Mas vocês não estão somente sem Deus; Deus está contra vós. Oh, se Deus permanecesse neutro, embora não os reconhecesse como filhos nem os ajudasse, a vossa situação não seria tão profundamente miserável. Ainda que Deus desistisse das pobres criaturas a favor da vontade de seus inimigos para que fizessem o pior com elas, e embora as entregasse aos atormentadores para que os demônios as dilacerassem e as torturassem até o máximo dos seus poderes e habilidades, isso não seria tão horrível como a plena ira divina. Mas o próprio Deus vai colocar-Se contra os pecadores; e, acreditem: "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo". (Hebreus 10:31). Não há amigo como Ele, mas também não há inimigo como Ele. Assim como o Céu está acima da Terra, a onipotência acima da impotência, assim também é mais terrível cair nas mãos do Deus vivo do que nas garras de ursos e leões, sim, de feras ou demônios. O próprio Deus será o vosso atormentador; a vossa destruição virá da presença do Senhor (II Tessalonicenses 1:9).
         Se Deus é contra vocês, quem será por vocês? "Pecando o homem contra o homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra o Senhor, quem rogará por ele?" (I Samuel 2:25). "Tu, tu és terrível; e quem subsistirá à tua vista se te irares?" (Salmo 76:7). O que ou quem vos libertará das Suas mãos? O dinheiro? "Não aproveitam as riquezas no dia da ira..." (Provérbios 11:4). Reis ou guerreiros? Não: "... e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro; porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?" (Apocalipse 6:15-17).
         Pecador, penso que você deve sentir isso como um punhal no seu coração, isto é, saber que Deus é seu inimigo. Oh, para onde irá você? Onde se abrigará? Não há esperança para você, a menos que deponha as suas armas, peça perdão e consiga que Cristo Se posicione como seu amigo e Se reconcilie consigo. Se não for assim, então pode ir para algum deserto horrível e lá definhar em tristeza, e enlouquecer por causa da angústia do coração e do horrível desespero. Mas em Cristo há uma possibilidade de misericórdia, há até mesmo uma oferta de misericórdia para você, no sentido de que possa ter Deus mais a seu favor do que contra você — como Ele está agora. Mas se não renunciar aos seus pecados nem se voltar completa e determinadamente para Deus, através de uma sincera conversão, a ira de Deus permanecerá sobre você e Ele Se proclamará contra você, como declara o profeta: "Por isso assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu, sim, eu, estou contra ti...". (Ezequiel 5:8).
         (1) A Sua face está contra você. "A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da Terra a memória deles". (Salmo 34:16). Ai daqueles contra quem Deus põe a Sua face. Quando Ele simplesmente olhou para o exército dos egípcios, quão terrível foi a consequência! "E porei o meu rosto contra o tal homem e o farei um espanto, um sinal e um provérbio, e arrancá-lo-ei do meio do meu povo; e saberei que eu sou o Senhor". (Ezequiel 14:8).
         (2) O Seu coração está contra você. Ele odeia todos os que praticam a iniquidade. Homem, o seu coração não treme ao sentir que você está sendo objeto da ira de Deus? "... ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não seria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face..." (Jeremias 15:1). " ... porque se angustiou deles a minha alma, e também a sua alma teve fastio de mim". (Zacarias 11:8).
         (3) Todos os Seus atributos estão contra você. A Sua justiça é como uma espada flamejante desembainhada contra você. "Se eu afiar a minha espada reluzente e travar do juízo a minha mão, farei tornar a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos meus aborrecedores. Embriagarei as minhas setas de sangue". (Deuteronômio 32:41-42). Tão exata é a justiça, que de modo nenhum inocentará o culpado. Deus não o absolverá, Ele não o terá por inocente, mas requererá todo o débito pessoalmente de você, a menos que possa reivindicar que pertence a Cristo pela expiação na cruz. Quando o pecador esclarecido considera a justiça, vê a balança na qual deve ser pesado e a espada pela qual deve ser executado, sente um terremoto em seu peito, mas Satanás mantém isso fora da vista e persuade a alma, enquanto pode, de que o Senhor é misericordioso e, assim, a embala adormecida no pecado. A justiça divina é exata; ela precisa ser satisfeita até o mais ínfimo detalhe. Ela proclama: "...a indignação e a ira... tribulação e angústia, sobre toda a alma do homem que obra o mal... " (Romanos 2:8-9). Ela amaldiçoa "...todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las". (Gálatas 3:10). A justiça de Deus para o pecador não perdoado que tem consciência da sua culpa, é mais terrível do que a visão do credor para o devedor falido, do juiz e do júri para o ladrão, ou dos grilhões e da força para o assassino culpado. Quando a justiça julga a vida e a morte, que terrível trabalho ela faz com o pecador infeliz! "...Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes". "...Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno". (Mateus 22:13; 25:41). Essa é uma terrível sentença que a justiça pronuncia. Pecador, é por esta severa justiça que você será julgado; e assim como Deus vive, você ouvirá essa sentença mortal, a menos que se arrependa e seja convertido.
         A santidade de Deus está contra você. Ele não está apenas zangado com você — assim como Ele pode estar com Seus filhos — mas Ele tem um desprazer habitual e fixo contra você. A natureza de Deus é infinitamente contrária ao pecado e, portanto, não pode ter prazer num pecador que não está em Cristo.
         Oh, que miséria é esta, a de estar fora da graça, sim, sob a ira de Deus; esse Deus que poderia mais facilmente deixar de lado a Sua natureza e deixar de ser Deus do que deixar de estar contra você e de detestá-lo, a não ser que você seja transformado e renovado. Oh, pecador, como você ousa pensar a respeito do brilhante e radiante Sol da pureza, ou da magnificência da glória da santidade de Deus? "...as estrelas não são puras aos seus olhos". Ele "se curva para ver o que está nos céus e na Terra". (Job 25:5; Salmo 113:6). Oh, esses olhos penetrantes de Deus! O que eles enxergam em você? E ainda não tem interesse em Cristo, para que Ele implore a seu favor? Acho que Ele deve ouvir você clamando, atônito, com os bete-semitas: "Quem poderia estar em pé perante o Senhor, esse Deus santo?"
         O poder de Deus está apontado como um poderoso canhão contra você. A glória do poder de Deus será demonstrada na surpreendente confusão e destruição daqueles que não obedecem ao Evangelho. Ele fará conhecido o Seu poder neles (Romanos 9:22), atormentando-os poderosamente. Foi com essa finalidade que Ele os levantou: "para que pudesse fazer conhecido o seu poder". (Romanos 9:17). Ó homem, você é capaz de contender com o seu Criador?

Nenhum comentário: