quarta-feira, 28 de maio de 2014

DEBAIXO DA IRA OU DO AMOR DE DEUS (8)




Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que todavia permanece rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. João 3:36
Caro leitor, em continuidade quero mostrar a vida de Saulo como uma belíssima ilustração. Não existia alguém na época, mais religioso do que Paulo. Em Filipenses 3, ele dá seu testemunho de como foi achado por Cristo, Paulo ali afirma que era excentricamente religioso; seguia a religião dos fariseus, que era a mais severa daquele tempo, Paulo diz ali que era um homem que cumpria todos os rigores da lei. A sua salvação é um fato conhecido. Quando caiu por terra na entrada de Damasco, fulminado pelo raio de luz partindo da glória de Cristo, aquele religioso teve a experiência do que é o arrependimento, ficando cego por três dias, mas durante esse tempo ele verdadeiramente passou a ver. Deus lhe deu aquela cegueira física justamente para que ele pudesse saber o quanto estava cego no espírito. “Louvem ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens” Salmo 107.
  Ó meu amigo, como você poderá ver se ainda está cego? Como poderá andar se está espiritualmente paralisado? Você não verá a porta da graça aberta, se não houve o arrependimento! O bom pastor já preparou uma mesa na presença dos inimigos, mas como você vai assentar-se ali e apoderar-se do banquete da graça, enquanto você estiver neste mundo se enchendo dos prazeres deste mundo? A porta da arca da salvação já está aberta, é para você entrar; ali estão os verdadeiros crentes plenamente seguros do terrível dilúvio da ira divina, mas quer entrar por causa de sua incredulidade e persistência no pecado.
  O pecador sem salvação, não arrependido, quer uma igreja para tentar cobrir suas culpas, mas não há outro meio de encobrir pecado a não ser pelo sangue. O pecador não arrependido quer ser religioso porque tem medo do inferno, mas ao mesmo tempo não quer abandonar o seu mau caminho. O pecador não arrependido vai criar em sua mente o tipo de deus que ele quer; o pecador não arrependido vai ter bíblia em sua casa, mas é ele quem vai querer dá sua interpretação própria, e não vai se subordinar á iluminação do Espírito de Deus. O homem não arrependido vai dizer que crê em Jesus, mas é o crer da forma Dele. Ele ainda não se desgrudou de seus maus caminhos; da terrível idolatria; seu coração não foi mudado. Pode parecer por fora que é um homem possuidor do temor devido a Deus, mas lá dentro estão escondidas e enjauladas as feras da iniquidade. Vai revelar isso na escuridão. Não sabe para onde vai, pois está nas trevas.
  Meu amigo, por que continuar assim em seus pecados? Você não tem forças próprias para se salvar. Em Romanos 7, Paulo afirma: “que o homem é carnal, vendido a escravidão do pecado”. Em Colossenses 1:13, o Espírito Santo afirma aos crentes que foi Deus quem os tirou da potestade das trevas, e os transportou para o reino do filho. Eu pergunto: O algemado pode tirar suas algemas por sua própria vontade? Aquele que está encarcerado pode sair de sua prisão por si próprio? Um morto pode levantar-se por sua vontade?
  Escute, nada você poderá fazer quanto a sua salvação, por isso que o Espírito Santo apresenta o grande salvador. Ele veio libertar os encarcerados; arrancar-lhe as algemas; dar vida aos que estão espiritualmente mortos. Ele é o poderoso salvador. Em Hebreus o Espírito Santo afirma que Ele salva perfeitamente.
  Neste momento, para de buscar socorro entre os homens; em vão  é o socorro dos homens, pela fé, com toda confiança se jogue nos braços do Bendito Salvador. Não fique preocupado com tamanho de seu pecado ou com a quantia de suas transgressões, pois o grande Deus já sabe que você é culpado, mas a graça é infinitamente maior que a multidão de seus pecados.


Nenhum comentário: