quarta-feira, 28 de maio de 2014

“REDENÇÃO PELO SANGUE” (7)




Se porém, andarmos na luz como Ele na luz está temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, Seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 JOÃO 1:7)
É UMA VERDADE DETERMINADA PELO DEUS ETERNO:
         Caro leitor, a história da redenção pelo sangue está longe de ser entendida pela mente natural e pelo coração incrédulo, porquanto é uma história eterna: “Com amor eterno eu te amei”. Foi na reunião do conselho de Deus que ali foi conhecido o Cordeiro que seria morto e com Seu sangue os eleitos obteriam pleno e suficiente resgate. Deus opera a salvação com as providências perfeitas Dele mesmo, por isso não há outro meio fora do Filho de Deus; Deus não entregou o povo escolhido às mãos de Maria, de Paulo ou de qualquer outro nome. Notemos bem que Cristo desceu do céu e se entregou por causa daqueles que o Pai lhe havia confiado (João 17:2). Não somente o Pai amou o povo escolhido, como também o Filho amou e amou tanto que é Ele mesmo quem veio aqui em santa humilhação, para que em toda essa jornada do céu à terra pudesse conquistar tudo, absolutamente tudo o que os pecadores precisavam para serem participantes da glória eterna.
         Ó meu  caro leitor, não posso deixar que você fique à margem, desprovido desses santos e gloriosos ensinos, pois são mistérios revelados por Deus ao Seu povo (Efésios 3:8). Eu sei que grande e intensa é a luta de satanás para que essas maravilhosas verdades sejam difundidas, porquanto o príncipe das trevas não quer que a glória de Cristo seja conhecida dos homens. Por esse fato ele transtorna tudo; ele traz confusão às mentes e pinta um quadro diferente a respeito de Jesus, conforme estamos vendo em nossos dias. Mas caro leitor, estamos lindando com o Cordeiro de Deus e não com uma escolha dos homens. Cristo jamais seria motivo da escolha nossa, porque no pecado todo nosso ser sente completa repugnância pelo Filho de Deus. Mesmo o povo eleito, se não fosse pela força da graça nenhum pecador poderia escolher a Cristo. No pecado os homens escolhem seus ídolos; querem qualquer Maria, qualquer Paulo, qualquer pastor ou padre, ou então qualquer figura que queiram inventar. Cristo para o mundo não passa de um ser que causa dó e que os homens gostariam de ouvir que está morto.
         Mas voltemos para as Escrituras! Olhemos firmemente para Aquele que é o perfeito Autor da nossa salvação! Fitemos nosso Senhor com os olhos da fé, para que ouçamos com santa alegria o que diz a Palavra: “Deus Eis o cordeiro de Deus...” (João 1:29). Examinemos isso; fiquemos pasmados, porque Deus elegeu Seu próprio Filho para ser imolado em lugar de ímpios, perdidos e condenados! Quem mais poderia fazer isso em nosso lugar? Quem mais poderia enfrentar a cruz, a fim de sofrer ali os horrores da Ira de Deus? Quem mais poderia ser esmagado, moído e assado pela fúria de Deus contra pecadores? Quem? Somente “Aquele que não conheceu pecado...” (2 Coríntios 5:21). Estou sendo tão enfático, porque eu sei que a modalidade evangélica de hoje corre atrás de outro cristo, com uma agradável e sensacional mensagem para a natureza corrompida e carnal do homem.
         Mas agora é o momento decisivo, glorioso e triunfante; agora somos chamados para que humildemente contemplemos um lugar onde só a fé verdadeira pode mirar. Deus tem perfeita provisão para os pecadores e essa provisão está no sangue do Seu Filho. Então caro leitor, olhemos o santuário; miremos bem o lugar de glória; fitemos nosso lugar onde encontramos socorro; veja onde o indigno pecador pode chegar e achar misericórdia! Você entende essas coisas? Agora não é momento para os obas, obas! Agora é momento de solene respeito pois o lugar apresentado a nós nos leva à humilhação; nos faz reconhecer nossa completa indignidade; nos leva à queda. Veja amigo, porque quando vemos a provisão de Deus por meio do Seu Filho, eis que toda nossa justiça vira farrapo e todas as nossas obras se tornam lixo. Vemos que nada temos para oferecer, senão ações de graças ao Autor da nossa salvação!

Nenhum comentário: