terça-feira, 16 de outubro de 2012

AS DUAS PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM (21)




Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas  (Jeremias 2:13).
         Prezado leitor voltemos pela fé ao texto tão revelador de Jeremias 2:13. Ó quanto precisamos conhecer o quanto a nossa queda em Adão foi devastadora! Ó quanto precisamos presenciar a colheita da maldade em nosso viver! Ó quanto os verdadeiros crentes carecem ver a tão grande obra de compaixão do Senhor neste mundo maligno! Ó quanto Cristo, o Cordeiro puro e sem mácula precisa ser conhecido como Salvador e Senhor nos corações de homens e mulheres! Ah, eu sei que meus esforços não são em vão em continuar relatando acerca da devastação causada pelo pecado! Como poderei esconder essas verdades reveladas aos homens? Oro ao Senhor, a fim de que eu possa achar palavras persuasivas, ilustrativas para chegar aos corações de meus leitores!
         O que aconteceu na queda? Nossa decisão em Adão foi abandonar o Senhor, ignorá-Lo, ofendê-Lo, a fim de abraçar satanás com todos os seus vastos recursos da mentira. Homens e mulheres caíram no poço da perdição e estão tão lisonjeados e enfeitiçados pela soberba do pecado; estão nas alturas da vaidade e não percebem que logo o horror da queda será sentido no mais alto e eterno grau. O que aconteceu? Eles trocaram a fonte da felicidade pela desgraça. Caro leitor, você já parou para meditar nisso? Satanás disse no Éden que Deus é um enganador; disse que eles seriam infelizes na presença de Deus, que Deus era cruel e que suas ordenanças eram perversas. Observe, caro leitor que a mensagem do pecado é sempre assim, curtida de engano e que apresenta ao coração iludido um lindo horizonte de glórias e liberdade.
         O resultado foi a desgraça, a miséria. A desobediência a Deus foi uma proclamação individual de independência; que cada homem é livre para pensar, sentir e viver por si mesmo. A desobediência foi uma deificação do ego; foi uma descoberta ilusória de que há em cada ser humano o potencial da felicidade; que basta soltar-lhe e ele há de evoluir-se e alcançar a plenitude da glória. Cada homem no pecado, tanto pequeno como grande; tanto o pobre como o rico tem a pólvora do orgulho embutida no coração, na vanglória de que é alguma coisa, que é capaz em si mesmo; que é o pináculo de poder e de que todas as coisas existentes lhes pertencem.
         O próprio engano do pecado já é em si mesmo causa de miséria, porquanto uma auréola de vanglória cerca a alma com a definição conclusiva que Deus não existe (Salmo 14:1). Ele imagina que está cercado de graça, quando a graça realmente é desgraça. É tão dominante o poder enganador do pecado que o homem no pecado não percebe qualquer sinal de perigo, porque caminha como um cego numa zona de guerra cheia de explosivos. Quando o homem anda com Deus sua visão é aberta e ele logo percebe que a felicidade está no próprio Deus, por isso se apega a Ele, pois pode agora detectar tantos perigos que lhe cercam, perigos jamais vistos quando andava no pecado.
         Caro leitor, atirado no lamaçal do pecado homens e mulheres não conseguem perceber que estão lutando inutilmente. Eles continuam sustentados por um poder enganador. Eles prosseguem achando que conseguiram a independência e que a vida maravilhosa é essa. Seus olhos estão cegados e não percebem que suas mãos estão cheias de bolhas da servidão; não conseguem sentir as dores que acumulam no íntimo, porque agora recebem cada momento uma dose de morfina espiritual. As luzes deles são tochas acesas em plena escuridão, essas tochas são seus bens, amigos, parentes, mentiras religiosas, dinheiro, conforto, saúde e outras coisas semelhantes tão prometidas a eles pelo príncipe deste mundo. Eles estão sentindo encorajamento para continuar e avançam insensatamente neste mundo; não conseguem perceber que a morte pastoreia suas vidas (Salmo 49:14).
         Nada a não ser a misericórdia do Senhor pode mostrar aos pecadores a tão triste condição na qual se encontram. Se tem algum leitor que está lendo essas mensagens com coração aturdido, foi despertado pela compaixão de Deus, digo e afirmo que Cristo Jesus, amoroso e Fiel Pastor está agora perto e pronto para salvar imediatamente o pecador contrito que invoca Seu Nome.

Nenhum comentário: