sexta-feira, 23 de maio de 2014

DEBAIXO DA IRA OU DO AMOR DE DEUS (7)




“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que todavia permanece rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. João 3:36

Amigo, na meditação anterior procurei deixar bem claro que a fé está acompanhada do arrependimento. É lógico e claro que aquele que um dia verdadeiramente creu e passou a possuir consequentemente a vida eterna, é alguem que experimentou o arrependimento. Antes de beber o cálice da salvação, o pecador terá que admitir a sua própria miséria, que é um condenado, que é um vil, desprezível e merecedor do justo castigo. Sem arrependimento, o pecador continua ainda em seus pecados feios e grosseiros. Estou referindo à mudança no íntimo.
  A pessoa que experimentou o arrependimento no coração, é a pessoa chamada por Deus de nova criatura. Ela é nascida do Alto; possui uma nova natureza, que é a natureza divina. Há uma diferença entre a pessoa ser religiosa e ser verdadeiramente crente. Uma pessoa religiosa tem apenas uma formalidade externa de vida, mas no íntimo é ainda o velho homem criado em Adão, amante deste mundo. Ainda se encontra em seus pecados, e nada sabe quanto a nova vida que há em Cristo. Se encontra alheio à vida de Deus; seu caminho é somente escuridão, e no íntimo é um amante do pecado em todas as suas manifestações. No arrependimento o pecador passa a odiar a sua velha vida; o homem arrependido poderá até entrar numa igreja, ser batizado, se tornar membro e dar uma impressão de que é alguem muito crente e santo. Vai receber elogios e vão dizer que ele é “uma bênção”! Mas não vai demorar, quando ele irá revelar o seu interior, voltará para o lugar que é verdadeiramente o lugar dele. O lugar dos mortos é entre os mortos.
  Ainda mais, quero aqui culminar esse assunto do arrependimento ao afirmar que o arrependimento é a prova que a pessoa é de fato alguem escolhida por Deus, antes da fundação do mundo. É lógico e claro que somente os escolhidos serão salvos. Em II Timóteo 2:10, Paulo diz: “Tudo faço por causa dos escolhidos...”. Mas como é que alguem prova que é um escolhido por Deus? A resposta é esta: pelo arrependimento, o homem arrependido, é de fato uma pessoa santa. É alguem em quem de fato está o Espírito Santo de Deus.
  É importante aqui ilustrar tal assunto do arrependimento através de alguns exemplos: a mulher adúltera que chegou aos pés do Senhor quando este se achava na casa de Simão. Ela estava chorando; o Mestre viu ali um coração turbado, sentindo a sua própria miséria, mas buscando o doce perdão do Mestre. Foi um momento emocionante, e você pode ver tal narrativa no evangelho de Lucas, cap. 7, a partir do verso 36. Ali estava alguem querendo beber da água da vida. Aquela pobre alma foi aos pés do Senhor querendo somente ouvir do Mestre: “A tua fé te salvou, vai-te em paz”.
  O ladrão na cruz, vendo ao seu lado alguem que estava ali pendurado de forma indigna, injustamente, reconheceu que aquele era o Salvador, e em profunda humildade pediu ao Senhor que lembrasse dele, quando estivesse no seu reino. Mas, nota, o Senhor veio buscar pecadores, arrependidos e a salvação não é algo para ser adiado; não! Deus não aguarda para salvar o pecador mais tarde. O Senhor Jesus prontamente disse para aquele moribundo “ Hoje mesmo tu estarás comigo no paraíso”.
  Caro leitor, você já conheceu o real significado de arrependimento? Um dia pode ter o encontro com o Salvador? Um dia soube o quanto foi triste seu viver; que juntamente com toda raça caiu em Adão e era culpado, indigno, mas que foi achado pela misericórdia. Um dia soube desse amor maravilhoso do Salvador, que lhe amou tanto e que provou isso vindo ao mundo e como um Cordeiro puro foi imolado na cruz, a fim de ocupar o lugar de pecadores. Então, perto Dele você confessou sua culpa, foi perdoado, purificado e aceito perante Deus cheio da perfeita justiça de Cristo.

Nenhum comentário: