domingo, 14 de outubro de 2012

AS MISÉRIAS DO NÃO CONVERTIDO



 Alleine

         Pecador, o poder da ira de Deus está contra você, e o poder e a ira unidos fazem um trabalho terrível. Seria melhor que tivesse o mundo todo em guerra contra você do que o poder de Deus. Não há como escapar das Suas mãos, não há como quebrar as Suas cadeias. "Quem, pois, entenderia o trovão do seu poder?" (Jó 26:14). Infeliz o homem que o entenderá por ser necessário senti-lo! "Se quiser contender com ele, nem a uma de mil coisas lhe poderá responder. Ele é sábio de coração, poderoso em forças; quem se endureceu contra ele e teve paz? Ele é o que transporta as montanhas, sem que o sintam e que as transtorna no seu furor. O que remove a Terra do seu lugar, e as suas colunas estremecem. O que fala ao Sol, e ele não sai, e sela as estrelas... Quem lhe dirá: Que fazes? Deus não revogará a sua ira; debaixo dele se encurvam os auxiliadores soberbos". (Jó 9:3-13). E você sente-se capaz de competir com tal antagonista? "Ouvi pois isto, vós que vos esqueceis de Deus, para que vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre". (Salmo 50:22). Submeta-se à misericórdia. Não permita que a poeira e o restolho se oponham ao Todo-Poderoso. Não ponha sarças e espinheiros contra Ele na batalha, para que Ele não vá contra vós e justamente vos consuma. Mas apodere-se da Sua força, para que possa fazer a paz com Ele (Isaías 27:4-5). "Ai daquele que contende com o seu Criador!" (Isaías 45:9).
         A sabedoria de Deus está preparada para arruinar você. Ele já armou as Suas setas e já preparou os instrumentos de morte, e todas «as coisas estão prontas (Salmo 7:11-13). Os Seus juízos estão contra você, para planear a sua destruição (Jeremias 18:11). O Senhor ri-Se de você ao ver como será apanhado e preso na armadilha no dia mal. "O Senhor se rirá dele, pois vê que vem chegando o seu dia." (Salmo 37:13). Ele assiste à sua queda vigorosa e rápida, contraindo as suas mãos, puxando os seus cabelos, dilacerando a sua carne, rangendo os seus dentes por causa da angústia e perplexidade do coração, ao sentir que está irremediavelmente perdido no poço da destruição.
         A verdade de Deus está ajuramentada contra você. Se Ele é fiel e verdadeiro, você vai perecer se continuar no caminho em que está. A menos que Ele não seja fiel à Sua palavra, você vai morrer se não se arrepender. "Se formos infiéis, ele permanece fiel: não pode negar-se a si mesmo". (II Timóteo 2:13). Ele é fiel às Suas ameaças bem como às Suas promessas, e mostrará a Sua fidelidade na nossa destruição, se não crermos. Deus e tem-lhe falado tão claramente quanto pode ser dito, que se Ele não o lavar você não tem parte com Ele; se fizer segundo a carne, morrerá; se não for convertido, de modo algum entrará no Reino do Céu (João 13:8; Romanos 8:13; Mateus 18:3). Amados, assim como a imutável fidelidade de Deus na Sua promessa e juramento pode propiciar sólida consolação aos crentes, igualmente, no que diz respeito aos incrédulos, pode produzir irremovível consternação e confusão.
         Oh, pecador, diga-me o que pensa a respeito de todas as ameaças de Deus que ali estão registradas contra você? Acredita que são verdadeiras ou não? Se não, você é um miserável infiel. Mas, se crê nelas, que coração inflexível é o seu, visto que anda calmamente para cima e para baixo quando a verdade e a fidelidade de Deus estão empenhadas em destruí-lo! A Bíblia toda testifica contra você, enquanto você permanece um não convertido. Ela o condena em cada uma das suas páginas, e como o rolo de Ezequiel, é escrito para você, por dentro e por fora, com lamentação, pesar e tristeza. E tudo isso certamente virá sobre você, se você não se arrepender. "... até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei.. ." (Mateus 5:18).
         Agora, junte tudo isso e diga-me se a situação do não-convertido é ou não é deploravelmente miserável? Da mesma maneira que sabemos de pessoas que se uniram por um juramento e por uma maldição para matar Paulo, assim você precisa saber, ó pecador, que todos os atributos do Deus infinito estão unidos para castigá-lo. Ó homem, o que vai fazer? Para onde vai fugir? Se a onisciência de Deus pode achá-lo, você não escapará. Se o Deus fiel e verdadeiro levar em consideração o Seu juramento, você perecerá, a não ser que se arrependa. Se o Todo-Poderoso tem poder para atormentá-lo, você vai ser completamente miserável de alma e de corpo por toda a eternidade, a menos que isso seja impedido por uma rápida conversão.
         2. Toda a criação de Deus está contra vocês. "...toda a criação", diz Paulo, "...geme e está com dores de parto..." (Romanos 8:22). Mas qual a causa que faz a criação gemer? O terrível abuso de estar sujeita ao serviço das concupiscências dos homens não santificados. E a criação geme em favor de quê? Pela libertação e livramento desse abuso, pois "a criação ficou sujeita a essa escravidão, não por sua vontade". (Romanos 8:20-21). Se as criaturas irracionais e inanimadas pudessem falar e raciocinar, iriam gritar como estando sob uma escravidão insuportável, devido serem vituperadas pelos ímpios, ou seja, por serem usadas de forma que contraria as suas naturezas e os fins para os quais o grande Criador as criou. Há um pensamento de um eminente teólogo, que diz: "Se a bebida que o beberrão toma fosse racional como o homem, e pudesse conhecer quão abusivamente ela é usada, gemeria no barril contra ele; gemeria no copo contra ele; gemeria na garganta dele; gemeria no estômago dele; lançaria acusações no seu rosto, se pudesse falar. E se Deus abrisse a boca das Suas criaturas, como fez com a boca da jumenta de Balaão, a capa do homem orgulhoso gemeria contra ele. Não haveria uma só criatura que não gemesse contra ele, se soubesse como é espezinhada pelo homem não convertido. A Terra iria gemer para suportá-lo; o ar iria gemer para dar-lhe a respiração; a sua casa iria gemer para enxotá-lo; sua cama iria gemer para dar-lhe o descanso; a comida, para nutri-lo; as roupas, para cobri-lo; e o animal, para dar-lhe qualquer ajuda e conforto, enquanto ele vivesse em pecado contra Deus".
         Penso que isso deve ser um horror para uma alma não convertida, isto é, pensar que é um peso para a criação. "...corta-a; por que ocupa ainda a Terra inutilmente?" (Lucas 13:7). Se as criaturas inanimadas pudessem falar, a comida que você come diria: "Senhor, eu tenho de nutrir um patife como este e dar-lhe a minha força para que ele Te desonre? Não' ao invés disso, vou estrangulá-lo, se Tu me permitires". O próprio ar diria: "Senhor, sou obrigado a dar respiração a este homem para que use a sua língua contra o Céu, escarneça do Teu povo, e dê vazão ao seu orgulho, à sua ira, à sua conversa imunda e vomite heresias e blasfêmias contra Ti? Não, basta uma palavra Tua e ele ficará sem vida". O seu próprio animal de carga, diria: "Senhor, tenho de carregá-lo para praticar os seus ímpios desígnios? Não, quebrarei os seus ossos, encurtarei os seus dias, se Tu me permitires". É um homem ímpio. A Terra geme debaixo dele, o Inferno anseia por ele, até que a morte satisfaça a ambos. Enquanto o Senhor dos Exércitos estiver contra um homem, esteja certo de que o exército do Senhor e todas as criaturas também estarão contra ele, como se estivessem em guerra, até que, com a sua conversão, a controvérsia entre Deus e ele seja resolvida, e Deus faça um concerto de paz entre as criaturas e ele. (Jó 5:22-24; Oséias 2:18-20).
         3. Satanás exerce todo o seu poderio sobre vocês. Vocês estão presos nas garras do leão que ruge, o qual está disposto a devorá-los (I Pedro 5:8); "... desprendendo-se dos laços do Diabo, em que à vontade dele estais presos". (II Timóteo 2:26). Esse é o espírito que opera nos filhos da desobediência (Efésios 2:2). São escravos do Diabo e praticam as suas concupiscências. Ele é o príncipe das trevas deste mundo (Efésios 6:12), isto é, dos pecadores ignorantes que vivem nas trevas. Vocês sentem piedade dos pobres indígenas que adoram o Diabo como seu deus. Mas pensem um pouquinho se esse não é vosso próprio caso. A miséria comum de todos os não santificados é que o Diabo é o seu deus. Não que eles tencionem prestar-lhe essa homenagem. Estarão prontos para resistir e contestar aquele que disser tal coisa a respeito deles.

Mas fazem tudo isso enquanto servem o Diabo e vivem sob seu domínio. "...sois servos daquele a quem obedeceis..." (Romanos 6:16). Oh, quantos então serão classificados como verdadeiros servos do Diabo, os quais se consideram filhos de Deus! Tão logo que ele lhes ofereça um prazer pecaminoso ou uma oportunidade para a sua vantagem ilegal, vão aceitá-la imediatamente. Se ele sugerir uma mentira ou lhes propuser uma vingança, prontamente obedecerão. Se ele lhes proibir de ler a Palavra de Deus ou de orar, vocês ouvirão; portanto, são seus servos. De fato, ele esconde-se atrás da cortina, age nas trevas e os pecadores não veem quem os impele, mas ele condu-los o tempo todo. Sem dúvida alguma, o mentiroso não pretende servir a Satanás, a não ser para a sua própria vantagem; contudo, é Satanás que permanece oculto e coloca o intento no coração dele. Certamente quando Judas vendeu seu Mestre por dinheiro e os caldeus e os sabeus saquearam Jó, não tencionavam prestar culto ao Diabo, e sim satisfazer a sua própria sede de cobiça (João 13:27; Jó 1:12, 15, 17). Os homens podem ser verdadeiros escravos e presas fáceis do Diabo, sem o saberem; mais ainda, podem iludir-se a si mesmos pensando que são livres!
         Vocês ainda estão na ignorância e sem se voltarem das trevas para a luz? Receio que estejam sob o poder de Satanás. Vivem na prática espontânea de algum pecado revelado? Saibam que pertencem ao Diabo. Será que vivem em contenda, inveja ou malícia? Verdadeiramente ele é o seu pai. Que situação terrível! Entretanto, Satanás pode prover os seus escravos de vários prazeres; contudo, isso visa somente conduzi-los à perdição eterna. A serpente vem com o fruto no sua boca mas, como foi no caso de Eva, vocês não veem o ferrão mortal. Aquele que é agora o vosso tentador, será um dia o vosso atormentador. Oh, se eu pudesse pelo menos fazê-los ver que servem a um mestre tão mau, que honram a um tirano completamente sem misericórdia, cujo prazer é assegurar a vossa perdição e destruição, e aquecer cada vez mais a fornalha onde vocês serão queimados durante milhões e milhões de eras.
         4. A culpa de todos os vossos pecados permanece como uma montanha sobre vocês. Ó almas infelizes, vocês não o sentem, mas é isso que sela a vossa miséria. Enquanto não forem convertidos nenhum de vossos pecados é apagado; eles são todos registados contra vocês. A regeneração e a remissão nunca se separam; os não-santiicados não são justificados nem perdoados. É temeroso estar em débito, mas acima de tudo, é temeroso estar em débito com Deus; não há um aprisionamento tão terrível como o proveniente de Deus, não existe uma prisão tão sombria como a procedente dEle. Olhem para um pecador esclarecido que sente o peso da sua própria culpa; oh, quão terríveis são os olhares de Deus, quão temerosas as lamentações do pecador! Os vossos confortos são transformados em amarguras, o vosso orvalho em secura, e o sono aparta-se de vossos olhos. É um terror para si mesmo e para todos ao seu redor, e está pronto para invejar as próprias pedras que jazem nas ruas, pois elas não têm sentimentos e não sentem a sua miséria. Ele desejaria ser um cachorro a ser um homem, porque assim a morte poria fim à sua miséria; entretanto, agora será apenas o começo daquilo que jamais terá fim.
         Embora vocês desprezem agora a culpa do pecado não perdoado, um dia vão descobrir que é uma carga pesada. É uma pedra de moinho. "E quem cair sobre esta pedra despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó". (Mateus 21:44). A culpa de nossos pecados causou a agonia e a morte de nosso bendito Salvador. E se causou isso na árvore verde, o que causará na árvore seca?

Nenhum comentário: