quarta-feira, 21 de maio de 2014

A CAUSA DE LEVANTAMENTO E QUEDA (7a)






         "Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína, como para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações." Lucas 2:34,35

         Prezado amigo estou tentando mostrar o que a bíblia ensina a respeito de trabalho glorioso do Senhor Jesus em levantar muitos, pois Simeão afirma que Ele foi destinado para levantamento de muitos bem como para a ruína de muitos. Como é que um homem chega a entender seu estado de ruína para que possa encontrar da parte do Deus de toda misericórdia o levantamento para a salvação? Creio que somente Deus pode fazer isso. Ele conhece os que são Dele; Ele sabe antemão quem são Suas ovelhas. O povo escolhido é conhecido por Deus desde a eternidade, e Ele sabe como lidar com cada daqueles que lhe pertencem.
         Quero conduzir o leitor para algumas ilustrações bíblicas de homens e mulheres que esse Deus em Graça levou-os à um estado de miséria a fim de que pudessem ser levantados pelo Seu poder redentor. Já falei um pouco a respeito de Abel, filho de Adão. Aquele moço agiu totalmente contrário ao seu irmão Caim, por que? Abel era tão pecador quanto Caim; ambos haviam nascido no pecado; os dois eram condenados ao inferno; ambos tinham agora uma natureza totalmente avessa a Deus; um não era em nada melhor do que o outro. Mas algo de extraordinário estava acontecendo em Abel.
         A atitude de Caim era algo normal em sua natureza de pecador, mas quanto a Abel, aquela tristeza por ver que havia nascido no pecado, separado da comunhão com Deus; aquele desejo de voltar-se para Deus, e ter comunhão com Deus; aquele sentimento de um perdido pecador que o levou ao ponto de confessar e pedir o perdão de seus pecados mediante um sacrifício de Sangue, não era algo normal; não era algo do próprio Abel, mas sim era a obra atuante da Graça de Deus na vida de Abel. Abel foi um moço que realmente experimentou uma queda, para depois conhecer o que é levantamento. Abel viu o que é ruína, e só queria uma coisa voltar-se para esse Deus. Amigo ouvinte, eis aí uma ilustração deixada pelo Espírito Santo, mostrando o que Deus faz em salvar pecadores. Onde Deus colocou Abel? Ele ocupou o lugar ao lado do Seu Deus lá no céu, onde é infinitamente melhor, e ainda mais figura-se entre os heróis da fé apresentados em Hebreus 11. Dentre os filhos de Adão Abel é o primeiro crente genuíno, mostrando o poder glorioso de Deus em salvar seus escolhidos. Quem pode narrar os feitos do Senhor pelo Seu povo, somente os remidos do Senhor.
         Outra pessoa que passou por este mundo e conheceu o que é queda foi Enoque. A raça humana já havia se multiplicado em muito, e o pecado foi se avolumando mais e mais para atrair o decretar de Deus em punir o mundo com as águas do dilúvio. Enoque nasceu nesses dias malignos que precederam a destruição da raça com o dilúvio. Mas, eis que num ambiente uma universal hostilidade contra Deus; num mundo em plena rebelião contra o criador; quando parecia que o Satanás com seu império era o grande vencedor e o Deus de toda glória aparentemente derrotado, surge o braço forte de Deus levantando um homem. Enoque não passava de mais um membro de uma raça culpada; condenado como qualquer outro, mas entrou então a eleição divina com a qual satanás não contava.

Nenhum comentário: