sexta-feira, 23 de maio de 2014

A CAUSA DE LEVANTAMENTO E QUEDA (8)





         "Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína, como para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações." Lucas 2:34,35

         Amigo leitor, novamente tomo a bíblia para procurar mostrar o tão glorioso ministério do Senhor Jesus Cristo em levantar almas. A bíblia está repleta de ilustrações deixadas pelo Espírito Santo a fim de mostrar a poderosa atuação de Deus em salvar pecadores. Simeão profeticamente falou para Maria o que Jesus seria na nação de Israel, provocando a queda de muitos e levantando muitos. É exatamente isso o que Cristo faz em todos os lugares. Cristo ou é Rocha para edificar vidas, ou Cristo será Pedra de Tropeço para derrubar almas que estão no pecado.
         Já passei  por alguns exemplos no livro de gênesis, nas vidas de Abel, de Enoque e de Noé, alguma vidas que acharam graça aos olhos de Deus e foram levantados da ruína do pecado para a elevada posição de herdeiros da justiça que vem pela fé. A bíblia está repleta de exemplos vívidos, histórias emocionantes que ilustram o poder desse Deus, o único que pode salvar.
         Tomarei agora a vida de um dos Patriarcas de Israel, Jacó. A ação de Deus na vida desse homem mostra que Deus age como bem quer e não como os homens querem. Não depende de quem quer e de quem corre, mas de Deus usar de misericórdia. A vida de Jacó prova claramente a poderosa doutrina da eleição. Olhando do ponto de vista humano, Esaú era mais digno do que Jacó. Jacó sempre foi um homem trapaceiro, enquanto Esaú mostrou ser alguém que vivia do serviço. Mas o Soberano decreto de Deus afirmou que Ele, o Grande Deus havia escolhido Jacó e rejeitado Esaú. É Deus agindo conforme Ele bem quer, e não conforme o homem pensa porquanto Deus há de prevalecer para que Ele seja glorificado em todas as coisas.
         Quando Deus põe seus olhos de amor em um pecador eleito, Esse mesmo Deus sabe como agir nessa vida para levantá-la da ruína do pecado. E foi assim na vida de Jacó. Ele tinha o nome próprio que seus pais lhe deram, e Jacó viveu assim até aquele dia em que Ele mesmo teve um encontro com Deus no vau de Jaboque, quando ali lutou com Deus. Jacó sempre havia lutado com os homens e levado as pessoas na base de enganar, mas ali, quando estava sozinho com Deus e lutou com Deus, foi o dia em que morreu o Velho homem Jacó e nasceu o Israel. Agora era um novo homem, porque conheceu o Seu Deus.       
         Amigo leitor, o Deus da bíblia age assim nas vidas daqueles a quem Ele aprouve salvar. Cristo veio para ser a causa do levantamento dessas pessoas, e são exatamente os eleitos de Deus quem podem sentir o toque convencedor do Espírito de Deus e assim chegarem ao conhecimento de que não passam de pobres e miseráveis pecadores, separados de Deus. Essas almas têm seus ouvidos abertos para ouvir a verdade e deleitam-se na verdade, e o maior prazer é conhecer a Jesus o Rei da Glória.
         O Antigo Testamento está repleto de ilustrações de homens e mulheres que foram levantados da lama do pecado para experimentarem o poder salvador e vivificador daquele que verdadeiramente salva o Seu povo. Foi isso o que ocorreu em minha vida e é exatamente isso o que o Salvador glorioso está fazendo agora naqueles que Ele está chamando da morte para a vida, das trevas para Sua maravilhosa luz!

Nenhum comentário: