sexta-feira, 23 de maio de 2014

A PROTEÇÃO DE DEUS (18 a)




Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito para que te guardem em todos os teus caminhos”.
         Amigo leitor, estamos diante de um verso impressionante deste salmo que nos leva para além do véu do nosso fraco entendimento e nos mostra quão gloriosa é esta salvação dada por Deus ao pecador. É de fato aquilo que o Espírito Santo afirma: “Uma tão grande salvação”. Devemos diante de um verso tão precioso dar glórias ao nosso Deus. Nesse verso claramente podemos ver como Deus passa a mostrar que até mesmo o exército celeste está envolvido na batalha de proteger os salvos contra os perigos tão terríveis pelos quais aquele que é salvo passa neste mundo.
         Veja que os anjos, comparados a nós que somos seres humanos, eles são maiores em poder. Não tem comparação. Além do mais, eles estão à inteira disposição de Deus para servir aos que hão de herdar a salvação. Que passemos a entender a realidade do ministério dos anjos. Devemos saber que os anjos são seres poderosíssimos. A bíblia narra em 2 Reis que um só anjo foi suficiente para destruir o exércitos de 180 mil soldados Assírios no tempo do piedoso rei Ezequias. Somente para mostrar o poder dado aos anjos. Mas os anjos celestiais estão às ordens de Deus, e estão prontos para atuar em servir aos salvos: “Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito para que te guardem em todos os teus caminhos”. Eles são velozes, e isso significa que para os anjos não há qualquer dificuldade no sentido de que eles façam uma viajem distante em questão de segundos sem precisar de qualquer veículo como carro, avião, etc. O que para nós está longe de qualquer possibilidade, para os anjos é normal. Uma ilustração que cabe bem aqui está em Daniel 9. Aquele homem de Deus em Babilônia, lendo o livro do profeta Jeremias percebeu que o tempo do cativeiro de Israel estava chegando ao fim, estava completando, ou mesmo já tinha completado 70 anos. Então aquele homem tão amado de Deus passou a orar, passou a confessar seu pecado e o pecado de seu povo e buscar uma resposta quanto ao futuro do povo de Israel. Enquanto Daniel orava pedindo uma resposta de Deus, eis que apareceu o anjo Gabriel para trazer-lhe a resposta. Vejamos como Gabriel chegou tão rápido. Em que distância ele estava nós não podemos responder, mas é certo que ele trouxe rapidamente a resposta para Daniel.
         Os anjos também aparecem na bíblia para a execução de julgamentos, por exemplo, o caso do vaidoso e arrogante rei Herodes, narrado em Atos. Ele foi alvejado por um anjo vindo a morrer comido de vermes. É notável o poder dos anjos no sentido de que eles também, não estão como nós, limitados às leis físicas. Por exemplo, um anjo invadiu a prisão onde Pedro estava encarcerado, ele entrou na cela onde estava o Apóstolo sem precisar destrancar o portão ele entrou. Isso significa que os anjos não estão limitados às leis físicas que nós estamos. Além disso, o anjo fez com que as correntes que prendiam Pedro fossem soltando sem qualquer auxílio de mãos. Além do fato de que as celas foram abrindo sem o uso de qualquer chave, sendo que tudo isso aconteceu sem que os guardas percebessem. Também, não devemos confundir o ANJO DO SENHOR (quem tem lido o VT pode ver muitas vezes acerca do ANJO DO SENHOR que apareceu para Abraão, Moisés, Josué, os pais de Sansão, Davi e outros) com outros anjos, porque o ANJO DO SENHOR é exatamente a pessoa do Senhor Jesus Cristo, agindo na história do VT no meio do Seu povo antes que viesse aqui para se encarnar e ser nosso Salvador. O ANJO DO SENHOR age no VT como se estivesse pré anunciando o seu glorioso trabalho aqui quando viesse a este mundo nascendo em Belém a fim de morrer em favor do Seu povo.

Nenhum comentário: