domingo, 21 de outubro de 2012

A AÇÃO PODEROSA DA PALAVRA




“... Sim, as minhas palavras fazem bem ao que anda retamente” Miquéias 2:7
        A Palavra de Deus não é um livro mágico! Os falsos mestres estão tentando passar esta inverdade para a multidão incauta e supersticiosa em nossos dias. A Bíblia não é um livro para que eu a use a fim de descobrir nela o que melhor me agrada e o que mais pode favorecer minhas expectativas de favores passageiros. As Escrituras não foram dadas para funcionar como um mapa onde os homens podem achar o tesouro das prosperidades materiais. Satanás é o dono das riquezas, que tanto almeja ter o coração mundano e carnal. Ele oferece o seu mundo de prazeres aos homens em troca do serviço e adoração que prestam a ele, o pai da mentira.
        Podemos ver no texto de Miquéias 2:7 que a Palavra de Deus faz bem ao que anda retamente. Isso significa que ela não fará bem para alguém cujo viver é tortuoso. É perigosíssimo tentar forçar a Bíblia dizer algo que ela não está dizendo, porquanto o Nome Santo e a Honra do Grande Nome de Deus estão na Palavra Dele.
        Por que as Palavras do Senhor fazem bem ao que anda retamente? Em nada está subtendendo perfeição por parte daqueles que trilham os caminhos retos (Salmo 119:1). Para andar pelos caminhos da retidão é preciso primeiramente humilhação. Isso aconteceu quando a pessoa foi salva. Ela foi descoberta pelo raio x da lei de Deus; sua maldição por ter transgredido os preceitos do Senhor ficou marcada dentro do seu coração, e ele se emudeceu perante o Deus Santo, viu sua tremenda culpa e sua merecida condenação. Foi salvo quando se converteu a Cristo e a Poderosa Obra da Graça passou a Justiça e retidão de Cristo para tal pecador (2 Coríntios 5:21).
        Em segundo lugar, as Palavras do Senhor fazem bem ao que andam retamente porque tal alma convertida tem prazer pelos conselhos do Senhor. É uma ovelha que segue o Seu Pastor invisível, é uma alma humilde que depende inteiramente dos santos conselhos de Deus para trilhar pelo caminho estreito da retidão e da santidade.
        Em terceiro lugar, as palavras do Senhor fazem bem ao que anda retamente porque é o seu livro para seu viver. Tal alma tem prazer na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite (Salmo 1:2). Por que fugir daquilo que tanto lhe faz bem? Por que se afastar, como Caim, da presença Bondosa e tão cheia de ternura do Salvador e Senhor? O genuíno crente precisa da Palavra de Deus constantemente. Ela não é usada como um chá para acalmar uma dor de cabeça, nem como calmante para os momentos de tensão e desespero.
         A Palavra de Deus para ele é a poderosa arma de combate contra o diabo, o mundo e a carne. A palavra de Deus é a fonte de poder para encher seu coração constantemente do amor de Deus a fim de servir melhor aos semelhantes. Enfim, a Palavra de Deus traz o brilho da esperança. Nela o santo de Deus pode vislumbrar as glórias da perfeição que lhe aguarda na sua Santa Cidade onde ele habitará para sempre.
                                       Enquanto ó Salvador, Teu Livro eu ler
                                       Meus olhos vêm abrir, pois quero ver
                                       Da mera letra além, a Ti Senhor
                                        Eu venho a Ti Jesus, meu Redentor!

Nenhum comentário: