quarta-feira, 28 de maio de 2014

ETERNAS BENÇÃOS DO ARREPENDIMENTO (10 de 10)




                          TEXTO:       LUCAS 15:11-24        .
         Caro leitor, hoje encerro meus comentários sobre as eternas bênçãos do arrependimento, conforme o texto de Lucas 15. Estou tentando mostrar aos meus leitores o quanto o genuíno arrependimento é o mais glorioso acontecimento na vida de alguém. Aquele filho pródigo voltou para o Pai.
         Para o amoroso pai aquele filho estava perdido e foi achado. Ora, quem Jesus veio buscar? Não foi aquele que estava perdido? Eis aí a preciosa lição dessa salvação. Enquanto os homens estiverem se sentindo bem; enquanto estiverem em paz com o pecado; enquanto estiverem cercados dessa auréola de glória mundana, jamais hão de querer voltar para Deus. Milhares seguem a vida assim, sempre encontrando caminhos abertos para o sucesso e paixões. Os perdidos logo percebem que estão perdidos; logo veem que estão sem saída, perplexos e buscando um local de escape. Notemos que aquele homem rico (Lucas 18), quando veio interrogar Jesus sobre como entrar no reino, veja como ele não estava perdido. Ele tinha um escape aqui, e seu escape era o amor à riqueza. Por isso simplesmente deu às costas ao Senhor e foi embora.
         Notemos outra lição que é importantíssima na compreensão da soberana salvação. Ele foi achado. Não há  um pecador que consiga achar Deus, pois é Deus quem vai buscar o perdido (Lucas 19:10). Quando o homem está perdido, eis que o Senhor aparece para mostrar-lhe o caminho. Muitos encontram um mensageiro da verdade numa boa igreja; outros encontram a verdade por meio da mensagem de um folheto, etc. No caso do eunuco que sozinho lia Isaías 53 (Atos 8), eis que logo apareceu Filipe para mostrar a verdade no texto.
         Então caro leitor, eis aí o livre exercício da graça para pecadores arrependidos. Tenho maravilhosas novas para eles! Tenho notícias vindas do céu! Quero afirmar aqui que Deus age com os pecadores arrependidos como um pai que vai à busca de um filho perdido. Isso significa que se o coração estiver marcado de profundo pesar por ter pecado contra Deus; se o ser estiver tomado de tristeza, de desejo de voltar para esse Senhor, então é sinal de que Ele está vindo ao encontro dessas almas angustiadas. Quando os homens se arrependem significa que a luz do céu veio brilhar sobre eles; que a poderosa mão de Deus está estendida para encontrar e salvar esses pecadores. Significa que Ele realmente veio salvar; que Ele realmente há de salvar essas almas oprimidas; que não há qualquer barreira capaz de estorvar o poder desse Deus em achar os Seus.
         Caro amigo, se você é uma alma arrependida eis que Deus está mostrando que todos os atos do arrependido realmente fazem parte dos grandes feitos soberanos de Deus na salvação. Quem pode achar um homem perdido no pecado? As prisões do pecado são poderosas; são extremamente fortes os portais de bronze que prendem os pecadores e não há aqui ninguém que possa livrar qualquer perdido dessa situação tão terrível na qual o pecado lhe colocou. Quem me poderá salvar? Se os homens estão perdidos, então significa que precisam ser achados.
         Eis que Deus enviou Seu Filho do céu; que Deus estendeu Seu braço forte a fim de arrancar os pecadores dessa condição tão triste! Eu sei que desespero causa às trevas a noticias de que Jesus veio ao mundo para salvar homens e mulheres desesperados no pecado! Satanás, o mundo, a morte e o inferno nada podem fazer para deter esse maravilhoso serviço. Quando Jesus entrou em Jericó tendo em vista achar Zaqueu, nada pode detê-Lo. Ali estava um perdido que o Filho de Deus veio buscar. Foi assim com todos os pecadores que foram salvos e é assim que Ele está efetuando essa tão grande salvação com todos os que agora estão sendo salvos.
         Agora é o momento para sua salvação, amigo! É agora mesmo que Cristo chega, porque Ele ouve o clamor dos aflitos e sabe perfeitamente onde eles estão! Maravilhosa graça, maravilhoso amor e compaixão em favor de homens e mulheres culpados!

Nenhum comentário: