segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AS MISÉRIAS DO NÃO CONVERTIDO





Alleine
Oh, considerem vossa situação enquanto há tempo. Será que podem pensar nessa ameaça sem tremer: "... morrereis em vossos pecados..."? (João 8:24). Muito melhor seria morrerem numa prisão, num fosso ou numa masmorra do que morrerem nos vossos pecados. Se a morte, da mesma maneira que vai tirar todos os vossos confortos, tirasse também todos os vossos pecados, haveria algum atenuante; mas os vossos pecados vos seguirão quando os vossos amigos vos deixarem e todos os prazeres mundanos vos disserem adeus.
         Os vossos pecados não morrerão com vocês à semelhança do que acontece com as demais faltas de um prisioneiro; ao contrário, eles vos acompanharão ao julgamento para serem os vossos acusadores; irão ao Inferno convosco para serem os vossos atormentadores. Oh, que trabalho esses pecados lhes darão! Considerem as vossas dívidas enquanto há tempo; cada um dos mandamentos de Deus está pronto para prendê-los e agarrá-los pela garganta com os inúmeros laços que têm sobre vocês. O que farão, então, quando todos eles juntamente vierem contra vocês? Mantenham abertos os olhos da  vossa consciência para considerar isto, a fim de perderem toda a confiança em si mesmos e se dirigirem a Cristo, fugindo para se refugiarem na esperança que está diante de vocês.
         5. A vossas concupiscências inflamadas escravizam-vos miseravelmente. Enquanto vocês não forem convertidos são autênticos servos do pecado; ele reina sobre vocês e mantêm-vos sob o seu domínio, até que sejam levados para dentro do concerto de Deus. Não existe um outro tirano como o pecado. Oh, quão vil e temerosa é a tirania na qual ele envolve os seus servos!
         Os vossos corações não ficariam feridos ao ver um grupo de infelizes criaturas afadigando-se e avançando penosamente enquanto carregam feixes de lenha para a fogueira em que eles próprios seriam queimados? Esta é a tarefa dos escravos do pecado. Mesmo enquanto se bendizem a si mesmos com os seus lucros injustos, cantam os seus prazeres, nada mais fazem do que entesourar vingança para a sua queima eterna; não estão fazendo outra coisa senão aumentando a pira de Tofete e espargindo azeite para fazer a chama enfurecer-se cada vez mais. Quem iria servir a tal senhor, cujo serviço é enfadonho e cujo salário é a morte?
         Que espetáculo doloroso foi o pobre gadareno possuído por uma legião! Não entristeceria os vossos corações vê-lo entre os túmulos, cortando e ferindo-se a si mesmo? Este é o vosso caso; tal é o vosso trabalho; cada golpe é uma punhalada nos vossos corações. A consciência está de fato adormecida agora, mas quando a morte e o julgamento os chamarem à razão, então sentirão a angústia de todas as feridas. O pecador convicto é um exemplo da miserável escravidão do pecado. A sua consciência voa sobre ele e fala-lhe a respeito do fim dessas coisas; contudo, ele está tão escravizado às suas concupiscências que continua indiferente, embora veja que isso será a sua perdição. Quando vem a tentação, a concupiscência quebra as cordas de todos os seus votos e promessas, e carrega-o impetuosamente para a sua própria destruição.
         6. A fornalha da vingança eterna já está aquecida para vocês. O Inferno e a destruição abriram as suas bocas para vocês, estão escancarados para vocês, pranteando por vocês (Isaías 5:14), esperando, com olhos ávidos, enquanto vocês estão à borda, prestes a cair. Se a ira dos homens é "... como o bramido do filho do leão..." e "... mais pesada do que a areia e a pedra" (Provérbios 19:12; 27:3), o que dizer então da ira do Deus infinito? Se a fornalha aquecida "sete vezes mais" devido a fúria ardente de Nabucodonosor era tão violenta que queimou os que dela se aproximaram para nela atirarem os três jovens, quão escaldantes serão as chamas da fúria do Todo-Poderoso!' Certamente, é "setenta vezes sete" mais ardente.
         Ó homem, o que você acha de ser um feixe de lenha no Inferno por toda a eternidade? "Estará firme o teu coração? estarão fortes as tuas mãos, nos dias em que eu tratarei contigo? ..." (Ezequiel 22:14). Você pode suportar as chamas eternas? Vai poder habitar com o fogo consumidor quando estiver no Inferno, tal qual ferro incandescente, e toda a sua alma e o seu corpo estiverem tão completamente possuídos pela vingança abrasadora de Deus como ferro faiscante, quando aquecido na mais ardente fornalha? Alguns dos mais preciosos servos de Deus, quando se sentiram longe da Sua face e temeram os efeitos do Seu desagrado, deploraram a sua condição com amargas lamentações. Como, então, você vai suportar quando Deus derramar todas as Suas taças de ira e colocar-Se contra você para atormentá-lo; quando Ele fizer da sua consciência um funil por onde derramará a Sua ira ardente na sua alma para sempre; quando Ele encher todos os seus poros de tormento, da mesma forma como eles estão agora cheios de pecado; quando a imortalidade for a sua miséria? Morrer a morte de um bruto e ser engolido no golfo da aniquilação, não seria uma felicidade que nem toda uma eternidade de desejos nem um oceano de lágrimas jamais poderiam comprar?
         Ora, você pode adiar o dia mau, rir, alegrar-se e esquecer o terror do Senhor, mas como vai aguentar ou suportar quando Deus o lançar numa "cama de tormentos" (Apocalipse 2:22) e o deixar jazendo "em tormentos" (Isaías 50:11); quando bramidos e blasfêmias forem a sua única música, e o vinho da ira de Deus — derramado sem mistura no cálice da sua indignação — for a sua única bebida? (Apocalipse 14:10). Em resumo, o que fará quando a fumaça de seu tormento subir para sempre e sempre, e você não tiver descanso nem de dia nem de noite, quando não houver repouso para a sua consciência nem para os seus ossos, mas você se tornar uma execração, um espanto, uma maldição e um opróbrio para sempre? (Jeremias 42:18).
         Ó pecador, pare aqui e considere. Se você é um ser humano e não um bloco de pedra sem sentimentos, reflita. Veja onde está — à beira da verdadeira destruição. Assim como o Senhor vive e como sua alma vive, há apenas um passo entre você e a destruição. Ao deitar-se, você não sabe, mas pode estar no Inferno antes do amanhecer. Da mesma forma, ao levantar-se, você não sabe, mas pode cair no Inferno antes do anoitecer. Ousa não dar importância a isso? Vai continuar nessa situação tão terrível, como se tudo estivesse bem? Se procrastinar e disser que isso não lhe diz respeito, então examine o capítulo anterior novamente e diga-me a verdade. Não há nenhuma daquelas marcas negras em você? Não feche os olhos. Não se engane a si mesmo. Veja a sua miséria enquanto pode evitá-la. Pense no que é ser um vil proscrito, um reprovado perdido, um vaso de ira, no qual o Senhor derramará a Sua fúria tormentosa, enquanto Ele viver. A ira divina é um fogo cruel, devorador, eterno e inextinguível, e isto será a sua porção, a menos que considere os seus caminhos e se volte rapidamente para o Senhor através de uma genuína conversão.
         Pecador, de nada me adianta lisonjeá-lo: isto seria levá-lo ao fogo inextinguível. Saiba, da parte do Deus vivo, que nessa condição você terá que ficar. Habitará nessas chamas até que morra a imortalidade e mude a imutabilidade, até que acabe a eternidade e a onipotência não seja mais capaz de punir — a menos que seja transformado completamente pela graça santificadora.
         7. A lei descarrega todas as suas ameaças e maldições contra vocês. Oh, quão terrivelmente ela troveja! Relampeja o fogo devorador em vossas faces. As suas palavras são como espadas desembainhadas e como as flechas agudas do Poderoso. Ela exige ser satisfeita ao máximo, e clama: "Justiça! Justiça!" Fala de sangue, guerra, feridas e morte contra vocês. Ó homem, fuja para a sua fortaleza; acabe com os seus pecados; corra para o santuário, a cidade de refúgio — para o Senhor Jesus Cristo. Esconda-se Nele, ou estará perdido sem qualquer esperança de recuperação.
         8. O próprio Evangelho impõe a sentença de condenação eterna sobre vocês. Se continuarem no vosso estado de impenitência e incredulidade, saibam que o Evangelho proclama uma condenação mais penosa do que aquela proclamada no primeiro concerto. Não é algo terrível o próprio Evangelho encher a boca de ameaças, e o Senhor bramar do Monte Sião contra vocês? (Joel 3:16). Ouçam o terror do Senhor: "...mas quem não crer será condenado". "...se vós não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis". "E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz". "... mas aquele que não crê... a ira de Deus sobre ele permanece". "... se a palavra falada pelos anjos permanecer firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição, como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação...?" "Quebrando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia; ... de quanto maior castigo cuidai vós serás julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus...?" (Marcos 16:16; Lucas 13:3; João 3:19, 36; Hebreus 2:2-3 e 10:28-29).
         Seria isso realmente verdade? É essa a sua miséria? Sim, isso é tão verdadeiro como Deus é verdadeiro. É melhor abrirem os olhos para vê-la agora, enquanto a podem remediar, do que fechar os olhos e endurecer o coração até que, para vossa tristeza eterna, sintam aquilo em que não creram. E se isso é verdadeiro, por que estão procrastinando e permanecendo numa situação como essa?
         Ai de você, pobre homem! Com que eficiência o pecado o tem destruído, depravado e despojado, até mesmo da capacidade de cuidar de seu próprio bem-estar eterno! Ó pobre infeliz! Que estupidez e insensatez o têm surpreendido! Oh, deixe-me bater e acordar este dormente! Quem habita entre as paredes deste corpo? Há uma alma aqui? Uma alma racional e capaz de entender? Ou você é apenas uma massa informe e sem sentido?
         Será que você é uma alma racional, contudo embrutecido a ponto de se esquecer que é imortal e pensar que é semelhante aos animais que perecem? Tendo capacidade de entender a eternidade do estado futuro, você ainda não dá importância ao perigo de ser eternamente infeliz, o que significa colocar-se abaixo dos animais, assim como é muito pior agir contra a razão do que agir sem ela? Ó alma infeliz, que era o representante de Deus no mundo e gozava da supremacia entre as criaturas, tinha o domínio sobre as obras do Criador; você vai agora tornar-se um escravo dos instintos? Está ajuntando um pouquinho de coisas terrenas, o que é tão imprestável para sua imortal natureza espiritual? Oh, por que você não reflete sobre onde vai passar a eternidade? A morte está próxima; o Juiz está à porta. Ainda um pouquinho e "já não haverá mais tempo". E você vai correr o risco de continuar em tal estado, no qual, se for surpreendido, estará irrecuperavelmente perdido?
         Eia! Desperte e atenda aos seus mais íntimos interesses. Diga-me, aonde você vai? O quê! Vai viver em tal caminho, onde cada ato é um passo para a perdição, e sem saber se amanhã acordará no Inferno ? Oh, se você têm um pingo de razão, reflita, volte-se e dê ouvidos ao Seu verdadeiro Amigo, que, ao mostrar-lhe a sua presente desgraça, deseja que você escape dela a tempo e seja eternamente feliz.
         Ouça o que diz o Senhor: "não temereis a mim, diz o Senhor; não temereis diante de mim...?" (Jeremias 5:22). Ó pecadores, vocês desprezam a ira que está para vir? Estou certo de que virá um tempo em que não a desprezarão. Ora, até os demônios creem e estremecem. O quê! Vocês estão mais endurecidos do que eles? Vão correr para a beira do precipício? Brincarão no poço da serpente? Enfiarão as suas mãos na cova do basilisco? Zombarão da ira devoradora como se lhes fosse coisa indiferente escapar dela ou suportá-la? Não há ninguém tão fora de si mesmo como o pecador obstinado que persiste no seu estado de incredulidade sem se importar com o que lhe pudesse acontecer. O homem que entra na boca do canhão e brinca com o seu próprio sangue, ou se suicida numa brincadeira, é sensato, sóbrio e sério quando comparado com aquele que permanece nas suas transgressões. "Porque estendeu a sua mão contra Deus, e contra o Todo-Poderoso se embraveceu. Arremete contra ele com dura cerviz, e com os pontos grossos dos seus escudos". (Jó 15:25-26). É prudente brincar com a segunda morte ou aventurar-se no lago que queima com fogo e enxofre? O que direi? Não consigo encontrar palavras, comparações, com as quais descrever a terrível loucura da alma que permanece no pecado.
         Desperte! Desperte! Ó pecador, levante-se e fuja. Há somente uma porta pela qual possa fugir, e essa é a porta estreita da conversão e do novo nascimento. A menos que se volte sinceramente de todos os seus pecados, venha para Jesus Cristo, aceite-0 como o Senhor de justiça e ande com Ele em santidade e novidade de vida, assim como o Senhor vive, é tão certo que dentro de pouco tempo você estará no Inferno, tanto quanto é certo que agora está fora dele. Oh, disponha-se a considerar a sua situação. A sua desgraça ou bem-estar eternos não merecem um pouco de consideração? Reflita novamente sobre as misérias do não convertido. Se o Senhor não lhe tem falado através de mim, não me dê atenção; mas, se é a própria Palavra do Senhor que diz que toda essa miséria paira sobre você, em que estado lamentável então se encontra! Será que é sensato viver em tais condições? Ou não se deve fazer logo todo o possível para impedir a ruína total? Ó homem, quem o enfeitiçou para que nos assuntos desta vida seja suficientemente sábio para planejar os seus negócios, prever os perigos e evitar a sua ruína, enquanto que nos assuntos que envolvem as consequências eternas seja negligente e descuidado, como se pouco lhe importassem? Não significa nada ter todos os atributos de Deus unidos contra você? Acha que pode viver sem a Sua graça? Pode escapar das Suas mãos ou suportar a Sua vingança? Não ouve a criação gemendo sob você e o Inferno pranteando por você? E ainda assim, acha que a sua situação é bastante boa? Encontra-se sob o poder da corrupção, na prisão escura e infecta, escravizado pelos desejos, elaborando a sua própria condenação — e isso tudo não merece uma reflexão? Vai desprezar todos os terrores da lei, bem como as suas maldições e clamores, como se fossem apenas ameaças de uma criança? Você ri do Inferno e da destruição, ou será que pode beber o cálice amargo da fúria do Todo-Poderoso, como se fosse apenas uma bebida vulgar?
         Prepare-se como um homem, pois vou arguí e você vai responder-me. Será que é um leviatã, cujas escamas do orgulho podem resistir ao seu Criador? Irá considerar as Suas flechas como palha e os instrumentos da morte como madeira podre? Você é o líder de todos os filhos do orgulho, para que considere as Suas setas como restolho e caçoe do tremor da Sua lança? Zomba do medo e não está assustado, não se afasta da espada do Senhor quando a Sua aljava retine a lança cintilante e o escudo contra você? Bem, se as ameaças e os chamamentos da Palavra não o despertam, estou certo de que a morte e o julgamento o farão. Oh, que fará você quando o Senhor avançar ao seu encontro e, em Sua fúria, atacá-lo e você puder sentir aquilo que está lendo agora? Se, quando os inimigos de Daniel foram lançados na cova dos leões com as suas mulheres e filhos, aqueles animais dominaram-nos e esmigalharam todos os seus ossos logo que chegaram ao fundo da cova, o que acontecerá com você quando cair nas mãos do Deus vivo?
         Oh, não contenda com Deus. Arrependa-se e seja convertido, para que nada disso venha sobre você. "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus porque é grandioso em perdoar". (Isaías 55:6-7).

Nenhum comentário: