quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ORIENTAÇÕES AO NÃO CONVERTIDO



 Alleine
(2) Aquele pecado particular ao qual você está mais inclinado.
         Procure descobrir todos os agravos dele; repare bem no seu coração que todas as ameaças de Deus contra ele. O arrependimento guia diante de si o elenco todo, mas especialmente atira a flecha naquele pecado de estimação e o destaca dos demais, a fim de destruí-lo. Oh, esforce-se para tornar esse pecado odioso à sua alma e duplicar a sua defesa e as suas resoluções contra ele, pois é o mais desonroso a Deus, e também o mais perigoso para você.
3. Procure ter no coração um profundo sentido de sua miséria atual.
         Leia e releia atenciosamente o capítulo anterior e ponha-o no seu coração. Lembre-se, quando se deitar, de que existe a possibilidade de acordar nas chamas eternas; e quando se levantar, lembre-se de que antes de chegar a noite, talvez faça a sua cama no Inferno. Não significa nada para você o fato de viver nesse estado de medo, cambaleando à beira do abismo; viver sujeito às doenças que, se o acometerem, o enviarão direto para as chamas ardentes? Suponha que tenha visto um ímpio condenado e suspenso sobre a terrível fornalha flamejante de Nabucodonosor, seguro apenas por um cordão prestes a romper-se; isso não abalaria o seu coração? Você é esse homem; é exatamente esse o seu caso, ó homem, ó mulher, que lê isto, caso ainda não seja convertido. O que acontecerá se a linha da sua vida se quebrar — e você não sabe se isso acontecerá na próxima hora, no próximo momento—, para onde irá, então? Onde é que vai cair? Na verdade, quando essa linha se arrebentar você vai cair no lago que arde com fogo e enxofre, onde ficará para todo o sempre, caso venha a morrer no estado em que se encontra. E a sua alma não treme à medida que você lê? As suas lágrimas não molham o papel e o seu coração não palpita em seu peito? Você ainda não começou a bater no peito e a pensar no quanto precisa mudar? Oh, de que é feito o seu coração? Não apenas tem perdido todo o respeito a Deus, mas também todo o amor e piedade por si mesmo?
         Oh, reflita sobre a sua miséria até que seu coração clame por Cristo tão ardentemente como aquele que está se afogando clama por um barco ou o ferido por um médico. Os homens precisam ver o perigo e sentir o sofrimento das suas dores e doenças mortais, ou Cristo será um médico inútil para eles. O homicida involuntário corre para a cidade de refúgio, quando perseguido pelo vingador do sangue; mas os homens precisam até mesmo serem forçados e tirados de si mesmos, ou nunca se chegarão a Cristo. Foram a tristeza e o desespero que fizeram o pródigo voltar. Enquanto Laodiceia se considerar rica, pródiga em bens, sem necessidade de nada, há pouca esperança. Ela precisa estar profundamente convencida da sua desventura, cegueira, pobreza e nudez antes de se voltar para Cristo, a fim de adquirir o Seu ouro, vestimentas e colírio. Portanto, mantenha abertos os olhos da consciência, contemple a sua miséria tanto quanto possível, não fuja da visão dela por temer que o encha de terror. O fato de sentir a sua miséria é como se fosse a supuração da ferida, o que se faz necessário para que haja cura. É melhor temer agora os tormentos que o esperam, do que senti-los na vida futura.
4. Proponha em seu coração que é preciso procurar ajuda fora de si mesmo e fora de seus feitos.
         Não pense que por orar, ler e ouvir a Palavra de Deus, confessar os pecados e corrigir-se você efetuará a cura. Todas essas são necessárias, mas você estará destruído se confiar apenas nelas. Você será um homem perdido se esperar escapar do afogamento agarrando-se a outra tábua de salvação, senão a Cristo. É preciso despir-se de si mesmo, renunciar à sua própria sabedoria, à sua própria justiça, à sua própria força, e lançar-se completamente sobre Cristo, caso contrário, não escapará. Enquanto os homens confiarem em si mesmos, estabelecerem a sua justiça própria, e confiarem na carne, não buscarão a salvação em Cristo. É preciso saber que seu lucro é perda, sua força é fraqueza, sua justiça é trapo de imundícia, antes que haja uma união eficaz entre Cristo e você. Será que o corpo sem vida pode livrar-se de sua mortalha e soltar os laços da morte? Se pode, então você poderá recuperar-se, estando morto em delitos e pecados e sob a impossibilidade de servir o seu Criador de modo aceitável, nas condições em que se encontra. Por conseguinte, quando orar, meditar ou realizar qualquer de suas obrigações aqui mencionadas, saia de si mesmo e peça a ajuda do Espírito, como que sem esperança de fazer qualquer coisa que agrade a Deus com suas próprias forças. Contudo, não negligencie as suas obrigações. Enquanto o eunuco lia a Palavra de Deus, o Espírito Santo enviou-lhe Filipe. Quando os discípulos estavam orando e Cornélio e seus amigos o ouviam, o Espírito Santo veio sobre eles e os encheu com a Sua plenitude!
5. Daqui em diante, renuncie a todos os seus pecados.
         Se você se entregar à prática de um pecado qualquer, estará perdido. Esperará em vão a vida através de Cristo, a menos que deixe a iniquidade. Abandone os seus pecados, ou não achará misericórdia. Você não pode desposar Cristo se não se divorciar do pecado. Repudie o traidor, senão não poderá ter paz com o Céu. Não mantenha Dalila em seu colo. Ou se separa de seus pecados ou perderá a sua alma; se poupar um único pecado, Deus não poupará você. Seus pecados têm de morrer, ou você morrerá por causa deles. Se permitir um só pecado, ainda que seja pequeno; um pecado secreto, embora argumente que precisa dele; se tiver centenas de evasivas e desculpas para ele, a vida da sua alma será sacrificada pela vida desse pecado. Nesse caso, ele não terá sido adquirido por um preço elevado?
         Ó pecador, ouça e considere. Se abandonar os seus pecados, Deus lhe dará o Seu Cristo. Isso não seria uma troca justa? Testifico-lhe que se perecer não será porque jamais foi-lhe providenciado um Salvador ou oferecida uma vida; mas porque, como os judeus, você prefere o assassino ao Salvador, o pecado a Cristo, e ama as trevas mais do que a luz. Examine, portanto, o seu coração com velas, à semelhança do que faziam os judeus, em suas casas, para procurar o fermento antes da páscoa. Esforce-se no sentido de descobrir os seus pecados; entre no seu quarto e reflita...Qual o pecado em que tenho vivido? ... Qual a obrigação que tenho negligenciado em relação a Deus? ... Qual o pecado que tenho praticado contra o meu irmão? E agora arremesse os dardos no coração de seu pecado, como Joabe fez com o coração de Absalão. Não fique olhando para os seus pecados nem enrolando o bocado debaixo da língua, mas lance-o fora como se fosse um veneno, com temor e repugnância.
         Pergunto: o que farão seus pecados por você, para que hesite em deixá-los? Eles vão lisonjeá-lo, mas irão destruí-lo e envenená-lo enquanto lhe agradam, e, além disso, armarão a justiça e a ira do Deus infinito contra você. Abrirão o Inferno para você e empilharão lenha para queimá-lo. Eis a forca que eles têm preparado para você. Oh, trate-os como a Haman e aplique sobre eles a execução que prepararam para você. Acabe com eles. Crucifique-os, e permita que somente Cristo seja o seu Senhor.
6. Escolha solenemente a Deus como seu quinhão e sua bem-aventurança.
         Com toda a devoção e veneração possíveis, reconheça o Senhor como seu Deus. Coloque o mundo — com toda a sua glória, cores, gentilezas, prazeres e promoções— em uma das mãos; e coloque Deus —com todas as Suas infinitas excelências e perfeições— na outra mão, e faça deliberadamente a sua escolha. Descanse em Deus. Sente-se sob a Sua sombra. Permita que as Suas promessas e perfeições sejam decisivas contra o mundo todo. Proponha em seu coração que o Senhor é uma porção toda suficiente; que você não pode ser miserável enquanto tiver Deus em quem viver. Tome o Senhor como seu escudo e grandíssimo galardão. Deus sozinho vale mais do que o mundo inteiro; satisfaça-se com Ele. Deixe que os outros possuam as preferências e as glórias do mundo; mas confie a sua felicidade à graça de Deus e à luz de Seu rosto.

Nenhum comentário: