segunda-feira, 22 de outubro de 2012

AS DUAS PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM (27)




Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas  (Jeremias 2:13).
         Caro leitor examinemos cautelosamente os efeitos trágicos e eternos da terrível rebelião do homem na queda. Todo meu intenso trabalho aqui será extremamente débil para mostrar o tão poderoso e desastroso efeito da rebelião da raça ali no Éden. Mas, mesmo tendo tão pouca luz sei que o Senhor usará de misericórdia e recompensará meus esforços em publicar essas verdades para aqueles que amam a verdade e querem conhecer de perto a grandeza da misericórdia de Deus.
         Já pudemos ver o que significa trocar a fonte da vida pela morte. Avancemos um pouco mais para sabermos que a raça trocou a fonte de glória pela miséria. Ó quanto os homens desconhecem isso! A decisiva desobediência atirou cada um dos filhos de Adão para longe da glória de Deus: “Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Penetremos um pouco mais para que conheçamos o real significado dessa verdade que nos foi revelada na Palavra.
         No pecado homens e mulheres estão fisicamente destituídos da glória de Deus. Veja amigo, a miséria na qual se encontra nossos corpos! Veja como sobressaem os vestígios da morte em nossos corpos de humilhação! Veja como foi desfeita toda beleza e que tudo aquilo que agora parece deslumbrante e belo aos nossos olhos não passa de ser uma mera erva que pode ser pisoteada e esmagada pelos poderes que comandam este mundo. O que restou em nossos corpos, senão os sinais e vestígios da ira de Deus? Homens e mulheres lutam, trabalham em vão, porquanto estão trabalhando para o nada; a cada dia os sinais da morte manifestam em nossos corpos mortais; estão declarando que estamos em plena decomposição; estão afirmando que caminhamos para o fim e que o lugar para esses corpos feitos de barro é a sepultura.
         A sabedoria revelada nos mostra que os povos fazem; que a correria dos homens em cada cidade, que toda expectativa de uma melhora, de que terão saúde, prosperidade, que realmente são capazes de driblar a morte não passa de ilusão. Em cada cidade os cemitérios mostram que ali é o lugar onde os homens depositam toda sua glória, orgulho e vaidade. Homens e mulheres estão escorregando em direção ao abismo eterno, mas o engano do pecado não permite que eles percebam isso. Ora, todo esforço deles e todo empenho por uma vida melhor aqui é miséria; tudo resulta em completa falácia. As alegrias resultantes daquilo que receberam são imediatamente ofuscadas pela miséria, solidão, desespero e certeza de que amanhã terão que retornar aos seus labores. Aquilo foi conquistado anteriormente estão guardados em suas casas ou noutros cofres fortes, mas eles ocasionam maiores preocupações, porque estão guardados onde ladrões roubam e facilmente enferrujam por causa do tempo.
         Ó caro leitor, quanto engano militam no coração dos homens! Foram atirados para longe da glória de Deus e acham que mesmo assim podem estar cercados de sua própria glória. Não sabem que em todos os lugares os homens, pobres ou ricos, cultos ou analfabetos estão na mesma situação. Estão lutando pelo mesmo ideal, pela sobrevivência aqui; lutam na esperança de estabilizar algo que jamais pode ser firmado; de estruturar coisas que jamais podem manter de pé. O mundo é o lugar de juízo, por baixo daquilo que é apenas aparência está o inferno; o mundo é o lugar onde militam as poderosas forças angelicais lideradas por satanás; a morte trabalha incansavelmente e cada dia tem sua recompensa em empurrar vítimas fatais para o faminto inferno.
         O evangelho traz aos leitores a mensagem que Cristo Jesus é o grande e glorioso Salvador e Senhor. Ele está perto e pronto para salvar aquele que de todo coração for a Ele, invocando o Seu Nome.

Nenhum comentário: