quinta-feira, 22 de maio de 2014

ETERNAS BENÇÃOS DO ARREPENDIMENTO (9)




                          TEXTO:       LUCAS 15:11-24        .
         Caro leitor devo prosseguir a fim de mostrar aos meus leitores como essa parábola está revestida das maravilhas da perfeita e eterna salvação. Nosso Senhor está mostrando aos judeus que os que estão longe (os gentios) estão sendo chamados ao arrependimento, assim como os que estão pertos (os judeus). Essa é a eminente mensagem de toda Escritura; essa é a nova que devemos levar aos perdidos no mundo inteiro. Não esqueçamos que o mundo fica emudecido quando perde um dos seus. O que é festa no céu é silêncio na terra; o que é alegria entre os anjos é motivo de ódio neste mundo, nesse sistema satânico.
         Mas temos mais lições que precisam ser expostas. A próxima é que a parábola nos mostra o fundamento que evidencia a gloriosa evidência de um coração transbordante de um pai: “Meu filho estava morto, mas reviveu...”. Note bem caro leitor, como a parábola faz brilhar o ensino da graça, norteando nossos pensamentos em torno dos ensinos tão proeminentes mostrados pelos apóstolos. Para aquele pai seu filho estava morto. Ora, um querido desaparecido é tido como morto. Foi assim com José em relação a seu pai Jacó. A Boa parte de sua vida foi sentir a terrível tristeza por ter perdido seu filho; para Jacó tinha que enfrentar a realidade de que jamais veria seu filho aqui. Quando ele pode ver seu querido face a face, foi para ele um ato de ressurreição, José estava morto, mas reviveu.
         Caro leitor, não é essa a condição do homem no pecado? É claro que a linguagem do pai na parábola era figurativa. Mas o que o Senhor está fazendo? Ele está lançando luz para que enxerguemos os poderosos ensinos. O que na parábola era apenas simbólico, no ensino da graça é literal. Quando a Palavra de Deus afirma que estávamos mortos em nossos delitos e pecados, o Espírito Santo está realmente afirmando que de fato éramos defuntos em relação a Deus (Efésios 2:1). No pecado o homem simplesmente não passa de um ser natural, vivendo à luz da natureza (1 Coríntios 2:14), vivendo nas trevas, na completa ignorância espiritual, sem Deus no mundo (Efésios 2:12) e sob o domínio do espírito que atua nos filhos da desobediência (Efésios 2:2).
         Caro leitor, a compreensão dessas verdades nos leva a entender quão maravilhoso é o arrependimento. É um dom da compaixão de Deus; é o Senhor com Seu braço forte atuando no meio dos homens; é o Senhor atraindo homens para Si. Louvemos ao Senhor por essa dádiva do céu derramado entre os pecadores! Como homens podem voltar para Deus? Por si mesmos? É impossível! O poder do pecado os arrasta para baixo e é satisfação deles descer mais e mais! Então, bendito seja o Senhor, o qual com Seu forte braço tem estendido Seu socorro, a fim de arrastar homens e mulheres de volta para Ele!
         Caro leitor, você conhece essa verdade em seu viver? Um dia foi atraído pelo poder da graça, a fim de humildemente buscar o socorro do Senhor? Um dia a mensagem chegou e lhe mostrou como tudo estava desmoronado debaixo de seus pés? Como tudo aquilo que o mundo lhe mostrava era falso, pura ilusão e que você não passava de um condenado e réu do fogo eterno? Foi assim que você foi para Deus, nessa condição tão triste, reconhecendo a bondade e longanimidade Dele em lhe mostrar o caminho do arrependimento? Foi nessa condição que você encontrou seu Salvador, vendo-O com Seus braços abertos, cheio de graça para lhe receber? Você chegou a Ele completamente vazio de si mesmo, porque lançou fora toda justiça própria, sentindo total desamparo e grato a Ele por ter vindo para perdoar toda iniquidade e remover toda ofensa?
         Se houve isso você era um filho pródigo; você agora está no lar; agora pertence ao Senhor; agora mostra ser alguém que estava morto, mas reviveu. Não tem alguém mais bem-aventurado do que você! Não tem alguém mais rico do que você! Grande festa aconteceu no céu, enquanto aqui na terra desenrolava seu arrependimento e salvação! Ó que mensagem cheia da compaixão de Deus! Ó que mensagem que pode tocar aos corações que agora sangram de tristeza e arrependimento! Ó que mensagem que faz exultar a alma arrependida de alegria e transbordante regozijo!

Nenhum comentário: