sábado, 20 de outubro de 2012

AS DUAS PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM (26)





Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas  (Jeremias 2:13).
         Caro leitor é bom que vejamos em que condição o pecado deixou essa raça, tombada inerte no pecado! Veja como a morte domina cada ser humano! Veja essas verdades tremendas do ponto de vista de Deus! Encaremos o homem não de uma perspectiva mundana, carnal e incrédula, mas sim friamente considerando sua condição pecaminosa segundo as santas palavras inspiradas. Ó como somos tardios para compreender as coisas segundo a verdade que nos foi revelada! Ó quão grande é a nossa insensatez, porquanto vemos a morte sempre do ponto de vista físico! Caro leitor, a mais tremenda e poderosa morte – a morte espiritual que assumiu o controle do homem em Adão. O corpo inerte, frio numa tumba em nada pode ser comparado à condição do homem interior, do homem no coração, o verdadeiro homem visto por Deus, que foi atingido pelo golpe certeiro e letal da morte espiritual.
         Tomemos a palavra e com essa ferramenta que nos foi dada pelo Espírito examinemos bem os cadáveres espirituais. Primeiro, tomemos seu pulso. Veja como seu coração está espiritualmente parado, não há qualquer sinal de pulsação vindo do Espírito de Deus. Não há sangue do novo nascimento correndo em suas veias, por isso esse cadáver está frio, paralisado para Deus e para as coisas de Deus. Você fala, você grita, você chora, você clama, mas ele não ouve. Todas as doutrinas poderosas do pecado, do inferno, da culpa, da lei, da punição eterna, da responsabilidade do pecador, do seu merecimento do castigo, etc. nada disso pode despertar o perdido para Deus. Ele está alheio à vida de Deus, porquanto tudo o que funciona nele está ligado ao curso deste mundo (Efésios 2:2). É um cadáver que boia na correnteza deste mundo, sendo levado em direção ao abismo.
         Seus olhos espirituais estão parados, não há sinal de atividade. Mostremos a ele todas as maravilhas do Senhor, a glória de Deus, o amor inefável Dele, a bondade do Senhor e as riquezas da Sua misericórdia; pintemos em vívidas cores o cenário da cruz; mostremos o sofrer do Filho de Deus, como foi Sua entrega ali, sendo sacrificado pelo Pai e atingido pela Ira de Deus, a fim de ser o substituto perfeito dos pecadores. Mesmo assim, nada lhe traz qualquer emoção, nada pode lhe levar a amar e admirar tanto amor e tanta riqueza da graça e da misericórdia. Não há qualquer reação santa e humilde de sua parte; não há qualquer evidência de desejos por amar a Deus e viver por Ele.
         Olhe também seus pés, porque estão paralisados; não funcionam para andar pelo caminho da retidão que leva ao céu. Não há sinal de que há impulso para se erguer e se mobilizar com os santos em santo combate contra o mal. Não há um mínimo de desejo por obediência a Deus nas mais simples coisas desta vida, como ir adorar a Deus com o povo de Deus, como fugir do mal e batalhar contra a carne, o mundo e o diabo. Suas disposições estão ligadas a este mundo e recebe energia para descer com a multidão pelo caminho largo.
         Olhe também suas mãos, elas realmente se movem, mas para servir ao pecado. Estão aptas para oferecer sacrifício aos seus ídolos e com toda disposição estão separadas para a prática da maldade. Elas estão sujas, mas o morto não percebe essas imundícies. Veja a boca, porquanto dali procedem tantas maldades, infâmia, amargura e imoralidades.
         Caro leitor ao lidar com os homens estamos entrando no território da impossibilidade. Quem pode modificar o morto? Será que há alguma igreja capaz de recuperar o homem? Ora, sabemos bem que não há possibilidade de recuperar mortos, porque morto é morto. Somente Aquele que veio para dar vida aos mortos (João 5:24) é capaz de expor essas maravilhas ao mundo. Uma alma salva causa grande impacto no reino dos mortos! Uma alma que agora segue a Cristo é obra inaudita de Deus; é a força incrível da graça chamando pecadores ao arrependimento e transformando todo seu ser, vivificando o homem inteiro para Deus!
          

Nenhum comentário: