quarta-feira, 28 de maio de 2014

CONSEQUÊNCIAS DE AFASTAR-SE DE DEUS (20 de 20)



          
“A tua malícia te castigará, e as tuas apostasias te repreenderão; sabe, pois, e vê, que má e amarga coisa é o teres deixado o Senhor teu Deus, e o não haver em ti o temor de mim, diz o Senhor Deus dos exércitos” (Jeremias 2:19)
O CONFRONTO COM O SENHOR DOS EXÉRCITOS: “...diz o Senhor dos exércitos”
         Caro leitor, hoje encerro as considerações em torno desse verso de Jeremias 2:19. Que privilégio para mim pregar a Palavra! Tenho comigo a mais poderosa arma que existe no universo e estou certo que se ela não falar, ninguém mais pode falar, mas ela sempre opera aquilo que glorifica a Deus, quer na salvação dos perdidos, quer na punição dos perversos. Mas, todo meu esforço concentra-se na edificação dos santos no mundo inteiro, porque sei que há algo em comum em todos os eleitos – eles amam a Palavra de Deus e com humildade e alegria A recebem em seus corações.
         Caro leitor, examinemos com profunda humilhação como o Senhor se manifesta perante os apóstatas: “...diz o Senhor dos exércitos”. No inicio do verso vemos sua misericórdia, mas no final Ele mostra o cerco aos que fogem do Seu amor e graça. Quando Deus se manifesta como o Senhor dos exércitos, Ele está declarando a todos os orgulhosos que não há inimigo como Ele; que não há rota de fuga que possa escapar Dele; que não há esconderijo contra Ele; que não há treva assaz profunda que Ele não enxerga o fugitivo. O Deus de toda misericórdia afirma que o homem que dá as costas às Suas manifestações de compaixão, certamente há de defrontar com Sua Ira: “...Para onde fugirei da tua face?”.
         Caro amigo, meditemos nessa verdade em santo temor e tremor! Porventura, quem poderá escapar do Todo Poderoso? Se o orgulho prevalece; se o barro quer se ostentar e desafiar o Oleiro; se meros mortais, que não passam de vermes rastejantes neste vale ousam andar por este mundo como bem querem, certamente vão encontrar no final do caminho a face daquele que se manifesta como o Senhor dos Exércitos! Ao se apresentar assim perante os homens o Senhor está afirmando que não existe exército no meio dos homens, entre os animais e entre os anjos que não trabalhe para Ele! Ele toma tudo e todas as coisas como instrumentos da Sua Ira.
         No Egito as moscas, gafanhotos, piolhos, pestes, trevas, enfim tudo que aterrorizou os egípcios era exército Dele. Em Sua justa Ira Ele toma o que Ele bem quiser para executar Sua vingança contra Seus adversários. A pedra jogada do alto por uma mulher contra a cabeça de Abimeleque foi instrumento de Sua Ira (Juízes 9:53). A flecha do soldado siro atirada ao acaso foi instrumento do Senhor dos Exércitos para por ponto final no viver do perverso Acabe (1 Reis 22:34); Jeú, soldados e os cães cumpriram a vontade de Deus em julgar e executar Sua ira contra a perversa Jesabel (2Reis 9:33-35). Tudo que há neste mundo e no universo faz parte dos exércitos de Deus para o cumprimento de Seus desígnios santos e justos. Ele é Soberano em usar de misericórdia, mas também é soberano em executar Sua vingança: “Vede agora que eu, eu o sou, e não há outro deus além de mim; eu faço morrer e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar da minha mão” (Deuteronômio 32:39).
         Caro leitor, talvez você esteja assustado, mas afirmo que você está perante a verdadeira teologia. Os falsos mestres facilitam o caminho para a perdição, eles fazem com que os homens escorreguem para o mal. São eles que empurram os homens para longe daquele que é misericordioso. Mas eu venho trazer a verdade do evangelho. Eis aí o Deus que fala por meio da Sua Palavra! Você poderá lutar contra Ele? Atreverá a armar-se contra esse Senhor? Não é melhor humilhar? Não é melhor cair aos Seus pés, prostrar-se perante aquele que usa de compaixão? Não é melhor colocar a boca no pó, lançar fora toda desculpa, parar de usar de mentiras contra Ele e invocar Seu amor e compaixão?

Nenhum comentário: