quinta-feira, 29 de maio de 2014

DEBAIXO DA IRA OU DO AMOR DE DEUS (9)




Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna, o que todavia permanece rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus”. João 3:36

Amigo leitor estamos estudando juntos esse impressionante verso de João 3:36, pois nesse tratado inspirado está a impressionante doutrina da salvação, da justiça de Deus dada ao pecador que arrependido crê no Filho para a sua segurança eterna. Nos estudos anteriores procurei esclarecer a verdade quanto a fé verdadeira; a fé que introduz o pecador na família celestial; essa fé é revestida do arrependimento.
  Para deixar ainda mais esclarecido tal doutrina, quero aqui afirmar que o arrependimento faz o pecador olhar para si próprio e se ver totalmente revestido de pecado; ele se vê, incapaz, fraco, amaldiçoado pela santa lei e, acima de tudo, ele se vê separado do Deus vivo. A fé, entretanto faz o pecador olhar para a misericórdia divina. O arrependimento fá-lo olhar para baixo, enquanto a fé fá-lo olhar para cima. No arrependimento ele viu sua culpa, na fé ele viu a graça de Deus.
  O arrependimento que não leva a genuína fé, não é o arrependimento proveniente de Deus. No arrependimento ele se vê cego, na fé ele clama para Jesus afim de que Ele lhe restaure a vista. No arrependimento ele vê a sua carga sobre si, o fardo pesado que o pecado pôs nos seus ombros espirituais, mas na fé, ele contempla o Mestre na Cruz carregando sobre si os seus fardos.
  Quando o pecador não olha pela fé para o Glorioso Salvador, ele vai tentar buscar a salvação de sua alma através de seus próprios recursos. Ele tentará guardar os mandamentos, mas vai se ver aflito, porque a lei exige perfeição. Logo ele vai contemplar a sua própria maldição, pois em Gálatas o Espírito Santo afirma: “Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no livro da lei para praticá-las”. Ele vai saber, pela própria experiência, que a lei é Santa, justa e boa, mas, ele não, ele é carnal, vendido à escravidão do pecado. “Romanos 7:14”. Ele um dia estará lá em cima, sentindo-se bem, mas no outro dia ele estará lá em baixo, angustiado e deprimido. Tudo estará em torno dos seus esforços. Será afetado profundamente pelas circunstâncias; será dependente de suas obras, de seus esforços, de suas emoções, pois ainda não compreendeu a respeito da graça salvadora.
  Amigo, arrependimento operado pelo Espírito de Deus no íntimo do pecador, o levará à fé. Então, tal pessoa será a pessoa que verdadeiramente creu. Tal pessoa possui vida Eterna. Será mui importante explicar aqui o que é verdadeiramente a fé salvadora? Fé é o meio que Deus usa para canalizar no homem a sua graça. Fé é a porta do coração escancarado para Cristo Jesus entrar. A fé é semelhante a mão do mendigo estendida para receber alguma coisa.
  Amigo, a riqueza não está na fé, mas na graça de Deus. Em Efésios 2:4, o Espírito declara que deus é riquíssimo em misericórdia. Bendito o pecador que se achegar a essa fonte inesgotável de amor eterno. O pecador nada tem a pagar; ele é como o pobre mendigo, totalmente desprovido de recursos. Deus não pede absolutamente nada do homem, a não ser que ele creia. A salvação é de graça! Deus dá o cheque assinado, é só ir ao banco celestial para descontar a quantia suficiente para a sua salvação.
  Meu amigo, a fé é o homem segurando firmemente nos recursos de Deus. Dois homens estavam descendo o Niágara, o barco havia afundado e eles estavam sendo levados pela forte correnteza rio abaixo em direção a queda catarata. A morte era inevitável; e eles nada podiam fazer, e dependiam desesperadamente do socorro de fora. Quando eles estavam no pânico, perceberam que, alguém do lado de fora havia lhes atirado uma corda; os dois seguraram a corda, mas um deles percebeu que descia perto dele um tronco, então soltou a corda e segurou no tronco, e partiu rio abaixo para a morte. O tronco, apesar de ser bem mais grosso do que a corda, nada podia fazer por aquele homem, porque não tinha nenhuma ligação com a parte de fora do rio, mas a corda, sim. Creio que esse acontecimento ilustra muito bem a fé salvadora. A fé só pode alcançar a salvação quando segura na corda da misericórdia divina.

Nenhum comentário: