quinta-feira, 29 de maio de 2014

QUANDO A ALMA ESTÁ ENGANADA (15)




Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio para ungires os teus olhos, a fim de que vejas (Apocalipse 3:17).
O GRANDE DESAFIO DA GRAÇA:     Aconselho-te que de mim compres
         Caro leitor, creio que pude deixar bem esclarecido o fato que quando Cristo fala do OURO no texto, Ele refere-se à fé verdadeira. Mas creio que devo intensificar um pouco mais a importância daquilo que nosso Senhor para os falsos crentes, porque não há outro sentimento que é mais perigoso num coração enganado do que ser arrastado pela falsa fé. Falo isso porque vejo que é o que mais tem enchido corações de confusão e esperança vã em nossos dias. O ser humano sempre se gabou da sua fé, porque a fé se torna espiritual e um bem precioso nela mesma. A falsa fé embutida num coração pode arrastar milhares para o desespero eterno, por essa razão temos que pregar contra a falsa fé. Ela pode ser extraída de um uso inadequado das Escrituras e vejo que muitos têm se firmado nisso. Isso se manifesta num orgulho espiritual e tudo se baseia nessa fé, como se Deus estivesse satisfeito com o mero crer do homem.
         Os falsos mestres têm se apoderado dessa falsa fé, porque eles percebem que todas as pessoas carregam esse sentimento de superstição. Então, o que acontece é que a fé torna pode criar seu próprio deus e firmar seu próprio sistema religioso. O que vemos em nossos dias é uma exaltação da fé; vemos convite para o show da fé; vemos as multidões sendo exortadas a ter fé em Deus, como se isso fosse o ato mais extraordinário feito pelos homens diante de Deus. Elementos malignos e cheios de torpe ganância conseguem cativar a multidão a dar crédito em qualquer coisa e esperar grandes coisas tendo essa fé como base. Ora, tudo isso que está acontecendo é do conhecimento de meus leitores. Mas, venho lembrar que o maior perigo existente, que se deriva da falsa fé é a confiança numa salvação simplesmente por causa dessa fé em Deus. Mas a fé bíblica nunca foi nem será manifestada como um bem em si mesmo. A fé bíblica é um milagre vindo de Deus no homem; seus olhos são abertos e ele passa a contemplar o Senhor e Salvador bendito.
         Caro leitor, quando a fé verdadeira se manifesta, imediatamente o mundo fica sabendo que algo inaudito ocorreu e contra essa manifestação o mundo manifesta seu ódio. A fé falsa se sente livre para crer em qualquer coisa que lhe faça sentir bem. Mas a fé verdadeira humilha o homem perante o Senhor da glória; a fé verdadeira contempla o Filho de Deus e há uma ligação de contínua e eterna confiança. Note o que a Palavra de Deus diz a respeito disso: “Quem crê no Filho tem a vida eterna” (João 3:36). Duas lições emanam dessa frase. A primeira é que o verbo “crer” aparece no tempo presente, indicando uma atividade constante: “Aquele que continuamente crê”. Noutras palavras “o crente”. Por quê? Ora, começou com fé e continua com fé. Vemos essa verdade em Romanos 1:17).
         A outra lição mostra que fé tem uma ligação com o Filho de Deus: “no filho”. Não é um mero Jesus, não um Jesus fabricado no fundo do quintal; não um Jesus para satisfazer minhas ambições carnais e terrenas. A fé verdadeira mira o Filho glorioso; a fé verdadeira tem como base o fundamento eterno, de que Deus enviou Seu Filho ao mundo para resgatar perdidos. A fé verdadeira se humilha e se reveste dessa salvação conquistada na cruz; a fé verdadeira deposita sua plena confiança no Senhor para ser seu Pastor na peregrinação; a fé verdadeira se firma na esperança da glória e vê este mundo como um lugar passageiro. A fé verdadeira não se orgulha em si mesma, ela se gloria em Cristo Jesus e se refugia Nele. A fé verdadeira avança em conquista de santidade e força para vencer o mal e prosseguir rumo ao lar.
         Caro leitor, que a Palavra de Deus seja sua armadura de fé! Que você esteja livre dessa teologia pagã que em nossos dias exibe uma fé feita de plástico, muito bela e agradável aos anseios carnais e adaptada perfeitamente nos corações arrogantes!

Nenhum comentário: