sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CHAMADO AO ARREPENDIMENTO





“Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento” Lucas 5:32.
Vale a pena examinar de forma mais profunda este texto. Nosso Senhor afirma que veio chamar pecadores ao arrependimento. Sendo assim é bom que consideremos o assunto de arrependimento como algo importantíssimo e valioso tanto na pregação como na vida de um homem para sua salvação eterna.
Afinal, o homem precisa de arrependimento? Absolutamente sim! Não é verdade que tomamos o mesmo caminho de Caim, fugindo do lugar da presença salvadora de Deus? Achamos que conquistamos a verdadeira liberdade quando, na realidade descemos rumo à escravidão do pecado, porquanto a natureza carnal e mundana prefere um caminho mais fácil. À semelhança do filho pródigo tomamos o caminho que de forma tão bela foi adornado pelo mundo para atrair a carne, os olhos e a soberba da vida. Tomamos o rumo que, sem que saibamos é o caminho que leva para a perdição inevitável.
Precisa do arrependimento? Inevitavelmente sim! O homem no pecado precisa ser atraído à presença misericordiosa de Deus. O lugar de arrependimento é o lugar onde todo ser humano deve estar. O lugar de arrependimento é um lugar humilhante porque, à luz da verdade contemplamos a nossa própria condição de miserável pecador. Mas é nesse precioso lugar que é o pecador vai estar envolvido da presença amorosa, misericordiosa, graciosa e perdoadora de Deus. O homem começa a ser verdadeiramente homem no lugar de arrependimento. Fora desse lugar o ambiente é de extremo perigo por causa da Ira de Deus.
O lugar de arrependimento é o lugar onde o homem pode ver a realidade da vida. Ali ele verá que no pecado o homem vive na ilusão, vaidade e fantasias promovidas pelo pai da mentira. No lugar de arrependimento o homem verá seu caminho tortuoso pelo qual percorrera e como ofendeu a Deus e Sua santa lei. No lugar de arrependimento o homem verá o quanto seu viver foi banal e ofensivo ao seu próximo. No lugar de arrependimento o homem verá o quanto ele realmente era merecedor e digno, não de justiça, mas sim da punição eterna.
No lugar de arrependimento o homem compreenderá a linguagem da bíblia, verá que esse é o lugar apresentado pelas Escrituras e que o Deus que fala é o Deus de toda misericórdia, Salvador e Senhor. Mais do que isso, no lugar de arrependimento o homem é erguido na força da superabundante Graça para andar como uma nova criatura (2 Coríntios 5:17). Nunca mais ele será o mesmo, e sairá dali para ser bênção no viver, conhecendo o que significa andar na luz dia após dia (1 João 1:7).
Fora do lugar de arrependimento o homem vive a desafiar a Deus como Faraó. (Ex. 9). É procurar se esconder com medo de ser descoberto, como Félix (Atos 24:25). É prosseguir no orgulho inflamado pelo pecado; brincar perto da fornalha eterna: achar enganosamente que tomará sua decisão quando bem quiser. É achar que pode se disfarçar de crente para sentir a comodidade do pecado.
O ministério do Senhor é chamar pecadores ao arrependimento para ali falar ao seu coração, salvar-lhes dos seus pecados, reinar no seu viver e fazê-los aptos para andar no caminho certo que leva ao céu.

Nenhum comentário: