sexta-feira, 30 de maio de 2014

“A SINCERA PETIÇÃO DA ALMA” (7)




E acrescentou: Senhor, lembra-te de mim quando vieres no teu reino” (LUCAS 23:42)
UMA PETIÇÃO DE UMA ALMA HUMILHADA E AQUIETADA
         Caro leitor analisemos de perto a petição daquele moço que foi socorrido pela misericórdia do Senhor ali na cruz, porque isso que foi registrado por Lucas tem como finalidade nos ensinar o que realmente significa salvação bíblica. Já vimos que sua petição foi carregada de temor: “...lembra-te de mim...”. A Bíblia pergunta: “Quem é o homem, para que dele te lembres?”. Esse evangelho medíocre tão apregoado em nossos dias tem elevado o ser humano, como se ele fosse de extrema importância e de grande necessidade para Deus. Mas quando o homem é despertado pela graça tudo isso é despejado no pó e desaparece, para dar lugar à humildade e prostração perante a augusta presença do Senhor.
         Caro leitor, não há quem possa chegar perante Cristo, sem ter seu coração carregado de santo temor. Quando o homem é atraído por Deus e para Deus todo peso da soberba do pecado é tirado; todo efeito mortífero do pecado na alma é posto fora; toda rebelião do velho homem, tão astuto, cruel, malicioso e sutil é lançado no abismo. Os olhos que miram o Salvador revelam santo temor. Foi assim com aquele moço,porque logo percebeu sua vergonha diante do Justo; percebeu imediatamente que era um culpado perante a face do inocente.
         Mas acima de tudo percebeu o olhar de perdão, de longanimidade e de graça. Não estava perante um Juiz, mas sim Aquele que se tornou homem para salvar homens. Então, o temor não o fez fugir no íntimo; não o fez sentir-se encolhido e reservado, mas o levou a uma imediata busca, reconhecendo que aquela era a ocasião oportuna, o momento adequado para escapar de uma vez para sempre da Ira de Deus. Caro leitor, quão raro é achar um pecador arrependido em nossos dias! As multidões estão acalentadas na carne pelos ensinos lisonjeadores dos falsos mestres. Achar um pecador hoje é um acontecimento raro, mas perseveramos em oração pedindo essa visitação de amor e bondade do Senhor nestes dias tão malignos e difíceis de serem domados.
         Prossigo em afirmar no texto, que a petição daquele moço foi cheia de coragem perante Aquele que ele logo percebeu ser o Salvador. Ora, a fé não recua, não fica envergonhada e volta para se esconder no meio dos homens, por receio de Cristo. Quando o Espírito de Deus opera no peito do homem a doce convicção de pecado e da necessidade de salvação, eis que Cristo é tudo o que ele realmente necessitava. Aliás, a presença graciosa do Senhor dá ao pecador incrível liberdade de se expressar como convém. Não é uma coragem para se exibir, mas para pedir como um mendigo. Não há qualquer receio de se aproximar desse Salvador, porque Sua face maravilhosa atrai e jamais expulsa: “...de modo nenhum o lançarei fora” (João 6:37).
         A petição daquele moço mostrou ser cheia de coragem porque a fé que chega perante o Salvador é fortificada para pedir o que é certo. Naquele momento foi ajuntada toda força física, mental e emocional; todo seu ser foi encorajado a fitar o semblante de infinito amor, para pedir coisas eternas. Aquele moço não se desviou das intenções santas de sua alma; não tomou um rumo carnal. A coragem da verdadeira fé o encheu de santo entusiasmo; tudo o que havia buscado no mundo ficou para traz, foi lançado fora do barco de sua vida. Tudo agora era leve, por isso foi para levar a petição correta perante a face do Senhor da glória, por isso foi aceito imediatamente.
         Homens e mulheres precisam ser encorajados a correr aos pés do Senhor. Chegue ó amigo, mas aproxime como um réu culpado, pedindo perdão; como um mendigo espiritual, em busca das riquezas eternas; como um peregrino em busca de um lar; como um andarilho em busca do Guia. O que mais poderia apresentar aqui aos meus leitores? Posso afirmar que Aquele Salvador é o mesmo – invencível – Pode abrir a boca agora e com coragem pedir o que tanto a alma precisa para ser eternamente salva.

Nenhum comentário: