sexta-feira, 30 de maio de 2014

TRABALHO E DESCANSO




Quem dentre vós é, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém de Judá e edifique a Casa do Senhor, Deus de Israel. Ele é o Deus que habita em Jerusalém” (Esdras 1:3).
         Caro leitor, veja a ordem de Ciro para o povo cativo em Babilônia. Setenta anos já haviam passado e agora eis que o Senhor desperta aquele rei pagão, a fim de encorajar os exilados, numa viagem épica de volta para Jerusalém. Que emoção! Milhares de Israelitas aguardavam! Milhares deles deixaram Jerusalém bem novos e agora estão em idade avançada, mas o amor por Jerusalém os encorajava a voltar juntamente com todos os que haviam nascido e crescido em terra estranha.
         Mas o texto nos fornece duas lições preciosas. A primeira é que eles sairiam definitivamente de Babilônia para edificarem Jerusalém. A cidade santa estava destruída, e fazia setenta anos que revelava completo estado de desolação. Neemias presenciou isso. Eles regressariam para trabalhar. Muito esforço seria requerido deles. A cidade não iria fornecer um viver fácil. Além de destruída, Jerusalém estava cercada de inimigos, os quais queriam mantê-la assim. Também a pobreza revelava a situação caótica e ingovernável da cidade. Subir da Babilônia para Jerusalém era uma decisão de fé; era somente para aqueles que amavam Deus e amavam a cidade santa. Caso contrário, ficar em Babilônia era melhor para os que desejavam viver na prosperidade.
         Caro leitor, os santos neste mundo são chamados para trabalhar. Não fomos chamados para descansar; não fomos chamados para um piquenique. A casa de Deus está sendo construída; os inimigos têm suas armas empunhadas, desafiando a Deus e o povo de Deus. Não fomos chamados a viver aqui, mas sim a lutar em guerra contra o mal. Fomos chamados a deixar o mundo e subir na batalha; fomos chamados para encarar a morte, tudo por causa do reino de Deus. O mundo não é nosso lugar, pois aqui peregrinamos nessa jornada até a chegada ao lar celestial.
         A segunda lição é que estamos subindo para a Nova Jerusalém. Enquanto a Jerusalém terrena mostra seu estado de desolação, desespero e tristeza. A Nova Jerusalém não precisa de nós para ser construída. Lembre-se de que o Senhor disse que iria para preparar lugar para Seu povo? (João 14). Não chegaremos ao céu para trabalhar, mas sim para descansar! Aqui há guerra, lá há perpétua paz! Aqui nós temos que nos consagrar e dedicar inteiramente ao serviço, devemos entrar no campo de guerra. Lá todos os inimigos estarão fora e nunca haverá necessidade dessas batalhar travadas aqui (Efésios 6 a partir do verso 12).
         Ó caro leitor, levante-se para a batalha! Deixe indolência espiritual! Deixe as desculpas! Enquanto você dorme no sono deste mundo, santos fiéis estão em oração e com grande fervor executando a obra de Deus! Enquanto você está parado, eis que milhares de pecadores precisam de salvação! Enquanto você busca as festas daqui eis que satanás e seu sistema perverso avançam para implantar suas perversidades e lançar fora a verdade! Não é o momento para as desculpas! Não há lugar para medrosos! O reino de Deus convida homens e mulheres de oração; convida homens e mulheres para o testemunho vivo no meio dos homens, a fim de exaltar a glória de Deus neste mundo maligno!

Nenhum comentário: