terça-feira, 23 de outubro de 2012

AS DUAS PROVAS DA REBELIÃO DO HOMEM (28)




Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram para si cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas  (Jeremias 2:13).
         Caro leitor, na mensagem anterior tratei sobre o fato que a raça em Adão trocou a fonte de glória pela miséria. Abordei primeiramente a respeito do aspecto físico, como foi que fisicamente a raça está longe da glória de Deus e como foi que o pecado destruiu e está aniquilando tudo aquilo que fora feito de forma perfeita e bela. A miséria do pecado paira sobre nossos corpos e toda luta dos homens no pecado é para sustentar a continuidade daquilo que fora amaldiçoado pelo pecado e que, portanto está sendo desfigurado pelo trabalho contínuo da morte.
         Creio que posso aprofundar um pouco mais nesse assunto. Em toda criação podemos perceber o vislumbre da glória de Deus; toda criação carrega as perfeições do criador, de tal mal maneira que não há possibilidade de melhorar, de torná-la mais perfeita, porque já perfeita. É impossível aperfeiçoar algo que já é perfeito. O que o pecado fez desfazer a perfeição e manchar tudo com corrupção, maldade e todo tipo de destruição. Em cada ser criado Deus imprimiu sua glória e ao criar o homem foi impressa nele a glória de ser homem, criado para ser homem, diferente de qualquer animal e de qualquer outra criatura. Cada criação está revestida e adornada de sua própria glória que a distingue uma da outra. Por exemplo, o leão foi adornado da sua glória de ser leão, diferente do leopardo, da onça e qualquer outro animal.
         O ser humano foi feito assim, porquanto na criação foi revestido da bênção do homem ser homem e a mulher ser mulher. Não pode alterado, nem melhorado isso, mas o pecado desfaz tudo, assim como a sujeira desfigura a beleza de uma casa adornada, pintada e arrumada. Veja caro leitor como o pecado desfigura o homem gradativamente. Veja como o pecado tira tudo aquilo que pode fazer do homem um verdadeiro homem, com caráter de homem. O ódio, a vingança, a maldade, o egoísmo e outras atitudes erradas no trato com seu semelhante lhe coloca numa posição de inferioridade. As manifestações pecaminosas tornam o ser humano em alguém desprezível, odiado e que caminha para atitudes ainda mais baixas e vis. Sem a glória de Deus sobre si ele procura cobrir-se de sua própria glória e essa glória manchada e carregada da vileza do pecado é vanglória. A glória de Deus no homem é caracterizada pelo amor, santidade, pureza, altruísmo e disposição de servir. Quanto mais perto de Deus, quanto mais andar com Ele, as características da Sua glória expõe o homem como verdadeiro homem.
         Caro leitor observe a mulher, como foi adornada da glória e perfeição do criador para irradiar a beleza de mulher. Veja como ela no seu devido lugar representa tanto para o homem. Mas, veja o que o pecado fez; olhe a mulher fora do seu lugar, cheia de paixões e prazeres; veja como a vileza e maldade do pecado lhe tiraram toda radiante beleza que irradia da virtude e da honra. Veja como o pecado retira as características de glória e resta apenas a superfície.
         Veja caro leitor como o pecado arruinou tudo! Veja onde Deus mostra o lugar onde o pecado atirou homens e mulheres! O evangelho chega e tira a tampa que encobre essa triste realidade e assim mostrar aos homens e mulheres que a felicidade deles é miséria; que a glória é vanglória e que nessa condição estão abaixo dos animais. O evangelho chega para mostrar que o perfume do pecado tem um odor do inferno e que a condição deles é infernal no íntimo. Faz poucos dias que um jovem chegou a nossa igreja, ele estava arrasado pelos seus pecados. Durante a mensagem do evangelho ele estava cabisbaixo, sentindo sua própria ruína.
         Caro amigo, qual é a sua situação agora? Já foi achado pelo Salvador bendito, ou ainda vive no pecado? Já foi arrancado do poço da perdição e elevado à posição de filho de Deus pelo novo nascimento? Pode um dia pedir ao Senhor que lhe salvasse, perdoando todos os seus pecados e dando-lhe um novo coração?



Nenhum comentário: