quarta-feira, 28 de maio de 2014

A PROTEÇÃO DE DEUS (18 b)





Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito para que te guardem em todos os teus caminhos”.


Nós não podemos saber, nem sequer temos capacidade para investigar e avaliar o trabalho realizado pelos anjos em servir aos herdeiros da salvação. Vou afirmar categoricamente aqui com respaldo bíblico que todo aquele que é salvo por Cristo, que nasceu de novo, herdeiros de Deus, os que podem afirmar que Cristo morreu por eles e que agora estão salvos, que foram purificados de seus pecados, todos os verdadeiros e genuínos crentes têm os anjos à sua disposição para lhes servir enquanto andam aqui neste mundo. Até no caso de morte. Tomo como exemplo Lázaro que a bíblia afirma ter morrido e que foi levado pelos anjos para o Seio de Abraão. Algumas pessoas crentes têm experiências e mais experiências de cuidados e mais cuidados provenientes dos anjos. Mas eu creio que aqui que experimentamos aqui dia após dia, é nada em comparação com o trabalho que os anjos fazem diariamente na proteção dos salvos.
Nós não sabemos, não estamos informados desse trabalho, por quê? Porque não precisamos. O importante é o cuidado que eles têm por nós. Eles estão guardando as casas onde habitam os crentes e eles podem formar um verdadeiro exército para cercar uma cidade a fim de que um só crente genuíno seja protegido como foi o caso do profeta Eliseu a quem o Rei da Síria queria matar. Eliseu acordou cedo, saiu da sua casa e viu que o exército Siro tomava a cidade, mas aquele homem de Deus não se apavorou. Geazi, seu discípulo ficou com medo, mas o profeta orou pedindo que Deus abrisse os olhos de Geazi e pudesse ver a realidade espiritual, e Deus abriu seus olhos e ele pode ver que Samaria estava cercada pelo exército celestial, e viu que era muito maior o exército que estava a seu favor do que o frágil Siro que estava contra ele.
Eu não creio que o crente precisa orar pedindo que Deus envie seus anjos, porque os anjos já estão à serviço dos que hão de herdar a salvação. Isso está bem claro em Hebreus 1:14. Também, nós não devemos viver à busca de experiências e visões com os anjos porquanto Deus não nos autoriza em Sua Palavra a fazer isso. Quantas pessoas vivem buscando experiências e visões com os anjos, e isso pode levar essas pessoas a entrarem em terrenos perigosos com os demônios. Os anjos têm o ministério conferido por Deus no terreno deles e não há qualquer promessa de que eu e você haveremos de ver algum anjo em nosso quarto, na rua, em nossa frente. Deus não promete que isso vai acontecer, o que temos de fazer é simplesmente confiar naquilo que Deus tem falado em Sua palavra, como no verso lido do salmo 91, de que os anjos estão trabalhando.
Eles estão à disposição de Deus naquilo que foram encarregados a fazer. Eles são ministros, servos, e obedecem as ordens de Deus e não as nossas ordens, e o trabalho deles é realizado fielmente quer acreditemos ou não, porquanto não depende de nós mas sim da promessa de Deus. Não precisamos buscar provas concretas de que Deus faz aquilo que Ele tem prometido fazer porque quando estamos buscando essas provas, estamos apenas provando nossa incredulidade e desonrando a Deus em seu Santo caráter de um Deus que não pode mentir. Aquele que é genuinamente salvo por Cristo; aquele que foi alcançado pelo poder do Espírito e da Palavra depende da palavra inspirada para viver a vida cristã neste mundo, e uma pessoa que vive em torno da palavra de Deus é alguém que realmente vive pela fé, e que vai encarar o verso 11 do salmo 91 em plena certeza de fé, pois está plenamente certa de que Deus não pode mentir. Poderá ter uma fé frágil, aliás, todo crente vacila na fé, mas não totalmente porque há uma fé genuína que sustenta o crente, pois foi Deus quem lhe proporcionou essa bênção de crer. Essa promessa deve trazer ao salvo um descanso e uma paz. Para uma alma aflita, para o crente que se vê temeroso diante de tantas perturbações causadas por este mundo maligno.
Eis aí que grande e preciosa promessa de um Deus vivo para o pecador que já achou em Cristo a perfeita e eterna salvação. Enquanto os homens que vivem neste mundo, vivem ainda no pecado, sem descanso nem de dia nem de noite buscando segurança aqui, buscando seguro de vida, de saúde, proteção e refúgio para seus bens transitórios, eis que Deus tem colocado até mesmo seus exércitos, seus santos anjos ao dispor de seus eleitos para protegê-los durante a peregrinação por esta vida passageira.
Agora pergunto: Será que Deus envia seus anjos para proteger nossos tesouros neste mundo? Creio que não porque o objetivo primordial deles não é esse, pois é bem claro que nosso tesouro eterno, nosso galardão, nossos bens estão guardados no céu, e Jesus confirma isso quando Ele fala a respeito de um lugar onde ladrões não roubam, nem onde a traça e o ferrugem entram para corroer esses bens porquanto são tesouros eternais. Neste mundo aquele que é crente em Cristo nada possui; nada temos herança aqui, habitamos em tenda, e isso significa que tudo aquilo que aqui possuímos terá seu fim, e quando a bíblia diz que habitamos em tenda representa algo que pode ser desarmado; nós estamos apenas de malas em mãos; estamos como que dizendo adeus para aquilo que vemos.
Aquele pensamento moderno, corrupto, transformado em pregação em nossos dias; aquela teologia moderna de que Cristo veio para nos dar vida em abundância no sentido de que tudo aquilo que quisermos de bens materiais está à nossa disposição, nada tem a ver com a mensagem verdadeiramente bíblica. Moisés veementemente recusou aquilo que tanto os homens hoje estão procurando em Nome de Jesus, porquanto ele preferiu os tesouros celestes em Cristo. Abraão era rico, mas passou sua vida peregrina aqui dando como fosse “adeus” e dizendo que tinha uma cidade lá no céu, construída não por mãos humanas, mas sim pelo divino arquiteto.
O verdadeiro crente em nada está apegado aqui e nem anseia essas coisas aqui porque Deus prometeu cuidar dos salvos e suprir as nossas necessidades a cada dia

Nenhum comentário: