terça-feira, 16 de outubro de 2012

CUIDADO COM OS IDOLOS




“Filhinhos guardai-vos dos ídolos”. (1 João 5:21)

        João termina sua carta com uma advertência, e não com uma saudação como ele o faz nas duas cartas seguintes. Não é importante saber a razão que o levou a terminar essa tão amorosa carta assim. O que nos importa é a exortação que é dada a todos os crentes e que por isso, devemos recebê-la em nossos corações.
        A idolatria nunca teve e nunca terá fim enquanto o pecado estiver reinando no coração do homem e enquanto satanás ainda estiver solto. Basta uma olhada superficial no Velho Testamento, para testificarmos o quanto Deus odiou a idolatria e como advertiu o Seu povo contra esse perigo. Nosso maior engano é pensar que a idolatria é algo externo, como adorar uma imagem feita de madeira ou de qualquer outro material. Aí que está o engano, porque o perigo está dentro e não fora. Está plenamente ligado à natureza humana e ao coração humano. Falando a respeito da situação alarmante de Israel, Jeremias afirmou que “o pecado de Judá está gravado na tábua do seu coração” (Jeremias 17:1).
        Mesmo salvos pela graça, não podemos descuidar desse tremendo perigo que nos rodeia constantemente para nos pegar e dominar nosso ser. Por isso somos advertidos. Ainda o BAAL do amor à comodidade chama-nos a afastar do Senhor. Ainda o DAGOM do amor aos prazeres mundanos cerca-nos para afastar-nos da verdadeira piedade cristã. Ainda a RAINHA DO CÉU estimula-nos na busca frenética da prosperidade material e assim anular nossa esperança. Ainda o ASTAROTE da religiosidade falsificada chega bem disfarçada e bela para corromper nossa fé. Ainda a AFRODITE da sensualidade lança seu olhar atraente para afastar-nos da santidade que convém aos santos.
        O próprio texto fornece-nos o escape da idolatria: “Guardai-vos”. Aí está solução. Não é para ficar à solta brincando com esse perigo. A idolatria é igual cobra venenosa que se oculta e espreita a vítima. Guardemo-nos no amor do Senhor. Os crentes devem se acolher nos braços protetores do Senhor em continua oração e dependência santa Dele.

Nenhum comentário: